Transforme seu carro numa joia reluzente com os nossos métodos sobre como limpar e dar brilho ao carro e obter um resultado impressionante! Para conseguir ter um carro limpo e que se destaque, não basta juntar um pouco de água e de detergente para o lavar. Há que avaliar adequadamente o estado da carroçaria e tomar certas precauções para não riscar a pintura ou manchar os vidros.
Além disso, há que saber dar ao automóvel algum brilho, como se ele tivesse acabado de sair do stand, novinho em folha. Para isso, deve evitar recorrer às lavagens automáticas e pôr as mãos na massa, cuidando você mesmo do aspeto do seu carro. Consiga-o, seguindo o nosso passo a passo super eficaz.
Aprenda a limpar e dar brilho ao carro como um profissional
Avaliar o estado do carro
Cada carro precisa de um tipo de limpeza distinto. Há que saber identificar qual o mais apropriado para o seu automóvel.
Por exemplo, os carros mais recentes receberam há menos tempo cera e polimento, logo não exige tantos cuidados, no momento da lavagem. Já os carros com mais anos precisam de um bom polimento para ficarem como novos.
Ler os rótulos dos produtos usados
Antes da lavagem, deve ter em atenção as indicações que constam nas embalagens dos produtos de limpeza. Detergentes, ceras, escovas de polimento ou produtos para o vidro podem nem sempre estar indicados para as características do seu automóvel. Por exemplo, um produto muito ácido pode corroer a pintura do veículo.
Retirar a sujidade
O primeiro passo da lavagem do carro deve consistir na aplicação de água para remover toda a sujidade e pó. Só depois deve recorrer a panos limpos e macios, a esponjas próprias ou a panos de microfibra para limpar o carro. Os detergentes a usar devem sempre ser específicos para automóveis.
Lavar os vidros
Para conseguir um carro brilhante, deve dar especial atenção aos vidros. Para isso, deve selecionar limpa-vidros específicos para automóveis. Só assim garantirá vidros brilhantes, sem manchas.
Limpar os pneus
Este é outro passo importante que não deve ser esquecido. Para isso, deve usar um pano limpo e um produto com PH equilibrado.
Homogeneizar a superfície do carro
Para garantir que exibe um carro imaculado, sem marcas ou riscos, deve usar uma barra de argila para automóveis e aplicá-la na superfície do carro. Isso vai ajudar a eliminar marcas e defeitos que persistam.
Polir e encerar o carro
Estas são as últimas etapas, as quais permitem aumentar o brilho do automóvel. Para polir o carro, pode usar uma ferramenta própria ou recorrer a um pano e à força das suas mãos. Entre os itens exigidos para esta tarefa estão: cera líquida, pasta abrasiva, um pano de microfibra, polidor composto e algodão.
O polimento é uma ação recomendada para tratar defeitos na pintura e na textura e que ainda ajuda a proteger a pintura. Use um pano de microfibra para fazer o polimento e faça sempre movimentos na horizontal ou vertical.
Comece por aplicar a cera líquida no carro e, depois, a pasta abrasiva, de modo a uniformizar a pintura. Em seguida, passe o pano de microfibra para remover excessos. Posteriormente, aplique o polidor composto com algodão e remova novamente o excesso com o pano de microfibra.
Melhore a sua rotina com estas dicas:
- Aprenda a limpar o interior e exterior do carro como um profissional
- Como limpar estofos do carro e deixá-los como novos
- Como limpar o exaustor eficazmente e sem produtos agressivos
Por que deve encerar o carro?
Encerar o carro funcionar como um meio de proteger a pintura, por exemplo, da exposição aos raios solares. Assim, ao encerar o carro está a prolongar a vida da sua pintura.
No entanto, só consegue um carro mais brilhante, se recorrer a uma boa cera que já inclua um aplicador. Assim, basta colocar uma camada fina de cera por todo o carro.
Uma informação importante é que pode aplicar a cera recorrendo a movimentos circulares. Essencial remover sempre o excesso com um pano de microfibras. O efeito protetor da cera deve prolongar-se por um a dois anos.