O segredo do molho de francesinha perfeito, com todo o aroma e sabor do petisco da cidade Invicta! A francesinha é uma criação gastronómica absolutamente irresistível. É calórica, é indesmentível, mas é bastante saborosa. Ela não tem que ser comida todas as semanas, nem deve, mas é um prato fantástico, perfeitamente indicado para momentos especiais, sendo particularmente bem recebido em eventos mais numerosos, em família ou com amigos.
A melhor francesinha é servida na cidade Invicta. É na cidade do Porto que se encontra o molho de francesinha perfeito, com todo o aroma e sabor que lhe é característico. Refira-se que a francesinha foi considerada uma das 10 melhores sanduíches do mundo pelo Aol Travel (uma plataforma norte-americana sobre destinos turísticos e lazer que é uma referência internacional). Outras entidades já defenderam o mesmo, nomeadamente o sítio britânico “The Culture Trip” e a prestigiada revista espanhola de viagens “Condé Nast Traveller”.
O molho de francesinha é uma cobertura obrigatória da francesinha. Trata-se de um elemento imprescindível que torna este prato tão especial. Este prato representa na perfeição a comida típica do Porto.
No entanto, a popularidade desta tentação gastronómica tornou-se numa bandeira da culinária portuguesa. A receita de molho de francesinha pode variar, existindo diversos ingredientes que podem surgir numas receitas e não se encontrar noutras.
No entanto, há elementos que são quase imprescindíveis, como fazer um refogado ou usar vinho do Porto para representar a cidade onde a Francesinha foi criada. A cerveja é um ingrediente especial que torna o molho irresistível. Os temperos podem variar, mas um toque de piripiri é quase obrigatório! Quer levar a essência da francesinha portuense diretamente para sua casa? Nós explicamos como!
Molho de francesinha perfeito à moda do Porto
Símbolo da cidade
A francesinha tornou-se um verdadeiro símbolo da cidade Invicta. É um prato típico da cidade do Porto e é uma experiência gastronómica obrigatória para quem quer que visite a cidade, seja português ou estrangeiro.
A francesinha é realizada com a forma de uma sande bem enriquecida com diversos ingredientes gulosos (nomeadamente salsicha fresca, fiambre, linguiça, carnes frias e bife de carne de vaca). Ela é coberta por queijo que fica derretido, depois de um “estágio” no forno.
O “banho” do molho (que pode ser ligeiramente ou muito picante!) dá-lhe um toque mágico que enriquece a experiência gastronómica, tornando-se num dos pratos mais impressionantes e emblemáticos da gastronomia nacional!
Acompanhamentos
A francesinha é, por si só, um prato pleno, repleto de sabor. Mas ele ainda pode ser enriquecido com uma dose de batatas fritas que pode ser servida como acompanhamento. Há ainda a possível adição de um ovo estrelado que, normalmente, é colocado no topo da sanduíche. Sendo um acrescento à receita original, é um pormenor importante que tem sido bem acolhido pelos portuenses e outros fanáticos do petisco do Porto.
O molho
É considerado o produto chave deste maravilhoso prato. O molho de francesinha é constituído por tomate, cerveja, piri-piri e… o melhor mesmo é partilhar a receita!
É possível fazer um molho fantástico com diferentes ingredientes. No NCultura, iremos partilhar consigo uma lista com outros ingredientes que podem ser usados no molho.
Uma receita para o molho de francesinha pode levar ingredientes bem distintos, podendo apresentar alguns ingredientes mais tradicionais e outros menos comuns. No entanto, é possível criar um molho verdadeiramente saboroso com alguns dos seguintes ingredientes:
- As cebolas
- Os dente de alho
- O azeite
- A margarina
- A folha de louro
- Um cubo de caldo de carne
- Polpa de tomate
- tomate pelado em cubos
- Uma cerveja
- Um cálice de vinho de Porto
- vinho branco
- whisky
- Um pouco de salsa
- amido de milho
- maisena
- Leite
- molho inglês
- Sal
- piri-piri
- Malagueta
- Pimenta
- Mostarda
- Caldo de carne
- Creme de marisco instantâneo
Estes ingredientes não têm de ser todos usados na realização do molho. São apenas alguns dos elementos que se apresentam frequentemente no molho tradicional da francesinha.
Por isso, basta usar parte dos ingredientes para se poder criar um molho irresistível. Diferentes casas que servem a francesinha apresentam molhos bem distintos, mas poucas haverá que criem molhos com muitos ingredientes que estejam fora desta lista.
Como armazenar o molho
Quer saber como armazenar molhos caseiros sem recorrer a conservantes? Existem algumas dicas que valem ouro.
Há formas de conservar os molhos que são uma opção 100% saudável. Reunimos um conjunto de dicas que serão importantes, porque permitem que o molho caseiro apresente o máximo de sabor e mantenha a sua qualidade por mais tempo.
Opte por um recipiente adequado
Após preparar um molho caseiro, deve usá-lo para acompanhar a francesinha. No entanto, se fizer a mais ou se sobrar, deve conservá-lo de forma correta.
O primeiro passo é escolher um recipiente adequado para armazená-lo. Uma boa opção para guardar o molho para mais tarde é recorrer a potes de vidro. Estes potes apresentam uma vedação melhor que os de plástico. No entanto, deve sempre optar por lavar bem os potes, antes de os usar!
Congelar o molho
O congelamento do molho é uma estratégia prática que permite conservar o molho por mais tempo. Se quiser congelar o molho logo após preparar o molho caseiro, deve mergulhar a panela numa bacia com água bem gelada.
Quando o molho se encontrar frio, transfira-o para um recipiente de vidro com tampa e, depois, feche bem. Depois, cole uma etiqueta com a indicação do dia em que o molho foi preparado e comece a contagem.
Tenha em conta que o molho apenas pode ser armazenado por 1 mês no congelador e pode durar 2 dias no frigorífico. Para descongelar, basta levar ao fogo numa panela.
Como reaquecer o molho.
Para aquecer o molho da francesinha, deve colocá-lo numa panela e juntar ¼ de chávena de água (60 ml) para não queimar o fundo. Coloque a lume médio e tampe a panela. Mexa regularmente. O tempo pode variar, dependendo da quantidade. Deve aguardar até o molho se apresentar a ferver. Deixe ferver em lume brando durante 4 minutos. Está pronto a servir.
Receita do molho de francesinha (o autêntico, à moda do Porto)
Ingredientes
– 1 cebola pequena
– 1 c. sopa azeite
– 1 dente de alho
– 1 folha de louro
– ½ cubo de caldo de carne
– ½ lata pequena de tomate pelado (cortado em cubos)
– ½ malagueta vermelha
– 100 ml água
– 100 ml cerveja
– 50 ml vinho branco
– 1 c. de chá com amido de milho
– 1 c. de chá com molho inglês
– 1c. de chá com sal
– 1 c. de chá com vinho do Porto
Modo de Preparação
– Coloque a refogar no azeite a cebola picada
– Acrescente ao refogado a malagueta, o alho picado, o tomate e a folha de louro.
– Junte a água, o molho inglês, a cerveja, o vinho branco e o caldo de carne.
– Deixe que ferva ao longo de 10 minutos.
– Faça o tempero com o sal.
– Acrescente, então, o amido de milho diluído em água fria e o vinho do Porto.
– Deixe que ferva por 5 minutos.
– Finalmente, triture tudo com a varinha mágica.
– Está pronto a dar banho a uma irresistível francesinha!…
Quem diria que seria tão fácil aprender a fazer um verdadeiro símbolo da gastronomia da cidade do Porto. A francesinha, além de um autêntico símbolo da Invicta, é uma experiência gastronómica incrível e irresistível que pode ser feita em pouco mais de 30 minutos!
Faça este delicioso molho de francesinha perfeito e surpreenda familiares e amigos com este petisco memorável!
O “Molho da Francesinha” reside em muitos modos e lugares, aqui no Porto, porque o tempo se encarregou e carregou de inventiva.
Este molho aqui apresentado, sem dúvida, deve ser muito bom. Mas, cá no burgo, nenhum novo “Molho de Francesinha” nos faz esquecer o ainda molho original da Regaleira (sóbrio, pouco picante e com não muitos ingredientes), vigiado de perto pelo funcionário que, desde o início de tão fascinante sandwich, acompanha o serviço.
As primeiras Francesinhas faziam-se em pão molete’, isto é pão comum (o ‘bijou’ ou o ‘4 palavras’), pão à medida do pequeno almoço da manhã. Hoje está quase totalmente consagrado o uso do ‘pão-de-forma’.
Ao autor(a) deste molho (que haverei de provar) os meus parabéns.