Início Viagem Destinos As 10 aldeias mais bonitas do Algarve

As 10 aldeias mais bonitas do Algarve

O sul do país está repleto de encantos, para lá dos centros turísticos a abarrotar. Conheça as 10 aldeias mais bonitas do Algarve e deixe-se surpreender.

aldeias mais bonitas do Algarve
As 10 aldeias mais bonitas do Algarve

As 10 aldeias mais bonitas do Algarve

O sul do país está repleto de encantos, para lá dos centros turísticos a abarrotar. Conheça as 10 aldeias mais bonitas do Algarve e fique a gostar ainda mais desta região do país.

Para quem só conhece a face mais turística e despersonalizada do Algarve, nada como descobrir as 10 aldeias mais bonitas do Algarve e deixar-se encantar por pedaços de terra onde a Natureza é quem mais ordena e onde a “pegada” turística ainda não marcou presença.

Património natural e histórico unem-se e qualquer uma destas aldeias é um excelente destino de férias. Isto, claro, se procurar algum sossego e tranquilidade.

As 10 aldeias mais bonitas do Algarve

Alte (Loulé)

Alte, uma das aldeias mais típicas e pitorescas do Alarve, fica no concelho de Loulé, entre o Barrocal e a Serra do Caldeirão. É conhecida pelos campos férteis e pelo riacho da Ribeira de Alte, que pode ser apreciado do topo da colina.

A arquitetura também merece destaque, com a Igreja da Nossa Senhora da Assunção, de entrada ao Estilo Manuelino, e as casas circundantes, tipicamente algarvias, de muros brancos e azulejos coloridos.

Ótimo para passear, sob a sombra das árvores e pelas duas fontes que por ali se encontram, em 2017, esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeia Autêntica”.

Vídeo de: Carlos Pais

Bordeira (Aljezur)

A Aldeia da Bordeira data de 1464 e faz parte de uma região de grande valor arqueológico, possuindo vestígios do paleolítico. Aqui, pode ver-se um silo de planta circular, do período de ocupação islâmica. Além disso, vale a pena ficar a conhecer a Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, a qual ainda evidencia fortes marcas de destruição pelo terramoto de 1755.

A sua área florestal, assente em areias, tem cerca de 41 ha de pinheiro manso, distribuídos pelos “Cabeços da Bordeira”, pela praia mais extensa do concelho de Aljezur. À qualidade paisagística alia-se uma excelente gastronomia, à base de batata-doce.

Em 2017, esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeia em Área Protegida”.

Vídeo de: EIPWU

Cachopo (Tavira)

Cachopo marca pela sua beleza paisagística e cultural, mas também pelo seu património histórico e arqueológico rico. Situada na serra algarvia, esta aldeia possui uma área de 19.730 hectares e pouco mais de 500 habitantes. Esta identidade serrana é visível nas tradições, festividades, tecelagem, artesanato e gastronomia.

Ao ir até lá, aproveite para fazer passeios pedestres, visitar o Núcleo Museológico de Cachopo, observar os patrimónios arqueológico, natural e cultural (Igreja Matriz de Santo Estêvão, Moinhos de Vento, Casas Circulares, Antas, Parque de lazer da Fonte Férrea) e, claro, experimentar as melhores iguarias locais.

Em 2017, esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeias Rurais”.

Vídeo de: SBSTUDIO AUDIOVISUAIS

Carrapateira (Aljezur)

Perto da aldeia da Bordeira, fica a Carrapateira. É conhecida pelas suas casas térreas geminadas e uma malha urbana que se tem vindo a dispersar.

Além da belíssima paisagem e da vegetação abundante, vale a pena conhecer a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a fortaleza que data do século XVII e um moinho antigo que serve agora de moradia.

Vídeo de: Miguel Glória

Estoi (Faro)

Estoi é uma pequena localidade com dois principais pontos de interesse: o Palácio de Estoi e as Ruínas Romanas de Milreu.

O Palácio do século XIX, em estilo rococó, é conhecido pelos seus belíssimos azulejos e grandes jardins. Já a Vila Romana de Milreu possui alguns dos vestígios romanos mais bem preservados do Algarve. É, ainda, possível observar algumas imagens nos mosaicos da Vila.

No centro da cidade, situa-se a Igreja neoclássica Matriz de Estoi e vive-se um ambiente relaxado e tranquilo que nada tem a ver com a azáfama provocada pelo turismo de massas.

Em 2017, esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeia Monumento”.

Vídeo de: BirdsEye Portugal

Ferragudo (Lagoa)

Ferragudo é das mais belas Aldeias à beira mar do Algarve. Com vestígios pré-históricos, a povoação desta localidade deve ter tido início no século XIV.

A beleza das praias e de todo o património natural tornam este um destino apetecível para umas férias tranquilas e em contacto com a Natureza. Daí, os vários aldeamentos e villas que “nasceram” nas imediações desta aldeia piscatória.

Em 2017, esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeia do Mar”.

Vídeo de: Luismundo Correia

Guerreiros do Rio (Alcoutim)

Guerreiros do Rio é o nome de uma aldeia do concelho de Alcoutim, a qual fica na margem do rio Guadiana.

Aqui pode visitar o Museu do Rio e ficar a saber mais sobre a região do baixo Guadiana, nomeadamente sobre a pesca – atividade artesanal praticada pelos locais como forma de subsistência.

Passeie pela estrada ribeirinha ou alugue um barco e fique a conhecer os encantos únicos desta belíssima aldeia à beira-rio.

Vídeo de: Mais Algarve

Odeleite (Castro Marim)

Odeleite fica em Castro Marim, mais exatamente nas margens da Ribeira de Odeleite e bem perto do Rio Guadiana.

Um dos pontos de interesse desta aldeia é a Barragem de Odeleite que recebe, precisamente, as águas da Ribeira. Mais a oeste, fica a Foz de Odeleite, onde a ribeira conflui com o Rio Guadiana.

No século VIII, os mouros que viviam na região dedicavam-se à agricultura e o nome desta aldeia significa, em árabe, “Rio de Leite”.

Vídeo de: TIP InfoPoint

Paderne (Albufeira)

Paderne tem 53km2 de área e cerca de 5000 habitantes. É uma das aldeias mais antigas do concelho de Albufeira e mantém as caraterísticas rurais de uma aldeia do interior.

Alguns dos seus atrativos são o Castelo, a fonte, as ribeiras de Algibre e de Quarteira e os seus açudes, isto para além de outros pontos históricos de referência e de uma paisagem de cortar o fôlego.

Em 2017, esta aldeia foi concorrente na iniciativa “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria “Aldeias Rurais”.

Vídeo de: albufeiraPT

Salema (Vila do Bispo)

Salema e a sua praia evidenciam a ligação à arte xávega, com barcos coloridos e águas que convidam a banhos. Pelas ruas sinuosas, é possível observar as casas brancas típicas. Divida os dias da estadia entre a simpática praia e a ampla e vegetada serra.

Vídeo de: Algarve Meu Algarve

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


8 fantásticos Passadiços em Portugal para viajar nas férias

É português um dos 15 rios mais bonitos do mundo

5 destinos românticos portugueses para viajar nas férias

10 destinos paradisíacos em Portugal para viagens inesquecíveis
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.