Aprenda a preparar carne de porco como nos restaurantes. Os amantes do consumo de carne têm na carne de porco um produto especial. Embora facilmente se reconheça que não é o produto alimentar mais saudável do mundo, longe disso, a carne de porco é reconhecida como uma das mais saborosas! É irresistível quando é bem preparada, quando se apresenta macia e o cozinheiro sabe torná-la num verdadeiro petisco.
Contudo, nem todos têm o conhecimento necessário para cozinhar a carne de porco adequadamente. Nem todos sabem torná-la macia. Mas todos reconhecemos que ter carne de porco dura no prato é uma verdadeira frustração! Por isso, aprenda dicas para cozinhar bem esta carne.
Aprenda a preparar carne de porco como nos restaurantes
A carne de porco não deve ser consumida diariamente ou frequentemente. É bastante calórica, sendo preferível optar por carnes brancas, de frango ou de peru.
Contudo, ocasionalmente, todos merecemos um mimo e a carne de porco é seguramente das mais saborosas.
Leia também: Como fazer carne assada suculenta e deliciosa
Mas nem todos sabem tratar a carne de porco com todo o saber. É importante saber como tornar esta carne macia e nós temos algumas dicas para ensiná-lo a amaciar a carne suína, algo que torna qualquer receita ainda mais maravilhosa.
Cortes da carne
Convém conhecer a carne e a melhor forma de fazer os cortes na carne de porco. São muitas as partes do porco cobiçadas, que permitem fazer um belo repasto. Do pernil à barriga, da papada ao joelho, chispe, pá, lombo, secretos, bochechas… são tantas e todas saborosas, se forem bem preparadas, se estiverem macias e suculentas. Qualquer parte do corpo do porco pode ser deliciosa!
Corte da carne contra as fibras
Devemos cortar a carne de porco contra as fibras. Podendo ser aplicados cortes pequenos, esta é a melhor técnica para cortes grandes, que se revelam mais difíceis e, assim, garante pedaços de carne bem tenros, como se deseja!
Confirme se está a fazer o corte contra as fibras, aproxime-se da carne e veja se há uma linha transversal de fibras a atravessar o corte da carne.
O martelo
O martelo de carne pode não ser o objeto mais elegante do mundo, mas bater com ele no corte de carne, quebrando as fibras musculares, irá revelar elevada eficácia, em tornar a carne mais macia.
Marinada
Muitos não sabem, mas a marinada não serve apenas como tempero, também torna a carne mais macia, nomeadamente a de porco. Deixe a carne de molho na marinada pois, além de lhe conceder muito mais sabor, também a torna mais macia.
Porém, faça por colocar na marinada um elemento ácido ou uma enzima amaciante, um fruto como o limão, a laranja ou o ananás são ótimas soluções amaciantes da carne, podendo ainda usar na marinada vinagres e vinhos. Mas, sem excessos, pois se houver um uso exagerado destes produtos ácidos, isso pode tornar a carne mais dura. Iogurtes e outros produtos lácteos podem também contribuir para amaciar a carne.
Salmoura
É um processo similar à marinada. Trata-se de água saturada de sal, por vezes enriquecida com outras substâncias ou condimentos, onde se conservam carnes, peixes, azeitonas. Esta técnica da salmoura também pode amaciar a carne de porco. Basta, para isso, mergulhar a carne numa mistura salgada (sem excessos!) para deixá-la mais macia e húmida.
Leia também: Como fazer peixe assado perfeito. Tome nota!
Faça a sua salmoura com água e sal. Depois, coloque outros ingredientes a gosto, como açúcar mascavo ou mel, para dar um toque doce, e ervas como tomilho e alecrim, para dar aroma à carne. O corte da carne determina o tempo da salmoura. Se for filé mignon “bastam” 6 horas; se for lombo inteiro, pode e deve ficar dias nesse processo.
O amaciante de carne em pó
Há produtos específicos que são vendidos em espaços comerciais que se destinam a amaciar a carne. Basta comprar amaciantes de carne em mercados e talhos e, depois, usá-los na preparação da carne.
Há em líquido e em pó. Use uma colher de chá de amaciante para cada 450 g de carne. Se as instruções do produto sugerirem outros valores, siga os valores indicados.