Vamos ensinar-lhe a incorporar a curcuma na sua alimentação diária. Aproveite os benefícios para o seu corpo e comprove os resultados. A curcuma tem sido bastante elogiada pela comunidade científica devido às suas características. Este alimento contém propriedades que tornam a curcuma bastante usada para fins medicinais. Os diversos benefícios gerados pelo consumo deste alimento fazem com que seja sensato integrá-lo nos nossos hábitos alimentares.
A curcuma pode ser muito usada na culinária. Portanto, há diferentes formas de aceder às suas propriedades. Os especialistas no uso deste alimento sugerem várias formas de integrar este produto no nosso quotidiano, sendo assim possível aproveitar os poderes da curcuma através de estratégias bem simples.
Aprenda a incorporar curcuma na sua alimentação diária
O que é a curcuma?
Este alimento é conhecido por vários nomes. No entanto, a planta vem da família do gengibre. A curcuma é uma raiz que está integrada na família das zingiberáceas. A curcuma é conhecida por outros nomes, tais como: açafroa (conhecida assim no Brasil), açafrão da Índia, turmérico, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo.
A curcuma apresenta-se como um alimento que se destaca pela cor: é alaranjada. Essa tonalidade surge devido à presença de compostos fenólicos, que são chamados de curcuminoides (entre eles, encontra-se o principal, conhecido como a curcumina).
Este pequeno arbusto trepador é amplamente cultivado em climas tropicais. No entanto, é nativo da floresta asiática, tendo apresentado um especial foco na Índia. Por isso, a curcuma é conhecida também como açafrão da Índia.
Na curcuma, há vários curcuminoides. Entre eles estão a demetoxicurcumina e a bisdemetoxicurcumina. No entanto, não há dúvidas de que a curcumina é a principal entre eles. A curcumina é o composto ativo da curcuma.
Este alimento é muito utilizado na culinária. Trata-se de um tempero que dá uma verdadeira pitada de saúde ao prato (como acontece com outros, como o gengibre, a pimenta e a canela, a curcuma).
A curcuma contém sais minerais, como ferro e potássio. Este alimento apresenta propriedades anti-inflamatórias, que aliviam a dor, além de antioxidantes. A combinação de açafrão com uma pitada de pimenta permite melhorar a respetiva absorção pelo corpo.
Além de originar benefícios para a saúde, a curcuma enriquece um prato ao nível de cor, de sabor. É possível enriquecer a nossa dieta diária com algumas estratégias. A curcuma tem um sabor delicado. Por isso, é muito fácil usar este alimento de forma a enriquecer diversos pratos.
Ideias criativas para uso da curcuma
O golden milk ou leite dourado é uma bebida da Ayurveda (ciência da vida), ou seja, da medicina tradicional indiana. Há milhares de anos que esta bebida curativa típica da tradição ayurvédica é usada como forma de resolver alguns problemas de saúde ou melhorar o sistema imunitário.
Esta bebida é preparada com açafrão, água, leite (ou bebidas vegetais, como o leite de amêndoas). Pode adicionar uma colher de chá de óleo de amêndoas e mel.
A curcuma pode ser adicionada à sopa, cremes, caldos, ao pão, biscoitos caseiros e muito mais. Para o organismo aproveitar melhor os benefícios desta especiaria, adicione uma pitada de pimenta, especialmente em receitas salgadas. Pode colocar esta especiaria de sabor delicado em sumos, batidos, entre outras bebidas.
Pode ser usada como remédio natural. Confie na curcuma e prepare um remédio natural com uma pitada de curcuma, de gengibre e 1 colher de chá de mel. Este remédio caseiro
é ótimo para quem tiver tosse ou sentir a garganta raspar, sinal de que uma inflamação pode estar a caminho. Este remédio promove a defesa imunitária e reduz a inflamação.
O risoto com curcuma fica particularmente delicioso. A curcuma é considerada um tempero fantástico para risoto. O sabor delicado da curcuma funciona particularmente bom com risotos.
A curcuma é uma das especiarias básicas na preparação do caril, que consiste numa mistura de especiarias em pó. Nessa mistura, estão ingredientes como: o açafrão, o gengibre, a pimenta-preta, as sementes de coentro, as sementes de erva-doce e os cravos-da-Índia.
Qualquer legume que seja refogado com curcuma fica delicioso. As batatas assadas também beneficiam muito com o recurso a esta especiaria. Antes de colocar no forno, tempere com um fio de azeite, curcuma, pimenta, dentes de alho inteiros, sal a gosto. Depois, pode levar ao forno. Quando estiver dourada, a batata assada será como um manjar dos deuses.
Fazer um chá de açafrão é outra solução inteligente. Para preparar um chá ótimo para constipações, deve colocar 2 colheres de chá de curcuma em 500 ml de água fervente. A bebida pode ser enriquecida com o sumo de uma fatia de limão e uma pitada de pimenta.
Finalmente, adoce a bebida com 1 colher de chá de mel. Após, misturar cuidadosamente o preparado, beba uma ou duas chávenas deste chá.
Aprenda a ter uma alimentação mais equilibrada:
- Aprenda a reduzir o consumo de sal na sua dieta
- Saiba que alimentação deve fazer para reduzir o colesterol. Tome nota!
- Os 7 Chás para a tensão alta
A curcuma pode ser usada para enriquecer diversos alimentos, tais como tomates, beringelas e pimentos. Esse ingrediente enriquece estes alimentos, em cor e sabor. Pode rechear legumes com curcuma, com arroz, com quinoa ou com os grãos da sua preferência. Pode ainda usar outros temperos, ervas aromáticas e outras especiarias. Pode ainda fazer uma limonada com curcuma. Isso irá ajudar a aumentar a sua imunidade.
Outra opção é fazer um óleo de curcuma. Coloque 3 colheres de chá de açafrão em pó num frasco com 500 ml de azeite extravirgem, misture, feche bem e deixe macerar por uma semana.
Posteriormente, agite o frasco uma vez por dia. Mais tarde, já no oitavo dia, despeje-o para uma garrafa, sem mexer na curcuma que se encontra pousada no fundo.
Pode ainda fazer uma máscara de beleza. Ela irá dar uma força com o seu poder antioxidante, rejuvenescedor.