Uma lista criada pela Lonely Planet deu destaque a uma aldeia encantadora que se situada na região do Centro. Esta plataforma digital especializada na área de turismo elaborou uma lista com os 15 lugares mais surpreendentes que se encontram no velho continente europeu.
Na lista, podemos encontrar um conjunto vasto de atrações invulgares. Entre os destaques, há castelos imponentes, fortalezas de gelo, pontes vertiginosas nos Alpes, grutas monumentais. Descubra qual é a aldeia de Portugal escolhida por um sítio web internacional de referência na área das viagens.
Aldeia portuguesa na lista dos 15 locais mais surpreendentes da Europa
15 – Caverna de gelo Dobšinská, Eslováquia
A caverna de gelo Dobšinská pode ser encontrada no Parque Nacional Slovak Paradise. Esta atração é considerada património mundial. O inverno é perpétuo nesta cavidade. A temperatura máxima deste local é de 0,5ºC.
14 – Rundetarn, Dinamarca
O Rundetarn encontra-se presente em Copenhaga. Trata-se de um edifício cilíndrico encimado por uma cúpula. Provavelmente, este espaço abriga o mais antigo observatório da Europa que ainda funciona.
Ele foi construído no ano de 1642 como um planetário que mostrava o modelo heliocêntrico de Galileu e a interpretação geocêntrica do astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, ou seja, as duas versões do sistema solar.
13 – Zvezdny Gorodok, Moscovo, Rússia
Nas florestas do noroeste de Moscovo, encontra-se presente uma das instalações secretas da Força Aérea Russa. Por aqui, foi desenvolvido o programa espacial. A chamada Zvezdny Gorodok, a cidade de estrelas, era um segredo bem guardado. Por isso, não aparecia em mapas.
12 – Monsanto, Portugal
O representante português desta lista. Em Monsanto, podemos ver casas que parecem que foram esmagadas por uma rocha imensa. A aparência medieval de Monsanto proporciona uma viagem no tempo aos seus visitantes.
11 – Caverna de Postojna, Eslovénia
Quando foram descobertos na caverna de Postojna no século XVII, os tritões eram considerados bebés-dragão. Esse anfíbio apenas sobrevive nos 24 km desse sistema de cavernas. Ele pode sobreviver até uma década sem comer.
10 – SnowCastle de Kemi, Finlândia
Acontece, anualmente, repetindo-se ao longo de mais de 20 anos. Em dezembro, começa a construção da aldeia de LumiLinna. Provavelmente, o maior castelo de neve do mundo.
9 – Kildeparken, Dinamarca
No interior do Kildeparken, cada árvore do parque musical tem a sua própria melodia relacionada com o artista que a plantou.
8 – ‘Man Meets the Sea’, Esbjerg, Dinamarca
Estes quatro elementos destacam-se na paisagem e são uma atração inevitável para quem entra no navio no porto de Esbjerg, na costa sudoeste da Dinamarca. Eles têm nove metros de altura. A instalação do Man Meets the Sea é uma obra de Svend Wiig Hansen.
7 – Ponte de Triftbrucke, Suíça
Nos Alpes suíços, encontraremos experiências novas e excitantes, desafios interessantes, como o de atravessar pontes como a Triftbrucke. Esta é uma das passarelas mais longas, mais altas e vertiginosas da Suíça. Tem 170 metros de comprimento.
6 – Lago Lyngstoylvatnet, Noruega
As pessoas que viajam para a Noruega costumam embarcar num cruzeiro, passando por um dos belos fiordes, num percurso realizado entre falésias verticais, repletas de quedas de água e quintas isoladas.
5 – Palácio Ideal, Hauterives, França
Este palácio encontra-se a cerca de 55 quilómetros do sul de Lyon. Esta construção encantadora faz lembrar um templo hindu. O Palácio Ideal foi construído por Ferdinand Cheval, ao longo de 33 anos.
4 – Ponte Moisés, Halsteren, Holanda
A experiência de caminhar nesta ponte é memorável. Ela encontra-se perto de Halsteren. Nele, os visitantes imaginam a abertura das águas, como fez Moisés no Mar Vermelho, de acordo com uma passagem bíblica.
3 – Casa-Museu Kijk-Kubus, Roterdão, Holanda
Esta atração encontra-se em Roterdão. Os cubos amarelos e cinzentos da urbanização Overblaak apresentam-se desequilibrados e desordenados. Piet Blom é o arquiteto deste projeto em que cada habitação cúbica é integrada como se fosse uma árvore.
2 – Castelo de Púbol, Girona, Espanha
Gala era esposa de Salvador Dalí, mas era muito mais do isso. Era também a musa de alguns dos grandes artistas do século XX. Antes de se casar com Dalí, ela foi esposa do escritor Paul Ëluard e também foi amante do dadaísta Max Ernst.
Dali era louco pela esposa. O artista pintou-a várias vezes e queria dar-lhe um lugar para “reinar como uma rainha total”. Esse espaço era o denominado Castelo de Púbol, que Dalí comprou em 1969. A decoração segue o gosto da sua musa.
1 – Grottes Pétrifiantes de Savonnières, França
Nas cavernas de Savonnières, é apresentada arte em que o artista é a própria Natureza. Ela encontra-se na forma de gotas de água rica em minerais. O calcário impregna dentro da caverna.
O Homem contribuiu, adicionando objetos que também se encontram impregnados com calcário para formar estátuas. Nestas cavernas, a humidade é perfeita para armazenar vinho. Na última câmara deste espaço, pode desfrutar de uma degustação.