Início Cultura «Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

«Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

A riqueza da Língua Portuguesa está na sua diversidade. Há mais 306.949 palavras!... «Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer.

Adâmico
«Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

A riqueza da Língua Portuguesa está na sua diversidade. Há mais 306.949 palavras!… «Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer.

São muitas as palavras portuguesas… E, se fizermos um esforço para aprendermos uma por dia? Podemos escolher um dicionário de referência ou ler os artigos publicados no NCultura. Além dos nossos artigos, pode usar como fonte o maior dicionário de português, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) que contém 306.949 palavras.

Há muito para aprender e, mesmo que tenha pouco tempo disponível, deve aproveitá-lo para melhorar as suas capacidades e linguagem. Essa é uma das melhores ferramentas que temos e que podemos (e devemos!) melhorar.

Neste artigo, estão palavras e os seus respetivos sentidos. Contudo, para as aprender não basta ler o significado dos conceitos. É preciso saber aplicar as palavras aprendidas no seu quotidiano.


Leia também: 5 asneiras da língua portuguesa


«Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer

Lhanura

Do castelhano llanura, com o mesmo significado. Ihanura é nome feminino que significa lhaneza; planura, superfície plana.

Magnificência

Termo que vem do latim magnificentĭa-, com o mesmo significado. Magnificência é nome feminino que significa qualidade de magnificente; carácter imponente; grandeza. Magnificência também significa sumptuosidade; pompa; fausto. Significa ainda atitude generosa ou tolerante; liberalidade.

Soberba

Termo que vem do latim superbĭa-, com o mesmo significado. Soberba é nome feminino que significa atitude sobranceira, orgulho, altivez, arrogância.

Soberba é, na religião, um dos famosos sete pecados capitais. No sentido popular, soberba é avareza.

Entrave

Derivação regressiva de entravar. Entrave é nome masculino que significa impedimento; obstáculo. Entrave também significa dificuldade.


Leia também: 20 pleonasmos comuns que deve evitar


Discricionário

Termo que vem do latim discretiōne-, «discrição» +-ário. Discricionário é adjetivo que significa deixado à discrição; livre de condições ou restrições; ilimitado. Discricionário é arbitrário; caprichoso.

No Direito, discricionário é (poder) exercido com uma certa liberdade de decisão face a situações concretas que não se encontram regulamentadas, de modo a satisfazer o interesse público da melhor forma.

Adâmico

Termo que vem do francês adamique, com o mesmo significado. Adâmico é adjetivo que diz respeito a Adão. Adâmico significa ainda primitivo.

Incómodo

Do latim incommŏdu-, com o mesmo significado. Incómodo é adjetivo e nome masculino. É adjetivo que significa que não é cómodo. Incómodo significa que não é agradável; que causa desconforto. Significa que traz problemas e dificuldades; importuno. Significa ainda enfadonho; aborrecido.

Incómodo é nome masculino que significa trabalho; canseira. Significa também maçada; aborrecimento. Significa ainda doença passageira; mal-estar. No sentido popular, é também menstruação.

Denodado

Termo que vem do latim denotātu-, «conhecido pela bravura». Denodado é adjetivo que significa que tem denodo; destemido; corajoso.


Leia também: 20 das palavras mais feias da língua portuguesa


Temperança

Termo que vem do latim temperantĭa-, com o mesmo significado. Temperança é nome feminino que significa capacidade de moderar os seus próprios desejos e reações; moderação; comedimento.

Temperança também significa sobriedade no comer e no beber. Significa ainda parcimónia; economia.

Na religião, temperança é ainda uma das quatro virtudes cardeais que consiste em ser moderado nos seus desejos e na satisfação das suas tendências.

Decantador

Termo que vem do inglês decanter. É adjetivo e nome masculino. É o que ou o que decanta; É purificador. Do inglês decanter, com o mesmo significado. É recipiente de fundo largo e abertura estreita, usado para decantar ou guardar líquidos decantados; decantador, decantadeira. É jarro com esta forma, usado para servir bebidas alcoólicas; decantador, decantadeira.

Decantador é ainda um termo que vem de decantar, «transvasar», +-dor. É adjetivo e nome masculino, significa que ou o que celebra em canto ou verso. De decantar, «cantar; elogiar», +-dor.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.