Início Tradições Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

As castanhas permitem uma viagem no tempo e recordar bons momentos em família. Aprenda a fazer castanhas assadas no forno na perfeição.

Castanhas Assadas no forno
Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

As castanhas permitem combater o frio da estação e ainda permitem uma viagem no tempo e recordar bons momentos em família. Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição. As castanhas são um alimento bastante saciante. São ideais para a estação de outono, dando mais beleza a uma estação cinzenta, fria e chuvosa. As castanhas não só aquecem as mãos em dias frios, como aquecem a alma, pois representam uma viagem no tempo, fazendo-nos recordar quando se comia as castanhas na infância.

Quando se ia pelas ruas e os vendedores de castanhas serviam-nas em pedaços de jornal. Embora hoje ainda haja vendedores de castanhas, o procedimento é distinto. Nas nossas recordações, há sempre mais magia, até nos pregões usados. Quer reviver essas memórias? Faça castanhas assadas em casa e faça uma viagem no tempo.

Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

Castanhas e o passado

Entre os pregões usados, há vários exemplos: “Castanhas cozidas, quem as quer quentinhas”, “Castanhas quentinhas, quentes e boas, quentinhas”, “Castanhas quentes e boas! Quentes e boas!”, “Quentes e Boas!… Ó freguês, uma dúzia uma coroa…”.

Este último exemplo é mesmo muito antigo. Muita coisa mudou desde então. Agora é bem mais caro! Mas, seja na baixa, na Estação de São Bento no Porto ou junto à Estação do Rossio, todos temos boas memórias com castanhas.

Leia também:

Castanhas Assadas no forno
Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

As castanhas

Este alimento é extremamente rico em termos nutricionais. As castanhas são ricas em proteína, sendo ainda uma fonte de fibra e de vitaminas, nomeadamente vitamina C e vitamina B6.

As propriedades antioxidantes das castanhas estão associadas a diversos benefícios. Por exemplo, as castanhas ajudam no controlo da tensão arterial. Além disso, também ajudam na redução da retenção de líquidos.

Sugestões para as castanhas assadas perfeitas

✓ Lave muito bem as castanhas. A higienização das castanhas é importante, sendo muitas vezes esquecida.

✓ Evite usar castanhas partidas ou com buracos. Não têm qualidade suficiente e até podem ter surpresas desagradáveis…

✓ Aperte suavemente. Sinta se a castanha tem a casca dura, mas não exageradamente. É assim que se sabe se a castanha está perfeita para assar.

✓ Com uma faca afiada, faça um golpe em X na castanha. Se não o fizer, elas podem rebentar. Tenha em atenção que o golpe não pode ser muito fundo, pois pode partir a castanha; nem pode dar um golpe superficial, pois isso pode não impedir que as castanhas rebentem no forno.

✓ Descasque as castanhas no imediato, logo depois de elas saírem do forno. Coloque-as num pano e aperte ligeiramente para as cascas partirem. Isso deve ser feito enquanto as castanhas ainda estão quentes, pois o processo de descascar revela-se bem mais fácil.

✓ Assegure-se que todas as castanhas estão devidamente descascadas e que estão sem a pele interior. Sirva depois de ter as castanhas bem limpas e prontas a comer.

Castanhas Assadas no forno
Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

Receita de castanhas assadas no forno

Ingredientes

1 kg castanhas

4 c. sopa sal grosso

Manteiga q.b.

Modo de preparação

– Pré-aqueça o forno e coloque o mesmo à temperatura de 200º C.

– Lave bem as castanhas.

– Com uma faca afiada, golpeie cada uma das castanhas. Faça um corte em forma de “X”.

– Coloque-as numa bacia com água temperada com sal, por 5 minutos.

– Retire-as e seque-as com um pano seco.

– Coloque as castanhas num tabuleiro adequado para o forno

– Cubra as castanhas com sal grosso, generosamente.

– Leve o tabuleiro ao forno por 30 minutos*, aproximadamente.

– Retire o tabuleiro com as castanhas.

– Descasque as castanhas.

– Coloque numa taça.

– Regue com um pouco de manteiga derretida.

– Bom proveito!

Nota: O tempo está dependente do tamanho das castanhas e, também, da qualidade e da potência do forno. Assim, o melhor método é ir avaliando o estado das castanhas, tirando uma, descascando e provando.

Castanhas Assadas no forno
Aprenda a fazer Castanhas Assadas no forno na perfeição

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre gastronomia no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo da gastronomia, saiba que há mais artigos no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.