Fique a conhecer os encantos de uma vila particularmente encantadora, com mais de 2600 anos de história na Serra da Estrela.
O nosso país é fascinante. Existem destinos maravilhosos de norte a sul, em Portugal Continental e nas ilhas. Há cidades, vilas, aldeias que se revelam destinos imperdíveis para uma escapadinha de sonho. Há diversos locais a destacarem-se por diferentes razões.
Por exemplo, há uma lugar que se destaca pelos seus encantos, pela beleza, pelo seu passado… Fique a conhecer os encantos de uma vila particularmente encantadora, com uma história bastante rica.
Loriga: a vila com mais de 2600 anos de história na Serra da Estrela
Loriga
A vila de Loriga encontra-se presente em Seia, na Guarda. Para chegar a esta vila, é necessário serpentear pela serra. Loriga encontra-se presente a 770 metros de altitude.
Esta vila está presente num vale glaciário que está rodeado por montanhas pintadas de branco. Loriga deslumbra por se encontrar num espaço em que a Natureza se apresenta em estado bruto, no seu máximo esplendor.
A “Suíça portuguesa”
Loriga é apelidada de “Suíça portuguesa” pela sua beleza. A sua paisagem natural transporta-nos para os Alpes, algo que valeu essa alcunha a Loriga. Neste local, é possível encontrar diversos encantos naturais, nomeadamente as ribeiras que correm geladas sobre o chão de pedra, surgindo a descansar em cascatas e lagos naturais.
Na paisagem local, destacam-se as encostas que foram arduamente trabalhadas em socalcos. Estas encostas abrigam campos agrícolas, surgindo ocasionalmente apontamentos feitos por conjuntos de pequenas casas de granito. Além disso, há ainda pontes e rebanhos.
História
As origens de Loriga estão documentadas no vasto património local. Em Loriga, encontram-se vários elementos que ajudam a contar a história local, nomeadamente a ponte e as estradas romanas, a igreja e o pelourinho. Estes elementos comprovam que Loriga tem uma longa história. Na verdade, a história de Loriga tem mais de 2600 anos.
Modo de estar
As suas gentes encontram-se umbilicalmente ligadas à agricultura e à pastorícia. Loriga é sede de concelho desde o século XII até 1855. Por isso, foi um espaço de grande importância para a região.
Chegou a ser uma das localidades mais industrializadas da Beira Interior. Neste local, encontram-se dezenas de fábricas de lanifícios. Este era o ofício ao qual a população local se dedicava desde o século XV, embora o tenha feito de forma artesanal.
Perda de importância industrial
O encerramento das fábricas levou a que Loriga perdesse a importância industrial de outros tempos. No entanto, a identidade local mantém-se. Esta vila convida a uma exploração pela região.
Em Loriga, também se encontram diversos rebanhos. Estes animais fazem parte da paisagem local.
As chocalhadas
Por alturas do S. Martinho, os pastores roubam os chocalhos dos rebanhos e desfilam ruidosamente pelas ruas da vila. Esse evento é bastante popular e representa as tradicionais “Chocalhadas”. Segundo reza a lenda, as chocalhadas afastam “os males” do gado.
Gastronomia
À mesa, podemos encontrar o cabrito. Em Loriga, também se destacam os enchidos e o queijo. No entanto, os seus ícones gastronómicos são mesmo a broa e o Bolo Negro, exemplos dos sabores singulares na região.
A broa local ainda recorre a farinha moída em moinhos de água na sua confeção. Já o bolo negro apresenta um formato semelhante ao do bolo inglês. Por isso, a sua presença talvez esteja relacionada com influências internacionais da indústria têxtil. Em Loriga, diz-se que o Bolo Negro é um bolo “português com um sotaque inglês”.
Principais atrações
Os Bicarões
Os bicarões encontram-se na Penha dos Abutres e tratam-se de deslumbrantes quedas de água. A beleza paisagística desta atração é incrível. Este é um local bastante procurado, especialmente no verão. Por aqui, vive-se um momento bastante aprazível e encantador.
Casa dos Velhos
Esta é uma habitação tipicamente serrana. A Casa dos Velhos está situada na Calçada Romana (Rua de S. Sebastião). Esta habitação é construída em pedra e xisto. Reza a lenda que o nome Casa dos Velhos advém da presença de dois velhos mendigos a quem foi oferecida esta casa para lhes servir como abrigo.
Igreja Matriz de Loriga
Este templo também é conhecido como Igreja de Santa Maria Maior. Esta igreja foi construída em 1233. A Igreja Matriz de Loriga apresenta um estilo romano cuja traça tinha semelhança com a da Sé de Coimbra.
Até à atualidade, este templo nunca mudou de lugar. No entanto, a Igreja Matriz teve de ser reconstruída após ter sido destruída pelos terramotos de 1755 e 1882 tendo, por isso, sido toda modificada.
Atualmente, esta igreja possui altar-mor e apresenta quatro altares que revelam rara beleza. As suas imagens são outro dos destaques da Igreja Matriz de Loriga, que também apresenta um coro e uma torre sineira.
Morada: Rua do Santo Cristo/Largo da Igreja Matriz, 6270-109 Loriga
Localização GPS: 40.3236784, -7.6920679
Contactos: [email protected] / 238 953 204 / 965 173 274
Ribeiras
Loriga é conhecida pelos vales e cursos de água. Estas são duas das suas principais atrações. As duas ribeiras que se destacam neste local correm da nascente para poente, unindo-se numa só ao fundo da vila, incorporando o rio Alva.
Ora, no verão, estas ribeiras tornam-se bastante procuradas, pois as temperaturas tornam-nas mais convidativas. As ribeiras de Loriga revelam-se um dos principais ex-líbris desta localidade.
O calhão Mogueiro
Esta cascata está situada em pleno Vale Glaciário de Loriga, a montante da praia fluvial, cujo acesso é realizado por um caminho pedregoso paralelo à margem esquerda da Ribeira da Nave.
O calhão Mogueiro apresenta uma altura de cerca de 10 metros, revelando-se uma queda de água que forma um poço de águas transparentes, antes da ribeira continuar o seu curso por via de um canhão que surge encaixado, entre afloramentos de granito, em direção aos campos de Loriga.
Localização GPS: 40.3315, 7.6684
Garganta de Loriga – Eira da Pedra
Há um vale de origem glaciária que permite estabelecer a ligação entre a vila de Loriga e o Planalto Superior da Serra da Estrela. Este vale revela uma sucessão de depressões sobrescavadas pelo gelo (de montante para jusante, denominam-se: o covão Boieiro, o covão do Meio, o covão da Nave e o covão da Areia).
Na secção inferior do vale, mais precisamente na vertente ocidental, próxima a uma enorme acumulação de rochas transportadas pelo gelo, encontra-se uma antiga quinta agrícola, designada de Eira da Pedra.
Este espaço oferece uma vista extraordinária para a Garganta. Destaca-se pela existência de uma Eira que se encontra assente num bloco rochoso tombado e de dimensões ciclópicas.
Localização GPS: 40.332633, -7.676411
Poço da Broca de Serapitel
Esta atração encontra-se entre a freguesia de Loriga e a aldeia de Cabeça. O Poço da Broca de Serapitel é resultado de um estreitamento no meandro da Ribeira de Loriga, na qual foram abertos canais para desvio da ribeira para o aproveitamento e drenagem de terrenos agrícolas.
Para ir ao encontro do Poço da Broca de Serapitel, basta seguir o trilho da Ribeira de Loriga que nos conduz a uma grandiosa cascata de águas frescas e cristalinas.
Localização GPS: 40.324672, -7.705536
Balcões
Os balcões de pedra caraterizam a arquitetura rural de Loriga. Estes balcões dão acesso a muitas das habitações e revelam-se um elemento típico local. Normalmente, os Balcões são construídos em granito.
Frequentemente, estes elementos serviam para que as pessoas se sentassem e conversassem, permitindo recordar outros tempos, em momento de convívio e de partilha.
O Prédio da “Escola Velha”
Este prédio é um imóvel centenário. O prédio da Escola Velha foi mandado construir por gente abastada de Loriga. Este edifício funcionou como escola primária nas décadas de 30, 40 e 50 do século XX. O prédio da Escola Velha tem muitas memórias e mantém uma simbologia própria.
Becos e Pátios
A experiência de passear pelas ruelas de Loriga permite-nos contactar com uma das suas melhores riquezas, as suas gentes. Os Becos e Pátios são atrações imperdíveis e espaços que ajudam a conhecer, realmente, Loriga.
Em cada beco e em cada pátio, estão presentes as marcas do tempo, da história e da tradição desta localidade. Por isso, é obrigatório percorrer cada um deles.
Praia fluvial de Loriga
Esta praia está situada no Vale glaciar de Loriga, encontrando-se em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. A Praia Fluvial de Loriga apresenta águas cristalinas e puras. Esta praia revela-se um autêntico paraíso para os amantes da Natureza.
Ela encontra-se perdida nas encostas da Serra da Estrela, revelando um cenário verdadeiramente notável. Esta praia encontra-se a funcionar desde 1998, sendo um destino muito procurado nos meses mais quentes do ano.
Mirante de Loriga
Existe um pequeno miradouro em pedra, que possibilita aos visitantes verem vistas extraordinárias. Este local, também conhecido como “Mirante do Olho”, proporciona uma experiência imperdível, gerando a sensação de se ficar suspenso sobre o vale.
Deste local, é possível ver um rasgão aberto no perfil granítico gerado pela força do glaciar. Deste miradouro, é ainda possível observar o Vale de S. Bento, as três Penhas Gato, Abutres e a fraga das Águias que suportam o maciço da serra. A paisagem com os famosos socalcos agrícolas fazem parte dos atributos deste miradouro.
Localização GPS: 40.313922, -7.69355
Quer saber onde pode comer em Loriga?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Café-Restaurante “Império”
Morada: Av.Augusto Luís Mendes,17 * 6270-075 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 175
Café Minilor
Morada: Av.Augusto Luís Mendes, 14 A6270-075 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 213
Churrasqueira “Serrana” Almoços e Jantares
Morada: Rua Gago Coutinho Nº 2 6270-108 Loriga
Contactos: (+351) 238 954 295
“O Central” Snack Bar Alice & Carlos Romualdo
Morada: Av. Augusto Luís Mendes 6270-075 Loriga
Contactos: (+351) 238 951 081
Café Montanha (Aida Jesus Matos Neves)
Morada: Rua Sacadura Cabral 6270-108 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 177
Café “Mira Serra” Luciano Mendes Pinheiro
Morada: Estrada Nacional Nº 231 6270-080 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 301
Quer saber onde pode dormir em Loriga?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Empreendimento Turístico “Vicente”
Morada: Estrada Nacional Nr. 231 – Vista Alegre 6270-080 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 127
Pensão Cristóvão
Morada: Rua Sacadura Cabral, 48 * 6270-108 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 312
Mais informações, aqui.
Casa “Alfredo Moenda”
Morada: Av. Augusto Luís Mendes (Carreira) 6270-075 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 194
Casa do Meio da Vila (Turismo Rural)
Morada: Travessa do Figueiredo Nº 6 6270 – 073 Loriga
Contactos: (+351) 238 953 401 / 962 455 432 / 967 721 001
Loriga não é aldeia mas sim vila.