As lides domésticas são essências para transformar a casa num lar, um espaço acolhedor que seja saudável. Tornar a casa num local onde se fica agradavelmente confortável deve ser a missão de todos os elementos da casa.
Existem diferentes tarefas que podem ser distribuídas por cada pessoa. Até as crianças devem participar, para aprenderem a honrar o seu lar. Entre as tarefas mais difíceis está a lavagem das janelas. Reunimos um conjunto de dicas que ajudarão todos a lavar corretamente janelas, estores e persianas.
Há muito para se dizer sobre lavar janelas e estores. Elas devem ser lavadas segundo a estrutura e dimensão das janelas. Há alguns truques que permitem poupar tempo nessa tarefa, além de assegurarem uma limpeza eficaz.
A tarefa de lavar janelas e estores (e persianas) pode ser extenuante. Se não fizermos a limpeza de forma adequada, ela pode revelar-se mal sucedida. Existe uma ordem correta para que o processo de lavagem seja realizado adequadamente.
Caso contrário, pode passar horas nesta tarefa e, posteriormente, verificar no fim que tudo ficou manchado. Conheça as nossas sugestões, que primam pela simplicidade, mas são métodos de limpeza que se revelam eficazes, infalíveis.
Veja como lavar janelas e estores rápida e eficazmente
1 – Janelas (vidros e caixilhos)
Janelas de grandes superfícies:
Se as superfícies das janelas que necessita de limpar apresentam superfícies muito grandes, pode usar apenas água e alguns truques que iremos partilhar consigo.
Para obter um resultado fantástico, brilhante e mais económico, pode usar uma solução. Experimente lavar os vidros da sua janela com água quente e adicione um dos seguintes produtos a cada litro de água:
- 1 chávena de álcool desnaturado
- 1 c. de sopa de amónia
- 2 c. de chá de ácido bórico
- 1 ou 2 c. de chá de bicarbonato de sódio
Após ter lavado os vidros seque-os recorrendo às borrachas limpa-vidros (os rodos, como também são designados). Tenha em conta que deve secar a borracha com a ajuda de um pano. Faça-o após cada passagem.
Importante: os produtos usados na limpeza dos vidros nunca devem entrar em contacto com os caixilhos. Normalmente, eles são corrosivos. Por isso, deve assegurar a proteção dos caixilhos. Para lavar os caixilhos, recorra a uma solução simples de água e sabão.
Janelas de pequenas superfícies:
Se tiver de limpar os vidros e caixilhos de janelas com superfícies pequenas, opte por um produto de limpeza que seja específico para vidro. Irá revelar-se uma grande ajuda. Tenha em conta que há vaporizadores que já contêm um produto de limpeza de vidros.
A utilização destes vaporizadores facilita bastante a tarefa. Após ter o vidro lavado, é necessário secar os vidros. A melhor forma de fazê-lo deve ser usar uma camurça limpa e húmida, papel de jornal ou papel de cozinha absorvente.
2 – Estores
Existem dois tipos de estores interiores. Há os estores laváveis e os estores não-laváveis.
No caso de ter estores interiores laváveis, o procedimento correto é retirá-los, depois enrolá-los e pousá-los no chão. Em seguida, com água e detergente, limpe sem encharcar e recorra a uma escova macia. Após fazê-lo, passe um pano húmido e torne a pendurar. Não enrole os estores sem que eles se apresentem totalmente secos.
Se tiver estores interiores não-laváveis, então a sugestão passa por tentar remover as manchas com produtos surpreendentes: uma borracha, pó de talco, farinha ou miolo de pão.
Aprenda também a:
- Limpar a máquina da roupa
- Limpar tecido de sofá
- Limpar a escova de cabelo
3 – Persianas
Existem dois grandes tipos de persianas que apresentam características diferentes. Por isso, cada um deles requer um tipo de limpeza específico. As persianas de madeira (lacada ou pintada) e as persianas de plástico.
O procedimento para as primeiras (de madeira) é simples. Primeiro, lave a persiana, de ambos os lados, com recurso a água e um pouco de detergente suave. Em seguida, deve enxaguar e secar bem.
Em alternativa, pode usar um produto de limpeza específico para este género de materiais. Nesse caso, previamente, com um pano macio, esfregue bem e, só depois, aplique o produto.
Após essa operação estar concluída, deve aplicar um pouco de cera sólida, um procedimento importante que permite proteger o material, tornando a próxima limpeza bem mais fácil.
As persianas de plástico devem ser limpas com água e detergente. Estas janelas devem ser limpas com frequência, para remover o pó. Recorra a uma escova adequada que possa limpar várias lâminas ao mesmo tempo ou, em alternativa, recorra a um aspirador que tenha um bocal de sucção apropriado.
Após as chuvas, segue-se o momento de lavar janelas e estores e as persianas, obviamente. Se deseja realizar esta tarefa, deve seguir as nossas indicações. Elas asseguram resultados surpreendentes. Os resultados são tão animadores que só irá lamentar não ter aprendido a fazê-lo desta forma há mais tempo.