Descubra os diversos encantos desta aldeia que foi habitada por povo pré-histórico. Tem uma longa história e pessoas muito simpáticas.
Existem aldeias verdadeiramente fascinantes no nosso país. As aldeias históricas têm muito para nos ensinar sobre a história de Portugal. Estes locais podem revelar-se destinos perfeitos para uma escapadinha. São lugares tranquilos e silenciosos que, por isso, asseguram descanso. Além disso, apresentam-se num contexto de grande beleza natural.
O seu conjunto de caraterísticas revela a sua riqueza, contribuindo para tornar a experiência particularmente agradável, memorável. Uma dessas aldeias tem nome insólito, Ul. Descubra as diversas qualidades da aldeia Ul, que tem uma longa história, muitas atrações e pessoas simpáticas.
Ul: A aldeia que foi habitada por povo pré-histórico na Região Norte
Localização
A aldeia de Ul está presente em Oliveira de Azeméis, no Distrito de Aveiro, que integra a Área Metropolitana do Porto, da Região Norte.
O nome
O nome da aldeia é Ul é um nome céltico, cuja origem parece dever-se ao étimo “uria”, ou seja, ribeiro. A palavra Ul é um topónimo que tanto é usado para designar a freguesia, como o rio que a banha, que se encontra no lado norte. Ul é ainda o nome mais pequeno de uma freguesia de Portugal.
Cenário
Esta aldeia encantadora estende-se ao longo de dois rios, Ul e Antuã. Estes elementos encontram-se no sítio da Ponte de Dois Rios, conferindo uma personalidade muito distinta ao local!
A força das águas do rio permitiu alimentar durante muitos anos os moinhos da aldeia. Alguns encontram-se desativados, outros foram recuperados. Certo é que eles fazem parte de um percurso pedestre identificado.
Os moinhos de água são famosos nesta terra, uma atração. A sua existência é antiga e vem de muito longe. Há documentos do século XVIII que já confirmam a presença destes elementos em terras de Ul. Inicialmente, moeu-se aqui o milho, depois o trigo e, posteriormente, passou a descascar-se o arroz.
A aldeia de Ul vive entre o presente e o passado. Esta aldeia apresenta grande riqueza histórica. A sua história é encantadora e encontra-se espelhada nas suas tradições e nas marcas arqueológicas encontradas no seu território.
História antiga
Segundo defendem alguns historiadores, este povoado chegou a ser habitado por um povo pré-histórico. Nas proximidades deste espaço territorial, foram encontradas algumas mamoas pré-celtas.
A exploração
A melhor forma de explorar a riqueza deste local é percorrer a pé este território. Existem várias rotas e percursos pedestres disponíveis neste lugar que permitem que se usufrua de experiências fantásticas.
Uma rota
A Rota dos Moinhos é uma das melhores opções. Trata-se de um percurso definido ao longo dos rios Antuã e Ul.
Um parque
O Parque Temático Molinológico revela-se uma atração imperdível, de visita obrigatória. Este parque é um verdadeiro “museu vivo” das estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais. Este espaço dá-nos a conhecer uma atividade com mais de 200 anos!
Este parque é bastante agradável e permite-nos usufruir do tempo da melhor forma. O Parque Temático Molinológico é também um espaço didático que promete encantar até os mais pequenos!
Neste parque, é possível assistir à moagem dos cereais e também à confeção do tradicional pão de Ul. Esta experiência, in loco, ao vivo, revela-se extremamente enriquecedora, dando-nos a conhecer todo o processo de algo que é muito importante para a humanidade.
O Parque Temático Molinológico costuma acolher um grande evento, Há Festa Na Aldeia. Este evento faz-nos reviver e sentir a tradição, a identidade local e o património cultural. O evento “Há Festa na Aldeia” está atualmente integrado na Rede Aldeias de Portugal.
Parque Temático Molinológico
Morada: Rua da Ponte da Igreja, nº193, Ul
Contactos: 925 661 458 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Descanso
Há mais para descobrir nesta terra. Enquanto descansa no parque de merendas e lazer próximo deste local, pode olhar em redor e apreciar a deslumbrante paisagem envolvente.
A paisagem local também apresenta algumas infraestruturas que foram construídas ao longo do tempo. Entre os destaques dessa paisagem estão os caminhos, as levadas para condução da água e até os açudes. Alguns apresentam quedas de água consideráveis.
No Núcleo do Castro, o moinho da “Barroca” tem uma habitação instalada sobre o moinho que permite receber hóspedes. Por isso, pode ficar no coração da aldeia e descobrir outras curiosidades de Ul.
Leia também:
- O espírito do Gerês numa aldeia fascinante e singular
- 10 das mais belas Aldeias da Serra da Estrela
- Provavelmente, a aldeia mais mística de Trás-os-Montes
Outras atrações
Nesta aldeia, poderá encontrar diversos espigueiros. Estas construções consistem numa estrutura de pedra que tem a função de secar o milho grosso através das fissuras que apresentam nas laterais.
A sua localização, nas alturas, também impede a presença de roedores, que danificariam o milho.
A Igreja de Santa Maria de Ul
Este templo está datado de 1790. A Igreja de Santa Maria de Ul é uma atração na aldeia. Esta igreja está assente sobre a plataforma de um raro monumento romano ou romanizado, de onde foram exumados dois preciosos padrões.
Trata-se do marco miliário da milha XII e o Terminus Augustalis. Este encontra-se embutido na parede exterior da sacristia. Desta forma, dada a riqueza da Igreja de Santa Maria de Ul, este templo revela-se um monumento que se tornou num importante centro cultural que importa preservar.
Destaca-se ainda a presença de alminhas e cruzeiros na aldeia. A capela de Nossa Senhora das Febres é outra construção religiosa que merece ser destacada. A Quinta e Capela de Adães, datadas do século XVII, são outras atrações locais.
Celebrações
A aldeia de Ul celebra duas festas religiosas. Uma das festas decorre nos dias 14 e 15 de agosto, sendo devota a Santa Maria Maior de Ul. A outra celebração ocorre nos dias 2 e 3 de fevereiro. Esta festa é realizada em honra de São Brás.
Há ainda a destacar o folclore e as desfolhadas que fazem parte da cultura de Ul. Após visitar a aldeia de Ul, facilmente se pode cruzar com um dos grupos etnográficos desta encantadora aldeia. Por exemplo, o Rancho Folclórico “Cravos e Rosas” ou o Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Ul” que são parte do encanto de Ul.
Saberes
A população desta aldeia também preserva tradições e respeita o saber dos antigos, como se vê pelo fabrico de utensílios para confecionar o pão, nomeadamente canastras, pás de forno, masseiras, cestos, gigos, rodízios e mós, frequentemente usados na moagem dos cereais nos moinhos de água que, atualmente, continuam a laborar.
O inevitável pão de Ul é uma das especialidades da gastronomia local, existindo ainda a regueifa e o mel como iguarias imperdíveis!