Do mais novo ao mais experiente, uma boa anedota encanta e cativa toda a gente. Rima e é verdade. A anedota é uma ferramenta muito importante em termos sociais. Divirta-se com anedotas portuguesas: Cirurgia complicada.
Ao longo da vida, temos momentos em que precisamos de nos destacar entre os demais e fazer uma piada ou contar uma breve anedota possibilita que sejamos bem vistos perante alguém ou perante um grupo.
Mesmo na escola, enquanto criança, jovem ou já adulto, sabemos que ser engraçado e ter piada permite-nos destacar e estarmos numa posição privilegiada.
Também em momentos de confraternização, ou mesmo em encontros fortuitos e inesperados como quando estamos com um vizinho no elevador, a piada pode proporcionar uma boa impressão ou prevenir-nos de viver um momento de silêncio constrangedor.
As anedotas visam causar ruído, provocar uma sonora e incontrolável gargalhada. Por vezes, só se alcança uma série de sorrisos. Tal é sinal que ou a piada não era assim tão boa ou o nosso trabalho a dar corpo à anedota não foi realizado da melhor forma.
Existem diferentes tipos de piada que exploram diferentes temáticas e dimensões: o humor negro (comum nas piadas britânicas), trocadilhos e jogos de palavras, as picantes (envolvendo um contexto de erotismo, sensualidade ou sexualidade), as preconceituosas (hiperbolizando vícios ou características associados a determinados povos, por exemplo), as piadas secas. Enfim é um ramo tão vasto quanto a criatividade humana.
Portugal tem uma série de humoristas que construíram uma carreira sólida à custa do seu sentido de humor e da sua capacidade para contar piadas e anedotas.
Fernando Rocha, Ricardo Araújo Pereira, Bruno Nogueira e Herman José (o “pai” da comédia em Portugal) estão entre alguns dos grandes nomes nacionais contemporâneos.
Definição de anedota
Termo que vem do grego anékdotos, “inédito”, e do francês anecdote, significando já anedota. Narração breve e geralmente jocosa de um facto histórico ou imaginário. No sentido figurado, uma anedota pode ser uma pessoa que provoca o riso.
Piada, além do pio das aves, refere-se a algo que é engraçado; chalaça, graça. Um dito supostamente cómico em que está implícita uma censura a alguém ou a algo.
No sentido figurado, remete para pessoa ou coisa considerada ridícula ou pouco eficiente. Existem ainda as piadas de mau gosto que são histórias grosseiras ou inconvenientes.
Anedotas Portuguesas: Cirurgia complicada
O Bertinho era um jovem muito talentoso. Estava no auge da sua vida. A sua performance na universidade estava a surpreender toda a gente. Médias de 20, elogios de professores, publicações científicas em revistas de relevo, várias empresas de renome a querer contratar o jovem prodígio. Contudo, apareceu-lhe um problema de saúde que necessitava de intervenção imediata.
O médico, consciente dos receios do jovem, tentou tranquilizá-lo:
– Vais passar por uma delicada cirurgia, mas fica tranquilo. Terás um futuro risonho. Sei o que tens feito e mereces viver tudo o que te espera.
Passadas umas semanas, chega o dia da cirurgia. Antes da operação, o Bertinho decide perguntar:
– A cirurgia é muito complicada, Doutor?
– Não tenhas medo, amigo. É um pouco complicada, mas estás perante um médico muito experiente nesta área. Já fiz muitas cirurgias do género e nunca perdi ninguém. Olha bem para esta minha longa barba branca. São muitos anos de experiência! Tem confiança! Agora, o anestesista vai aplicar-te a anestesia. Depois, conversamos melhor. Conta de 10 até 1.
– 10, 9, 8, 7, 6, 5, …
Passadas algumas horas, o rapaz acordou da cirurgia. Sentiu dificuldade em abrir os olhos e, ainda com a visão meio turva, viu uma enorme barba branca. Apalpa-a com entusiasmo e exclama com alegria:
– Obrigado, Doutor! Eu sabia que podia confiar no senhor!
– Não me chames Doutor, amigo. O meu nome é Pedro… São Pedro!