Aprender a diagnosticar e eliminar os ruídos do carro é essencial para uma condução tranquila e agradável. Desde os barulhos mecânicos até às vibrações. Por vezes, surge no carro um barulhinho ao fundo. Pode não ser problemático, mas é irritante. Sempre que se vai a conduzir, temos de lidar com esse som desagradável que atrapalha a nossa concentração, o que pode ser perigoso.
Podem surgir diversos tipos de ruído no seu veículo. Esses sons irritantes podem ter origens bem distintas. Esses são chamados ruídos parasitas. Reunimos um conjunto de soluções para os diferentes problemas.
Como identificar e eliminar os ruídos do carro
Frequentemente, temos de lidar com um som irritante no nosso carro. Os especialistas deixaram-nos umas dicas para eliminar ruídos parasitas do veículo. Há diversos sons que podem surgir no carro. Por vezes, até se acumulam sonoridades que formam uma orquestra desagradável.
Os carros tornam-se caixas de som com rodas, quando estes ruídos aparecem. A verdade é que as viagens podem tornar-se num pesadelo para os condutores, que podem distrair-se por não compreenderem a origem do som. Podem até “enlouquecer” com a frustração, quando o som permanece por muito tempo.
Existem diversos tipos de sons: uns são de solução simples, outros não. Cada área onde surja o problema, requer uma solução específica. Há dois tipos de ruídos parasitas: os que são internos e os que consistem em sons que se encontram no habitáculo do carro.
Há também os ruídos externos, que consistem em sons provenientes de motor ou de problemas mecânicos. Após se identificar a origem do som, torna-se então mais fácil atuar na resolução de um determinado problema.
Estes são os ruídos parasitas externos mais comuns
O silêncio a bordo do carro pode ser perturbado pode diversos ruídos externos. Entre os mais comuns estão:
1 – Correias
Quando o alternador e a correia da bomba de água se encontram sob tensão, podem fazer com que surja um ruído estridente. Se o som for originário da correia de transmissão, deve procurar visitar o mecânico com urgência, de imediato, pois trata-se de um problema que pode gerar vários danos sérios ao motor.
2 – Escovas limpa para-brisas incomodativas
O ranger das escovas limpa para-brisas pode ser um ruído bastante incomodativo. Quando tal acontece, basta substituir por umas novas para eliminar esse tipo de ruído parasita.
3 – Eixos das rodas
Os ruídos dos eixos das rodas são barulhos que se sentem mais em curvas, que ficam especialmente mais denunciados nesse contexto. Quando tal acontece, os sons podem dever-se a danos no eixo de transmissão das rodas, que terão de ser substituídos numa oficina.
4 – Escape
Também poderá ouvir um som de chocalho com o tubo de escape solto. Embora não pareça pelo som, este ruído não se revela um problema muito sério. Para o resolver, somente deve certificar-se de que todos os ganchos ou suportes de borracha se encontram no lugar. Portanto, a solução é simples!
5 – Travões “barulhentos”
Os barulhos provenientes dos travões são comuns. Para eliminar estes ruídos parasitas pode recorrer a diferentes soluções. As pastilhas de travão podem estar gastas e o suporte das pastilhas de travão estar a esfregar contra o disco. Nesse caso, as pastilhas de travão devem ser substituídas no imediato. Contudo, também poderá ser necessário substituir o disco de travão.
6 – Vibração em alta velocidade
Poderá surgir uma vibração que se sente no volante ou até quando se acelera o carro. Tal pode acontecer devido à entrada em funcionamento do ESP (que significa, controlo de estabilidade de trajetória, em português). É bastante comum eliminar ruídos parasitas deste género, basta corrigir este componente.
7 – Curvas
Quando surgem barulhos mais percetíveis nas curvas, pode significar que no carro há defeitos no rolamento da roda. Se o ruído surgir na sequência de uma curva realizada para a direita, significa que o rolamento da roda esquerda está provavelmente afetado. O oposto acontece no caso inverso. Este problema terá de ser remediado no seu mecânico.
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Estes são os ruídos parasitas internos mais comuns
Estes são os sons que surgem no habitáculo do carro. Apesar de serem os mais simples possíveis, tendem a ser os que mais chateiam. São eles:
1 – Caixa de velocidades
Se ouvir constantemente um som de uma espécie de zumbido sempre que muda de velocidade, significa que necessita de trocar o óleo da caixa de velocidades. Tal como acontece com os pedais, este ruído parasita vem do motor.
2 – Pedais
Quando os pedais rangem, deve-se frequentemente a ter as juntas dos pedais secas, especialmente quando desengata a embraiagem, que podem ser remediadas lubrificando-as com um spray específico para o efeito. Este também pode ser considerado um ruído parasita no motor.
3 – Ar condicionado
Frequentemente, ouve-se um zumbido, quando o sistema de ventilação ou o ar condicionado é acionado. Se tal acontece no seu carro, verifique se a entrada de ar se encontra obstruída. Faça uma limpeza, pois pode ter poeira ou folhas.
4 – Sistema de som diferente
Se identificar barulhos nos painéis das portas no momento em que o áudio toca sons mais graves, tal pode acontecer devido a altifalantes mal fixados. Nesse caso, deve substituir os forros das portas de espuma e fixá-los de forma correta.
5 – Assentos “chatos”
Se os assentos rangerem, sempre que alguém se senta, independentemente do peso do ocupante, pode significar que as peças de ajuste do banco se encontram mais “perras”, o que torna o seu ajuste mais difícil de ocorrer. A solução, quando existe, consiste em passar um pouco de óleo próprio para um melhor deslize.
6 – Portas
Geralmente, a porta até parece fechar de forma correta. No entanto, se não parar de bater, esse problema pode significar que houve algum tipo de dano no pino da dobradiça da porta. Nesse caso, a solução passa por trocar essa pequena peça.
7 – Fios folgados
É provável ter fios a bater em superfícies duras, quando se ouve barulho no tablier. Quando tal acontece, envolva os fios em fita isolante ou espuma de borracha para resolver esse problema.
Recomenda-se que se dirija à oficina no imediato, se houver um som estranho e mais constante. Assim, poderá impedir que o problema fique mais grave.