A riqueza da Língua Portuguesa está na sua diversidade. Há mais 306.949 palavras!… «Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer.
São muitas as palavras portuguesas… E, se fizermos um esforço para aprendermos uma por dia? Podemos escolher um dicionário de referência ou ler os artigos publicados no NCultura. Além dos nossos artigos, pode usar como fonte o maior dicionário de português, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) que contém 306.949 palavras.
Há muito para aprender e, mesmo que tenha pouco tempo disponível, deve aproveitá-lo para melhorar as suas capacidades e linguagem. Essa é uma das melhores ferramentas que temos e que podemos (e devemos!) melhorar.
Neste artigo, estão palavras e os seus respetivos sentidos. Contudo, para as aprender não basta ler o significado dos conceitos. É preciso saber aplicar as palavras aprendidas no seu quotidiano.
Leia também: 5 asneiras da língua portuguesa
«Adâmico» 10 palavras da língua portuguesa que deve conhecer
Lhanura
Do castelhano llanura, com o mesmo significado. Ihanura é nome feminino que significa lhaneza; planura, superfície plana.
Magnificência
Termo que vem do latim magnificentĭa-, com o mesmo significado. Magnificência é nome feminino que significa qualidade de magnificente; carácter imponente; grandeza. Magnificência também significa sumptuosidade; pompa; fausto. Significa ainda atitude generosa ou tolerante; liberalidade.
Soberba
Termo que vem do latim superbĭa-, com o mesmo significado. Soberba é nome feminino que significa atitude sobranceira, orgulho, altivez, arrogância.
Soberba é, na religião, um dos famosos sete pecados capitais. No sentido popular, soberba é avareza.
Entrave
Derivação regressiva de entravar. Entrave é nome masculino que significa impedimento; obstáculo. Entrave também significa dificuldade.
Leia também: 20 pleonasmos comuns que deve evitar
Discricionário
Termo que vem do latim discretiōne-, «discrição» +-ário. Discricionário é adjetivo que significa deixado à discrição; livre de condições ou restrições; ilimitado. Discricionário é arbitrário; caprichoso.
No Direito, discricionário é (poder) exercido com uma certa liberdade de decisão face a situações concretas que não se encontram regulamentadas, de modo a satisfazer o interesse público da melhor forma.
Adâmico
Termo que vem do francês adamique, com o mesmo significado. Adâmico é adjetivo que diz respeito a Adão. Adâmico significa ainda primitivo.
Incómodo
Do latim incommŏdu-, com o mesmo significado. Incómodo é adjetivo e nome masculino. É adjetivo que significa que não é cómodo. Incómodo significa que não é agradável; que causa desconforto. Significa que traz problemas e dificuldades; importuno. Significa ainda enfadonho; aborrecido.
Incómodo é nome masculino que significa trabalho; canseira. Significa também maçada; aborrecimento. Significa ainda doença passageira; mal-estar. No sentido popular, é também menstruação.
Denodado
Termo que vem do latim denotātu-, «conhecido pela bravura». Denodado é adjetivo que significa que tem denodo; destemido; corajoso.
Leia também: 20 das palavras mais feias da língua portuguesa
Temperança
Termo que vem do latim temperantĭa-, com o mesmo significado. Temperança é nome feminino que significa capacidade de moderar os seus próprios desejos e reações; moderação; comedimento.
Temperança também significa sobriedade no comer e no beber. Significa ainda parcimónia; economia.
Na religião, temperança é ainda uma das quatro virtudes cardeais que consiste em ser moderado nos seus desejos e na satisfação das suas tendências.
Decantador
Termo que vem do inglês decanter. É adjetivo e nome masculino. É o que ou o que decanta; É purificador. Do inglês decanter, com o mesmo significado. É recipiente de fundo largo e abertura estreita, usado para decantar ou guardar líquidos decantados; decantador, decantadeira. É jarro com esta forma, usado para servir bebidas alcoólicas; decantador, decantadeira.
Decantador é ainda um termo que vem de decantar, «transvasar», +-dor. É adjetivo e nome masculino, significa que ou o que celebra em canto ou verso. De decantar, «cantar; elogiar», +-dor.
Interessante