Saiba como selecionar as melhores frutas e verduras! Descubra como encher a despensa com produtos frescos e nutritivos! É uma aventura ir à feira ou ao mercado. Frequentemente, fazemos compras de alimentos que parecem ser os mais saborosos e estarem prontos para serem consumidos. Contudo, depois confirmamos que os produtos não são exatamente como pareciam. Saber selecionar as melhores frutas e verduras no mercado é uma arte. Felizmente, os especialistas partilharam os seus segredos que permitem assegurar as frutas mais sumarentas e as verduras mais deliciosas.
Por isso, se pretende ter à sua disposição alimentos da máxima qualidade, tem de tomar notas das nossas sugestões. O presente artigo do NCultura serve como um guia prático para selecionar os melhores exemplares para que possa fazer uma alimentação saudável, preparando refeições com os melhores alimentos.
Aprenda a escolher as melhores frutas e verduras no supermercado
É normal ter preocupações quando se compram frutas e verduras em feiras livres e supermercados. Não se quer levar para casa alimentos velhos, estragados ou pouco saborosos. Além de gerar grande frustração, pode representar um prejuízo financeiro.
Há dicas importantes que ajudam a assegurar boa fruta. Devemos dar prioridade aos alimentos da estação. Além de terem preços inferiores, encontram-se em melhores condições. Não fizeram grandes viagens. Chegaram por um processo mais simples.
Os alimentos orgânicos, sem recurso a agrotóxicos para serem cultivados, devem ser prioritários. Também deve preferir a compra de produtos inteiros. Por exemplo, a melancia é um dos produtos que se vende muito pela metade. Os produtos já cortados podem ser mais práticos. No entanto, não são necessariamente mais saudáveis.
Dicas específicas para a seleção de certas verduras e frutas
Quer saber como escolher as melhores frutas?
1 – Maçã
A maçã da época é sempre a mais deliciosa e nutritiva. A maçã mais indicada para consumo é a dura e pesada. Não se iluda com a bela aparência de uma maçã brilhante. Muitos fabricantes cobrem a maçã com cera ou resinas naturais da indústria alimentícia para dar esse efeito. Para saber se uma maçã verde está madura, veja se perto do caule a fruta apresenta uma rede cinzenta.
2 – Pera
Para saber se a pera está madura, deve ver se a fruta apresenta o seu aroma pronunciado. A pera pronta para consumo não é muito firme e dura, nem demasiado macia. Evite comprar fruta com danos ou marcas. Se a fruta apresentar manchas próximas ao caule significa que não é muito fresca. Algumas variedades de pera apresentam uma cor verde brilhante. No entanto, na maioria das variedades, a fruta está madura, quando apresenta um leve rosado.
3 – Laranja
Se a fruta estiver muito alaranjada, pode estar velha.
4 – Limão
Compre os limões maduros. Eles devem apresentar uma casca mais lisa e brilhante. Quando se encontram mais pesados, significa que possuem mais sumo.
5 – Banana
Deve optar por bananas mais gordas, por estarem mais no ponto de consumo. Escolha bananas amarelinhas, mas com extremidades verdes. Opte por bananas menores e sem manchas na casca.
6 – Uva
As uvas mais adequadas a um consumo apresentam cabinhos verdes e não estão esbranquiçadas. Após comprar a fruta, coloque-a no frigorífico.
7 – Abacaxi / ananás
Compre a fruta que apresenta cascas mais lisas. Priorize o ananás com gomos mais afastados. O cheiro da fruta deve ser agradável. O ananás de cor amarela pode ser avaliado de forma simples.
Faça um teste: retire uma folha da coroa. Se ela sair com facilidade, significa que a fruta está pronta para consumo. Se estiverem duros e demorarem a sair, aguarde uns dias.
8 – Morango
Opte por morangos mais firmes e vermelhos. Geralmente, esta fruta é vendida em bandeja embalada. Por isso, no momento da compra, deve analisar o fundo da bandeja. Se apresentar líquido, significa que há morangos em estado de deterioração.
9 – Manga
Esta fruta está boa quando é macia ao toque. Ela tem um cheiro adocicado e apresenta uma cor amarelo-avermelhada.
10 – Melancia
Alguns agricultores fazem uso de fertilizantes nitrogenados para colher antes do tempo a melancia, químico que promove o seu crescimento de forma artificial. Por isso, deve optar por comprar melancia orgânica.
Ela deve ser de tamanho médio, apresentar listras brilhantes e bem definidas e um caule seco. Evite comprar melancia cortada!
11 – Ameixas
A ameixa que deve comprar é a que apresenta uma cor uniforme. A boa ameixa deve ser pesada, pois indica que é sumarenta e deve ainda ter um aroma doce agradável. Se a fruta apresentar uma fina camada branca na pele, significa que a ameixa foi colhida recentemente. Evite ameixas que se apresentem rachadas, amassadas, com manchas e outros danos.
12 – Kiwi
Coloque o fruto entre o polegar e o indicador. Depois, aperte-o com delicadeza. Se estiver maduro, irá estar macio, mas firme e com a pele lisa e elástica. Compre a fruta sem danos. Quando o kiwi é maduro, apresenta um perfume cítrico agradável.
13 – Cereja
A cereja boa para consumo é brilhante. Não deve estar muito dura, nem muito macia. Quanto mais escura for a cor da cereja, mais qualidades (açúcares benéficos, carotenoides, antocianinas e ácidos orgânicos) apresentará a fruta.
Quando a fruta está fresca, a haste (cabinho) da cereja é verde e firme. Se estiver pegajosa ou apresentar cheiro de fermentação, significa que está estragada. Não compre.
14 – Tomate
A compra deste produto está dependente do destino que lhe pretenda dar. Para fazer molhos, deve usar os tomates mais maduros, mas evite os que apresentem partes murchas, porque já passaram do ponto e estão demasiado maduros. Se quiser fazer saladas, opte por tomates mais firmes, mas evite os verdes.
15 – Abacate
Deve preferir os abacates com cascas foscas. Evite os que apresentam uma casca clara e brilhante, porque foram alvo de uma colheita antecipada.
16 – Batatas
Não compre batatas com brotos. As batatas boas para consumo devem estar firmes. Não compre os exemplares que apresentam casca esverdeada. Significa que se trata de uma batata velha ou com solanina, uma substância considerada tóxica.
17 – Cebolas
Não compre cebolas com brotos (indicia velhice) ou com cheiro forte. A casca da boa cebola deve ser firme, lisa e não deve apresentar marcas escuras ou outras.
18 – Cenouras
Compre as que apresentam cascas mais coloridas, que são firmes e crocantes. Escolha cenouras de tamanho menor ou médio, porque as maiores podem ser duras no seu interior. Evite as cenouras que não se apresentem macias.
Conheça outras dicas para usar no supermercado:
- 10 produtos de marca branca que deve comprar no supermercado
- 12 produtos a evitar comprar no supermercado
- Evite comprar água engarrafada no supermercado
19 – Pepino
Escolha o pepino verde, brilhante, que se apresenta firme ao toque. Se apresentar casca muito brilhante, significa que o pepino foi fertilizado com nitratos ou encerado. Deve preferir sempre o pepino orgânico.
Opte pelos pepinos menores. Evite os maiores, pois apresentam um sabor aguado e um gosto um tanto amargo. Não compre exemplares com manchas e rachaduras na superfície.
20 – Couve-flor
A sua frescura é apresentada pelos seus talos. Se eles forem verdes, firmes e crocantes, significa que esta verdura está fresca.