Prepare uma sobremesa bem ao estilo português! Conheça todos os truques para preparar um Arroz-doce cremoso tradicional delicioso! A sobremesa é um momento especial numa refeição. Para os mais gulosos, será mesmo o mais esperado nas refeições, porque representa um adoçar de boca. Embora se possa escolher diversas sobremesas em diferentes restaurantes, poucas são as sobremesas que atravessam décadas a encantar diferentes gerações.
Uma das sobremesas com esse poder é o arroz-doce. Esta é uma das sobremesas tradicionais que apresenta uma história. Fez muitas crianças felizes ao longo do tempo. Por isso, tem sempre um lugar reservado na mesa de doces de Natal.
No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção nesta sobremesa especial. Iremos apresentar dicas que ajudarão a apresentar este doce de colher perfeito.
Como preparar o melhor arroz-doce cremoso tradicional
As gemas
Tenha em consideração que, quantas mais gemas usar nesta sobremesa, mais colorido o arroz-doce se apresentará. No entanto, deve ter cuidado para não abusar.
Se utilizar gemas em excesso, pode estragar a sobremesa. O que se pretende é apenas usar uma quantidade mais que suficiente para dar a devida cor à receita. Para isso, basta usar uma a duas gemas.
Para tornar o doce mais espesso
Pode ainda adicionar um pouco de margarina ao arroz-doce para dar mais dimensão à sobremesa. Faça este procedimento quando adicionar o leite. Acrescentar a margarina permite tornar a receita ainda mais espessa.
Cremosidade
Se quiser conceder à sobremesa maior cremosidade, pode adicionar leite condensado ao arroz-doce. Outras estratégias de enriquecer a receita tradicional passam por usar leite de coco, leite em pó ou creme de leite.
Evitar acidentes
Para impedir que o arroz se queime, mantenha o lume médio (ou reduzido), enquanto faz a sobremesa. Ao longo do tempo em que o arroz se encontrar ao lume, não pare de mexer. Deste modo, impedirá que o arroz se queime, o que arruinaria o sabor da sua sobremesa.
O momento de servir
Tenha em conta que esta sobremesa deve ser servida à temperatura ambiente. O arroz-doce nunca deve ser servido frio, porque ele perderá a sua textura característica. O arroz-doce serve-se à temperatura ambiente.
Decoração
Esta sobremesa deve ser servida em tacinhas pequenas. Pode servir o arroz-doce polvilhado com canela. Nesse momento, aposte na criatividade e faça formas geométricas, nomeadamente os tradicionais losangos. O procedimento é simples: basta fazer linhas na diagonal para um lado e, em seguida, fazer exatamente o mesmo no sentido contrário.
Receita de Arroz Doce Tradicional
Ingredientes
– 4 gemas
– 1 pau de canela
– 1 L de leite meio-gordo
– 150 g de açúcar
– 100 g de Arroz (Especial Arroz-Doce)
– 250 ml de água
– Casquinhas de limão
– Canela em pó a gosto, para polvilhar
– Pitada de sal
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, coloque o leite a aquecer.
– Leve ao lume uma panela média com a água, a pitada de sal e o arroz.
– Após o arroz absorver toda a água, junte 2 conchas de leite quente cobrindo o arroz.
– Em seguida, adicione as casquinhas de limão e o pau de canela.
– Posteriormente, mexa com movimentos lentos e circulares.
– Então, à medida que o arroz for absorvendo o leite e o creme se apresente mais denso e a fervura faça bolhas maiores, coloque 2 duas conchas de leite.
– Depois, repita o procedimento, mexendo sempre, até esgotar todo o leite.
– Em seguida, desligue o lume.
– Posteriormente, acrescente o açúcar e mexa até estar bem envolvido.
– Então, remova as cascas de limão e o pau de canela.
– Entretanto, desfaça as gemas num pouco de leite frio, num recipiente à parte.
– Depois, acrescente ao creme quente e mexa rapidamente.
– Em seguida, coloque numa taça ou em tacinhas.
– Posteriormente, deixe arrefecer.
– Finalmente, quando arrefecer, polvilhe com canela em pó.
– Então, pode servir à temperatura ambiente.
– Bom proveito!
Aprenda a preparar as melhores sobremesas: