Saiba tudo o que precisa de conhecer sobre a aldeia histórica de Almeida, uma pérola desconhecida presente na Guarda.
O nosso país possui pequenos tesouros desconhecidos de norte a sul do país. Há pérolas que merecem ser mais famosas, mas que são conhecidas e exploradas pelos especialistas em viagens que conhecem melhor as riquezas turísticas de Portugal.
Um exemplo disso mesmo está numa das aldeias históricas mais charmosas que se podem encontrar.
Almeida: o que visitar na Estrela do Interior
- Localização
- História
- A origem do nome
- Características de Almeida
- As melhores atrações de Almeida
- Espaços onde comer
- Informações úteis
Localização
Esta é uma das 12 aldeias históricas de Portugal. Ela está presente no distrito da Guarda e revela-se um pequeno tesouro por explorar. Almeida é uma aldeia charmosa que revela muitos encantos. Conheça um pouco do seu património e da sua história.
História
Esta aldeia tem uma história rica e fascinante. Devido ao seu posicionamento geográfico, esta aldeia serviu propósitos militares. Almeida serviu como um campo de batalhas. Devido ao seu posicionamento geográfico, foi realizado um uso estratégico deste local, o que revela a sua importância.
Ela revela uma riqueza do ponto de vista da arquitetura militar. Foi um importante baluarte que serviu os interesses de Portugal.
A origem do nome
Segundo os historiadores, a origem de Almeida remonta a 61 a.C. Inicialmente, esta aldeia terá sido ocupada pelos romanos. Posteriormente, foram os bárbaros que ocuparam o território que hoje conhecemos por Almeida.
Os árabes davam-lhe o nome de Al-Mêda (a Mesa), existindo ainda as possibilidades de Talmeyda ou Almeydan. Contudo, com o passar do tempo, a designação evoluiu para Almeida.
Características de Almeida
O traçado da aldeia é hexagonal, em estrela. Esta é uma das características principais da aldeia. Almeida também se distingue pelas suas portas duplas, pelos baluartes e casamatas.
As melhores atrações de Almeida
A Fortaleza de Almeida é seguramente o ex-libris da Almeida. Em torno de Almeida, há uma cinta muralhada, composta por portas, baluartes e revelins. Há diversas curiosidades que merecem ser conhecidas.
Entre os pontos de interesse locais estão o Paiol e a Casa da Guarda no revelim de Santa Bárbara. Outros elementos que merecem uma vista de olhos são as portas duplas de São Francisco da Cruz, as portas duplas de Santo António ou o Revelim Doble / Hospital de Sangue.
Estes exemplares da arquitetura militar guardam em si muitos mecanismos de defesa que devem ser conhecidos.
O valor histórico das ruínas do Castelo de Almeida justificam a valorização dada ao Monumento Nacional. Este edifício foi destruído no ano de 1810, o que aconteceu durante as invasões napoleónicas. Almeida ficou sob o domínio das tropas francesas, depois de ser invadida.
A Torre do Relógio é uma construção datada de 1830 e consiste noutro espaço de interesse. Este ponto simbólico está presente junto às ruínas do Castelo.
O cemitério antigo já não é utilizado, mas a sua história torna-o num ponte de interesse de Almeida. Este cemitério conserva um misticismo peculiar. Os jardins românticos ajudam a apresentar um ambiente distinto.
No cemitério, destaca-se a presença de uma campa com um coração de ferro. Na entrada, uma frase inspiradora chama a atenção para a verdade nua e crua que preferimos esquecer: “Ó tu quem quer que és Repara como eu estou. Eu já fui como tu és, E tu serás como eu sou”.
As Casas da Roda dos Expostos são elementos marcantes na história do século XIX. Estas casas serviam como espaço de acolhimento das crianças expostas e acolhiam crianças abandonadas.
Este edifício é emblemático e tem um importante significado. Esta casa está estrategicamente situada na rua da Muralha, junto a uma poterna. Esta construção que permite refletir sobre uma realidade triste faz-nos constatar que há a necessidade da existência destes espaços.
Esta casa está datada de 1843. É possível ver nesta casa o mecanismo giratório que se encontra por detrás de uma porta pequena. Esta porta facilitava a entrega. Os bebés eram colocados e entregues sem que fosse visto o rosto da pessoa que abandonava o bebé.
As casamatas serviam para proteger e esconder a população. Eram abrigos de guerra valiosos que protegiam durante um ataque ou invasão. É possível encontrar neste espaço túneis, poços e minas de água. Os abrigos chegaram também a funcionar como prisão.
O Museu Histórico-Militar de Almeida encontra-se acolhido neste espaço. Este museu é composto por 20 salas. Entre as temáticas abordadas no museu estão os confrontos militares que ocorreram em nesta aldeia. O núcleo apresentado neste espaço é bastante interativo. Existem vários recursos multimédia que informam os visitantes sobre a história desses confrontos.
Entre os confrontos aprofundados no museu estão: as Guerras Peninsulares, as invasões francesas e o Cerco de Almeida, entre outros. As pessoas que se interessam por história militar devem ainda visitar o CEAMA – Centro de Estudos de Arquitetura Militar.
Neste espaço, é possível encontrar livros e informação sobre a fortaleza e conhecer melhor os locais onde ficava o Corpo de Guarda e onde ainda se encontram vestígios de lareiras de pedras e latrinas.
Outra atração imperdível deste local é a Igreja Matriz, a antiga capela, dedicada a Nossa Senhora de Loreto. Contudo, atualmente, ela encontra-se associada a Nossa Senhora das Candeias.
A Igreja da Misericórdia é outro templo de interesse. Está presente num edifício datado do século XVII, anexo ao antigo Hospital da Misericórdia. No entanto, só abre ao público em ocasiões especiais.
Os Paços do Concelho revelam-se outra atração. Neles funcionam os principais serviços da autarquia. O Brasão de Armas presente na fachada revela representações militares, destacando-se os canhões, bolas de canhão e o tambor de guerra.
A Praça Alta e o Túmulo de John Beresford são outras atrações. John foi um oficial britânico que liderou o exército português. Ele morreu em 1812, durante as invasões francesas.
Outros pontos de interesse
Após explorar toda a riqueza desta aldeia, pode aproveitar a oportunidade para explorar o que há nas proximidades. Além deste destino fantástico, existem outras aldeias históricas encantadoras que se encontram nas imediações de Almeida. Entre as mais populares estão: Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Trancoso e Marialva.
Espaços onde comer
Enquanto está de visita, deve aproveitar para conhecer o melhor da gastronomia local. Pode recorrer a algumas destas sugestões que asseguram experiências gastronómicas de excelência.
Talmeyda
Morada: R. Joaquim Carvalho dos Santos nr 12, 6350-119 Almeida
Contacto: 915 512 099
Casa da Amelinha
Morada: R. Afonso de Albuquerque 15 -20, 6350-104 Almeida
O Caçador
Morada: Largo do Olmo, 6350-091
Contacto: 271 574 344.
Informações úteis
Posto de turismo
Morada: Portas de São Francisco – 6350-239 Almeida
Contacto: 271570020.
Horário
De segunda a domingo: 9:00 – 12:30 / 14:00 – 17:30.
Leia também:
- Provesende, uma pérola no Douro
- Belver, uma pérola no Alentejo
- Lindoso: a aldeia do castelo e dos espigueiros
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…