No calor, nada sabe melhor do que uma caipirinha acabada de fazer. Cheira a férias e sabe a verão! Aprenda como fazer a caipirinha perfeita!
O verão é a estação do ano por que todos suspiram ao longo do ano. Quando ele chega, sabemos que temos de lidar com as altas temperaturas. Em tempo de calor, todos pretendemos ir de férias! Independentemente do destino que escolhemos, seja em Portugal ou no estrangeiro (embora no contexto especial que vivemos, a opção nacional seja a mais sensata), há algo que pretendemos: apanhar um banho de sol.
Poder estender uma toalha no areal ou estar esticado numa espreguiçadeira junto à piscina. Um quotidiano que vive de constantes trocas entre mergulhos e banhos de sol, num “dolce far niente”. E, para ficar mesmo, mesmo, mesmo, perfeito, o que falta? Uma caipirinha na mão!
Aprenda a fazer a caipirinha perfeita e prepare-se para o verão!
Quer saber como fazer a caipirinha perfeita
Quando estamos na melhor estação do ano, percebemos verdadeiramente como a vida pode ser bela e encantadora. Sob intenso calor, nada sabe melhor do que uma caipirinha acabada de fazer, não é verdade? Parece que cheira a férias e sabe a verão! Por isso, está presente em todos os bares junto a praias ou a piscinas.
A caipirinha é especialmente famosa no verão. E, se pudéssemos fazer em nossa casa esta bebida de sonho? Há algumas sugestões e reunimos algumas delas para si. Tome nota!
Brasil
Caipirinha é sinónimo de Brasil! A fantástica bebida que nasceu do outro outro lado do Atlântico é composta por cachaça, açúcar e lima. Aparentemente simples, é indispensável que se sigam algumas instruções para ter um produto perfeito!
Esta bebida tem obrigatoriamente de levar cachaça! Há quem desrespeite a tradição e cometa a heresia de substituir a cachaça por outros produtos, usando produtos como saquê (bebida japonesa), rum ou vodka.
Há também portugueses que fazem o “caipirão”, que é inspirado na caipirinha, mas leva licor beirão.
Os puristas não dão hipótese às alternativas: só há caipirinha com cachaça!
Fruta
A cachaça tem uma enorme vantagem em relação às alternativas. Ela combina com diversos tipos de fruta. A lima é o clássico, mas devido à riqueza da cachaça, podem usar-se outras frutas, tais como: a uva, o abacaxi, a lichia, a tangerina.
Pode ainda dar-se um gosto especial, juntando outro tipo de ingredientes, como noz-moscada, tomilho, hortelã, gengibre, que lhe dão um toque especial. Há, por outro lado, alguns ingredientes a evitar, nomeadamente o coco e a jaca.
História
Não há um conhecimento profundo e detalhado para que se possa traçar rigorosamente a origem desta bebida, como surgiu, por quem, quais as transformações que possam ter surgido…
Há fontes que apontam o seu surgimento para o século XIX. Segundo a teoria, surgiu no estado de São Paulo, sendo a caipirinha um produto que foi criado fruto da necessidade de se encontrar uma bebida que funcionasse como alternativa aos produtos que eram importados, mais especificamente os vinhos e o whisky.
Alguns defendem que a caipirinha, a aguardente de cana-de-açúcar, tenha surgido como medicamento, para combater a Gripe Espanhola, na primeira metade do século XX.
Símbolo
Esta bebida é um símbolo do Brasil, tal como o vinho do Porto se tornou num símbolo de Portugal.
Não se deixe iludir, apesar de ser constituída por ingredientes simples, fazer uma verdadeira caipirinha não é tão fácil quanto possa parecer… É uma arte! É indispensável ter o que sobra nos brasileiros: ritmo!
Saber
O conhecimento e a experiência são importantes em qualquer arte. Também o são na arte de fazer a caipirinha e perceber qual é a proporção certa dos ingredientes. É também relevante ter os materiais adequados. Neste caso, os utensílios certos. Uma boa faca e uma tábua para cortar a fruta e um macerador para as frutas serem devidamente esmagadas.
O doseador de cachaça, para não exagerar na dose, uma “colher bailarina”, que é uma colher de haste longa destinada a mexer cocktails também são úteis. As palhas e os copos são essenciais! Depois, resta a melhor parte: escolher o momento para degustar a irresistível caipirinha.
A receita
Não havendo o risco de ocorrer uma explosão, caso haja uma ligeira alteração na receita, devemos tentar respeitar “a” receita original da caipirinha. Há uma proporção de ingredientes que deve ser respeitada para a caipirinha ficar no ponto.
Receita de caipirinha
Ingredientes
– 70 ml de cachaça (preferencialmente, branca)
– 120 g de frutas
– 25 g de açúcar
– 10 cubos de gelo (não use gelo picado!)
Modo de Preparação
– Escolha limas de casca fina, pois dão mais sumo.
– Corte primeiro as extremidades.
– Corte a lima a meio e remova o miolo branco, pois amarga.
– Corte as metades em cruz, criando quartos de lima.
– Coloque a lima cortada no copo (que deve ser largo e baixo).
– Vire a face da casca para o fundo do copo.
– Junte o açúcar branco ao copo, sobre a fruta.
– Recorra ao macerador (pilão) para esmagar, imprimindo força sobre a fruta com o açúcar.
– Faça pressão, no sentido do fundo do copo (sem girar), durante 5 a 10 segundos, para libertar o sumo da lima.
– Coloque os cubos de gelo.
– Verta a cachaça sobre os ingredientes.
– Mexa a cachaça com a colher bailarina.
– Está pronta a servir!
Leia também
- Chá de limão e alho é remédio santo. Tome nota!
- Chá de hortelã: saiba para que serve e como fazer
- Chá de cavalinha: tudo o que precisa saber
NCultura
Se leu “Aprenda a fazer a caipirinha perfeita e prepare-se para o verão!” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas e gastronomia. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…