Quer diminuir os consumos de energia do seu eletrodoméstico? Então veja qual é a temperatura ideal do frigorífico para conservar os alimentos e gastar menos! O frigorífico é seguramente o eletrodoméstico mais importante da casa. Este elemento da cozinha assegura-nos maior longevidade à comida que se compra. Ele permite-nos comprar comida em quantidade.
Este eletrodoméstico permite-nos organizar as refeições a longo prazo. Os alimentos podem ter uma validade mais alargada, quando se encontram no frigorífico. Se os produtos alimentares forem colocados no congelador, então, estes alimentos são consumíveis num espaço temporal ainda mais alargado. Contudo, para que o eletrodoméstico possa cumprir eficazmente com as suas funções, é importante regular a temperatura ideal, quer para o frigorífico, quer para o congelador. É possível assegurar essa eficácia e decidir bem, o que até permite poupar na sua fatura da luz!
Qual é a temperatura ideal do frigorífico?
O quotidiano é vivido num ritmo elevado. Por isso, frequentemente, a manutenção dos eletrodomésticos que temos é esquecida. O que pode ser um esquecimento inofensivo, pode gerar consequências indesejadas. Se o frigorífico não estiver na temperatura ideal, o eletrodoméstico pode sofrer as consequências.
Uma má regulação do frigorífico origina um impacto forte no eletrodoméstico, interferindo no seu funcionamento e reduzindo substancialmente o seu tempo de vida. Além disso, como a eficiência energética do frigorífico é substancialmente reduzida, gera um aumento da conta da luz. O que pode aparentar ser uma diferença pouco significativa, ao fim do mês, pode revelar-se em algo substancial no espaço de um ano.
Há truques para regular a temperatura do frigorífico e do congelador. O eletrodoméstico pode ser eficiente e permitir uma poupança na fatura da luz. No mercado, podemos encontrar modelos distintos. Há opções a diferentes preços.
Deve investir num frigorífico e congelador com a etiqueta A. Este equipamento assegura a máxima eficiência energética e garante um bom desempenho. Apesar de implicar um investimento mais expressivo, compensa a médio e longo prazo.
Outra decisão sensata é apostar num modelo no frost ou, então, low frost. Trata-se de uma opção que evita a acumulação de gelo ou que a combate ao máximo.
A temperatura ideal do termóstato do frigorífico é de +5ºC. Se o eletrodoméstico apresentar esta temperatura, irá conservar os alimentos sem fazer um gasto excessivo de energia.
Ora, quanto maior é a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura do interior do eletrodoméstico, maior é o consumo energético. Portanto, mais expressiva é a conta ao final do mês.
O congelador
A temperatura do congelador encontra-se entre os -15ºC e os -18ºC. No caso do congelador, cada grau a menos implica um aumento do consumo energético de 1% a 2% por dia.
Dicas para tornar o congelador 100% eficiente
- Não o encha em demasia. O ar frio deve circular;
- Separe a carne e o peixe. Coloque-os em divisórias distintas. Assim, evitará a transmissão de odores entre ambos;
- Os produtos devem ser armazenados em embalagens adequadas;
- Para que não se formem cristais de gelo, deve retirar o ar das embalagens;
- Na embalagem do produto, deve colocar uma etiqueta com a designação do alimento, da quantidade e da data de congelação;
- Deposite o alimento no compartimento de ultracongelação. Contudo, algum tempo mais tarde, pode desligar a ultracongelação e poupar energia (após o alimento já se encontrar congelado, deve subir a temperatura do congelador para os -18ºC).
Dicas para tornar o seu frigorífico mais eficiente
1 – Não manter as portas abertas muito tempo
Deve evitar o abrir constante da porta, como deve evitar que a porta fique aberta. Uma das principais causas para não se conseguir regular a temperatura ideal do eletrodoméstico é abrir e fechar a porta constantemente.
Abra o frigorífico de forma estratégica. Guarde ou retire tudo o que precisa do eletrodoméstico de uma só vez.
2 – Respeitar indicações do fornecedor
Leia o manual que vem no momento da compra do eletrodoméstico e cumpra com as recomendações. Se indicar que não deve recorrer a detergentes na limpeza do frigorífico, não o faça. Caso contrário, poderá danificar o eletrodoméstico. As suas capacidades de refrigeração podem mesmo ser alteradas, tornando o frigorífico menos eficiente.
3 – Borrachas da porta
Se as borrachas da porta já não estiverem em boas condições e/ou não cumprirem bem com a sua função (a de vedar o eletrodoméstico), substitua-as. A porta do frigorífico deve ser mantida o mais bem fechada possível, para não haver fugas de energia.
4 – Armazenar corretamente
Os alimentos devem ser armazenados no frigorífico respeitando as respetivas caraterísticas. Há temperaturas ideais para diferentes alimentos. Por isso, devem ter um posicionamento correto. Pode ainda agrupar os alimentos em categorias: zona só com legumes e frutas; outra para lacticínios; outra para carne; e outra para peixe; entre outras.
5 – Guardar alimentos no momento certo
Se fez uma sopa, deixe que arrefeça à temperatura ambiente e, só depois, coloque-a no frigorífico. Os alimentos devem estar à temperatura ambiente. Depois, coloque-os no frigorífico para evitar que a temperatura se altere repentinamente.
6 – Como descongelar
Já os alimentos congelados podem e devem ir diretamente para o interior do frigorífico, quando se pretende descongelar. Desta forma, o eletrodoméstico terá uma dose extra de frio, gratuita. Esta forma de descongelar é a mais segura.
7 – Ausência de indicador de temperatura
E se o eletrodoméstico não tiver indicador de temperatura? Nesse caso, deve colocar um termómetro no seu interior, de modo a controlar a temperatura local. O ideal é manter a temperatura nos +5ºC.
8 – Limpeza total do eletrodoméstico
O frigorífico deve ter uma limpeza geral duas vezes por ano, no mínimo. Prepare-a com antecedência. Faça uma descongelação total do frigorífico e congelador. Deve manter o eletrodoméstico desligado por 48 horas para conseguir essa descongelação.
Aprenda a cuidar do seu frigorífico:
- Guia completo de limpeza do frigorífico
- Como remover maus odores no frigorífico eficazmente
- Aprenda a descongelar o congelador do frigorífico
9 – Cuidados no tempo quente
A cozinha deve ser protegida do calor nos dias quentes. Proteja a divisão mantendo as persianas fechadas. Sabia que pode conseguir uma poupança de até 30% se mantiver o ambiente à volta do frigorífico mais controlado?
10 – Localização
A colocação do frigorífico deve ser estratégica. Ele deve ficar num local fresco e ventilado. O eletrodoméstico deve ficar afastado de fontes de calor ou de luz solar. Proteja-o do forno e de janelas.
Faça questão de manter um espaço entre a parede o equipamento. Idealmente, deve existir uma distância entre 10 cm a 15 cm, para promover a necessária refrigeração. Este gesto simples permitirá uma poupança do consumo energético diário do equipamento situada entre 1% a 3%.