Toda a informação que necessita está neste guia prático! Aprenda a limpar alumínio como um profissional e deixe tudo a brilhar! O alumínio é um metal que marca alguma presença em nossa casa, em vários itens. Ele dá um toque elegante e luminoso ao nosso lar e, por isso, continua a ser uma opção recorrente para as casas.
No entanto, a beleza deste material reside no seu brilho. Logo, se o alumínio se apresentar baço ou encardido, a sua graça perde-se. Portanto, faz todo o sentido aprender a limpar adequadamente este material, de forma a garantir que ele continua a reluzir toda a sua luz.
Muitas vezes, o alumínio apresenta-se lacado ou revestidos, anodizado ou pintado, o que acaba por tornar o metal mais resistente à corrosão. Ainda assim, para garantir que o alumínio conserva o seu toque macio e brilho, há mesmo que tomar algumas precauções.
Portanto, continue a ler atentamente e fique a saber tudo o que deve e não deve fazer ao tratar deste material.
Aprenda a limpar alumínio eficazmente e deixe tudo a brilhar
1 – Utensílios de cozinha (talheres, tachos ou panelas)
Um dos itens onde o alumínio quase sempre marca presença é nos talheres que usamos diariamente para comer e confecionar as nossas refeições. Logo, facas, garfos e colheres merecem cuidados especiais e, para limpá-los devidamente e deixá-los sem manchas, deve ter em sua posse:
- Detergente de loiça;
- Panela de alumínio;
- Vinagre branco, sumo de limão ou bitartarato de potássio;
- Esponja para esfregar;
- Panos limpos;
- Polimento de metal não abrasivo.
Se no dia a dia, basta recorrer a detergente e a água quente, uma limpeza mais a fundo exige uma abordagem diferente, capaz de eliminar manchas ou sujidade persistente.
Assim, o procedimento a seguir nestes casos é encher uma panela de alumínio de água. Por cada litro de água, deve juntar 2 colheres de sopa de vinagre branco, de sumo de limão ou de bitartarato de potássio.
Depois, leve o recipiente ao lume até ferver, deixando arrefecer por 15 minutos, antes de enxaguar os talheres com a água e limpar com um pano seco. Finalmente, aproveite para usar uma esponja para lavar o interior da panela, enxague com água e seque bem com panos secos.
A zona exterior da panela pode lavar usando um polimento de metal não abrasivo.
2 – Pia da cozinha
Para manter a pia da cozinha reluzente, vai precisar dos seguintes itens:
- Detergente de loiça;
- Limão;
- Esponja de cozinha;
- Sal de mesa;
- Panos limpos.
Naturalmente que todos os dias vai lavando a pia, com a água, o detergente da loiça e o esfregão. Porém, quando achar que precisa de fazer uma limpeza mais profunda, pode juntar ao detergente e à água meio limão e sal. Encha o limão de sal e use-o para esfregar a pia, até brilhar. Depois, enxague e seque com um pano.
Aprenda a cuidar da sua casa:
- Descubra que coisas pode estar a limpar mal na cozinha
- Aprenda a limpar superfícies de mármore como um profissional
- Lista de tarefas domésticas para fazer apenas uma vez por ano
3 – Móveis
Se tiver em casa móveis feitos de alumínio, então eles também devem merecer a sua melhor atenção, reunindo os seguintes itens:
- Detergente de loiça;
- Taça (grande);
- Limão, vinagre ou bitartarato de potássio;
- Panos limpos;
- Esponja de cozinha (opcional);
- Sal de mesa (opcional);
- Cera de carros (para móveis de exterior).
Neste ponto, deve ter em consideração o revestimento do alumínio, pois isso vai determinar o tipo de limpeza recomendado. Se os móveis não tiverem revestimento ou não estiverem pintados, por exemplo, o procedimento a seguir consiste em molhar os móveis com água e, a seguir, lavar com água e sabão, recorrendo à ajuda de um pano.
Para uma limpeza mais profunda, pode pegar num recipiente e misturar vinagre e água (em proporções iguais, cerca de 2 chávenas de água e 2 chávenas de vinagre). Se não tiver vinagre, pode substituí-lo por limão ou por bitartarato de potássio.
Depois é só embeber um pano ou esponja nesta solução e aplicar na superfície da mobília. Se houver manchas que persistem, pode recorrer ao método do limão com sal, utilizado na sugestão anterior.
Finalize o processo enxaguando abundantemente com água e secando com um pano. Para um efeito final ainda mais espetacular, pode aplicar cera de carro. Assim, os móveis ficarão bonitos e protegidos por mais tempo.
Em suma, é completamente possível manter os seus itens de alumínio bonitos e a brilhar. Só tem de usar os itens corretos, polir bem e terá a casa a brilhar! Portanto, de vez em quando, não se esqueça de dar um tratamento mais especial aos alumínios aí de casa, de modo a garantir que eles não ficam baços ou encardidos.