Com o tempo e com o uso, os eletrodomésticos foram perdendo a sua cor? Aprenda todas as dicas para branquear eletrodomésticos amarelados! Ter os eletrodomésticos amarelados é algo feio, que estraga a beleza da cozinha. Esta divisão é especial na casa. Trata-se do espaço onde os petiscos são confeccionados. Quando se recebe em casa amigos ou familiares, não é incomum fazer com que eles visitem esse compartimento da habitação. Contudo, ao ter os eletrodomésticos nesse estado, existe alguma vergonha. Se tem este problema de eletrodomésticos amarelados, não se preocupe. Há solução!
Neste artigo, iremos apresentar um tutorial de limpeza, onde aprenderá a branquear eletrodomésticos amarelados em poucos passos. Iremos partilhar consigo algumas sugestões de especialistas que permitem que possa acompanhar o passo a passo da estratégia eficiente que permite deixar os seus eletrodomésticos impecáveis, como novos!
Aprenda a branquear eletrodomésticos amarelados
Se pretende branquear eletrodomésticos amarelados temos solução. Muitas outras pessoas lidam com esse problema, mas não encontram forma de recuperar o brilho e a cor original do eletrodoméstico.
O amarelecimento acontece com o passar dos anos. É uma marca da passagem do tempo. Acontece especialmente em eletrodomésticos brancos. São os mais comuns. Apresentam um preço inferior, sendo fácil de combinar com qualquer cozinha.
No entanto, há solução para recuperar a beleza original do eletrodoméstico (seja ele um frigorífico, uma máquina de lavar roupa, uma máquina de lavar louça, uma batedeira, um liquidificador, um microondas…). Reunimos um conjunto de truques que permitem fazer desaparecer o tom amarelado do eletrodoméstico.
As causas para o tom amarelado são poucas, devendo ser conhecidas para poderem ser evitadas. A primeira deve-se à luz solar. Quando os raios solares incidem nos eletrodomésticos, eles originam o amarelado. O plástico é um material particularmente sensível à exposição do sol. Se o eletrodoméstico ficar húmido após uma limpeza, esse efeito pode ser agravado. Por isso, sempre que passar um pano molhado nele, deve passar sempre um pano seco.
Os produtos multiusos são muito práticos e permitem limpar facilmente qualquer coisa. No entanto, a respetiva fórmula contém componentes abrasivos que podem originar nos eletrodomésticos manchas bastante visíveis após algum tempo, especialmente no plástico branco.
Como evitar as manchas amarelas:
- Faça uma limpeza semanal (no mínimo) na parte exterior de plástico.
- Deve passar um pano húmido com detergente neutro. O detergente tirará a gordura impregnada do plástico, que gera o efeito envelhecido.
- Conceda maior atenção a esta tarefa, se tiver exagerado na quantidade de fritos num almoço ou jantar.
- Sempre que possível, desligue o aparelho da tomada, antes de fazer a limpeza. Evite acidentes.
- Se for um aparelho pesado, o que dificulta estar a desligar da tomada deve, pelo menos, usar uma luva de borracha.
- Não deve deixar eletrodomésticos muito perto do fogão. Tendem a ficar com mais gordura. Eletrodomésticos menores como batedeira e liquidificador devem ser guardados em armários.
Para realizar este procedimento de limpeza, irá necessitar de um frasco de Peróxido de hidrogénio vl. 40 (água-oxigenada). Além disso, também será preciso ter um rolo de película aderente de cozinha. Reúna ainda uma faca (ou tesoura) e luvas de plástico para assegurar a proteção da sua pele.
Aprenda a cuidar dos seus eletrodomésticos:
- Como limpar o exaustor corretamente por dentro e por fora
- Como limpar o ferro a vapor e deixá-lo impecável
- Saiba como limpar o ar-condicionado corretamente
1 – O primeiro passo consiste em ter segurança: calce as luvas. Antes de manusear o peróxido de hidrogénio, calce as luvas. Convém proteger as suas mãos de eventuais reações alérgicas.
2 – O passo seguinte consiste na aplicação do peróxido de hidrogénio. Comece por aplicar a água-oxigenada (o peróxido de hidrogénio vl. 40) e coloque um pouco na luva. Em seguida, espalhe o produto em todo o eletrodoméstico.
3 – A etapa que se segue remete para o espalhar do produto. Pode colocar o peróxido de hidrogénio diretamente sobre o aparelho e, posteriormente, espalhar com as mãos (ou seja as luvas).
Atenção: deve passar o produto apenas nas partes que já amarelaram com o tempo de uso. Deve cobrir todo o aparelho nesta fase. O eletrodoméstico deve encontrar-se coberto com o produto estrategicamente colocado.
4 – O quarto passo cinge-se à colocação da película aderente. Nesta etapa, coloque a película aderente e passe por todo o aparelho ou qualquer parte que tenha água-oxigenada.
5 – O passo seguinte é simples. Deve aguardar… Espere algum tempo. O processo tanto pode demorar algumas horas, como alguns minutos. Tudo está dependente da intensidade do sol e do quão amarelado o eletrodoméstico ficou com a exposição solar ao longo do passar dos anos.
6 – O sexto passo consiste em expor o aparelho ao sol. Após realizar todo o processo, deve levar o aparelho para um local que se encontre exposto ao sol. Em seguida, deixe o peróxido de hidrogénio atuar. Desta forma, deve aguardar até que a parte amarela volte a ficar branca.
7 – O último passo deve ser realizado com um pano húmido: limpe o eletrodoméstico.
Após retirar o aparelho do sol, remova a película aderente e retire o excesso do produto com um pano húmido. Passe de seguida um pano seco e está pronto! Desta forma, terá um eletrodoméstico visualmente atrativo, como novo.
Dica: Deve realizar este procedimento em dias de sol e, preferencialmente, quando o sol se encontra particularmente mais quente, porque este contexto irá agilizar o processo.
- Importante: Não deve passar o produto (água-oxigenada) no interior do aparelho, pois arrisca danificar o eletrodoméstico.