Este problema pode ser resolvido de forma simples e rápida. Aprenda a limpar a humidade do teto e tenha uma casa livre de mofo e bolor! É um problema comum verificar que o teto apresenta sinais de humidade. Este é um problema que tem de ser resolvido com celeridade, pois pode representar um problema de saúde, especialmente para quem tem alergias e problemas respiratórios.
Os peritos na matéria podem ensinar-nos a fazer uma limpeza eficaz no teto, além de apresentarem sugestões para evitar humidade no teto. Com estas dicas, poderá não só eliminar humidade do teto atual, como ter um comportamento adequado que visa a prevenção.
O presente artigo serve como guia para acabar com a humidade no teto com sucesso, realizando passos simples e eficazes. Existem truques e soluções caseiras que permitem remover humidade do teto de forma prática, sem dificuldades.
Aprenda a limpar a humidade do teto com eficácia
A humidade do teto deve ser eliminada, pois representa um problema sério que não deve ser desvalorizado. Quando se verificam marcas de bolor no interior da casa, devemos intervir com celeridade. Além de serem inestéticas, elas prejudicam todos os elementos da casa.
Aproveite o bom tempo para atuar com eficácia. Impeça que a humidade cause danos permanentes ao teto. Realize uma limpeza profunda. Reunimos um conjunto de dicas que facilitam a tarefa. Ora veja!
Dicas para acabar com a humidade no teto
É um problema comum ter de lidar com a humidade. Contudo, é preciso arregaçar as mangas e atuar. A intervenção passa por abrir todas as janelas e portas e deixar o ar entrar em casa. É também importante tapar algumas peças de mobiliário que se possam estragar, assegurando a sua proteção.
1 – Etapa importante: arejar a casa
Arejar a casa é o primeiro passo para limpar a humidade dos tetos ou paredes. Faça-o em todos os ambientes. Comece por abrir as janelas e portas de cada divisão. É importante deixar o ar correr. Ter a casa arejada é uma etapa importante para fazer uma limpeza eficaz, porque irá ajudar a promover a “secagem” dos tetos.
2 – Limpeza profunda ao pó dos tetos
Limpar o pó do teto onde se encontra humidade é a etapa que se segue. Pode recorrer a uma mopa e ir limpar assim o teto, com cuidado. Em alternativa, pode colocar um pano de microfibras numa vassoura.
Deve assegurar-se que não há poeiras na superfície para a limpeza da humidade ser correta e eficaz. Se os tetos forem baixos, pode usar o tubo do aspirador para limpar as poeiras o teto.
3 – Solução caseira com água morna e com detergente da louça
Tenha em conta que não deve parar a lavagem do teto a meio. Por isso, realize a tarefa num momento em que tenha total disponibilidade. Após limpar bem o pó do teto, segue-se o passo de criar uma solução caseira.
Prepare uma mistura com água morna e detergente da louça. Se verificar que os seus tetos se encontram bastante sujos, deve recorrer a um detergente abrasivo. Neste passo, deve lavar os tetos com cuidado. Para impedir que eles fiquem manchados, deve realizar este método de limpeza.
4 – Recorrer a detergente multiusos e água
Quando os tetos apresentam manchas pouco marcadas, pode usar um pouco de detergente multiusos diluído em água para limpar eficazmente a humidade do teto. Pode recorrer a uma esponja para iniciar a aplicação desta solução. Em alternativa, pode usar um pano absorvente à volta de uma vassoura.
Em qualquer dos casos, terá de alcançar o teto. Por isso, poderá ter de usar um escadote. Este é um elemento importante que permite limpar a área afetada com maior à vontade, assegurando maior precisão.
Aprenda a cuidar da sua casa da melhor forma:
- Aprenda a limpar a humidade das paredes eficazmente
- Aprenda a limpar chão flutuante e a deixá-lo impecável
- Aprenda a cuidar e limpar o colchão da cama eficazmente
Estratégias para prevenir o aparecimento de humidade nos tetos
Após ter aprendido a limpar eficazmente a humidade no teto, deve aprender estratégias para prevenir o seu regresso.
– Verifique se existem zonas onde a água possa estar a atravessar o teto. Se existirem rachas, acabe com elas antes de tentar remover a humidade.
– A ventilação e a circulação do ar é bastante importante. Quando não há sistemas de ventilação adequados, os tetos têm tendência a apresentarem humidade, especialmente o das casas de banho e das cozinhas.
Por isso, devemos colocar desumidificadores e ventiladores nestes espaços. Os aparelhos asseguram que o vapor próprio das divisões desapareça.
– Após o banho, deve evitar pendurar as toalhas húmidas nas casas de banho, para impedir o aparecimento de humidade.
– Para evitar o aparecimento de humidade, deve manter as janelas abertas, para o ar circular e haver iluminação. É também importante assegurar que a luz natural entra por todas as divisões da casa.
Desta forma, combate a humidade e o bolor, porque estes problemas surgem com maior facilidade nos locais mais escuros.
– Se não for possível abrir todas as janelas para assegurar-se a entrada de luz natural em todas as divisões, pode colocar mais lâmpadas. Isso irá aquecer o ambiente.
– Deve ainda certificar-se de que a habitação se encontra devidamente isolada para conseguir prevenir o aparecimento de humidade nos tetos.
– Em caso de dúvida, pode sempre contactar um profissional da área. Ele irá ajudar a verificar com rigor se o isolamento pode ser melhorado ou não.