A questão sobre o centro de Portugal parecia ser consensual há muito tempo. Vila de Rei fica mesmo no centro de Portugal. Mas será mesmo?
Portugal tem diversas cidades, vilas e aldeias que captam a nossa atenção por terem características únicas, algo diferente que as torna especiais. No entanto, por vezes, encontramos destinos que batalham por serem reconhecidos, por serem os verdadeiros detentores de uma determinada qualidade. Ora, isso é o que acontece com o centro de Portugal.
Durante muito tempo, Vila de Rei era reconhecida como o verdadeiro centro do país. No entanto, esse título que durante várias décadas não ofereceu resistência encontra-se atualmente a ser discutido.
Sabe onde fica (mesmo) o centro de Portugal?
Vila de Rei integra o distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. Esta vila portuguesa está presente na região do Centro. Há quem defenda que está mesmo no centro exato do país. Será mesmo?
O centro do país
O centro de Portugal tem diversas atrações. A sua principal cidade é Coimbra, mas existem outras merecedoras dos maiores elogios. Residem 2.3 milhões de habitantes no seu país. São pessoas reconhecidas pelo seu dom de bem receber. A região do centro de Portugal conta com diversas atrações fantásticas, muitos patrimónios reconhecidos pela UNESCO. Aveiro, Coimbra, Fátima, Nazaré, Tomar, Viseu, Óbidos são alguns dos destinos presentes no Centro que nos motivam a visitar o centro de Portugal.
Experiência
Se tiver um mapa de Portugal Continental por casa, deve experimentar dobrar simetricamente esse mapa em quatro partes. Ora, para encontrar o centro de Portugal, terá que encontrar o ponto de união das dobras. Provavelmente, encontrará por lá Vila de Rei!
Essa era a ideia geral, mas este não será o método mais científico para resolver esta questão. Este procedimento terá uma margem de erro elevada. Será melhor deixar para os especialistas na matéria! Não concorda?
História
Vila de Rei conta com orgulho ser no seu concelho que fica o centro de Portugal. Este é um “título” que tem mais de 200 anos de história.
Francisco António Ciera foi quem primeiro definiu onde ficava o Centro de Portugal. O matemático e astrónomo foi mandado pela Rainha D. Maria I encontrar esse ponto, algo que Francisco António Ciera fez em 1802. Este homem apontou o Picoto da Melriça, em Vila de Rei, como o Centro de Portugal, após ter percorrido o país para elaborar a “Carta Geográfica do Reino”.
O centro geodésico
Em média, passam mensalmente entre três e quatro mil pessoas pelo miradouro de Vila de Rei. É no Picoto da Melriça que se encontra o centro geodésico do país. Desde o ano de 1802, que por lá se encontra esta atração.
Ora, o centro geodésico é encarado em termos cartográficos como o centro, representa a coordenada zero. Desta forma, é a partir daquele ponto que se fazem todas as medições da cartografia nacional. É dali que se reportam todas as restantes coordenadas. No entanto, o centro geodésico não é necessariamente o centro geométrico.
Outra tese
Existem especialistas que defendem outra conclusão. De acordo com os respetivos cálculos, existe a necessidade de conceder esse título ao concelho de Mação, no distrito de Santarém, mais precisamente entre as localidades de Amêndoa e Arganil.
João Filipe Queiró referiu outros cálculos. Segundo este matemático e professor catedrático, existe uma margem de erro. Esta margem pode ser pequena, mas permite alterar o centro de Portugal.
Assim, segundo esses novos cálculos, o Picoto da Melriça, perto de Vila de Rei, já não seria o centro e seria sim o concelho de Mação. O matemático João Filipe Queiró com as suas contas apresenta um resultado diferente de Ciera, duzentos anos depois.
Centros
O Centro Geodésico de Portugal está presente em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco. Enquanto o Centro Geométrico se encontra no concelho de Mação, no distrito de Santarém.
Vila de Rei
Vídeo de: Municipio Vila de Rei
Dificuldade
Encontrar o centro geográfico da área de uma determinada superfície terrestre é uma tarefa complicada. Sempre que se tenta definir o centro geográfico de um continente, país, região, ilha, estado, província a decisão pode não ser a mais rigorosa. Este é um conceito de difícil definição. A determinação exata de um ponto geográfico é de difícil execução.
A qualificação de centros geográficos em continentes, países, províncias, estados, revela-se uma decisão controversa, sendo comum surgirem mais locais a reivindicar esse título.
Conclusão
Jorge Teixeira Pinto, que integra o Instituto Geográfico Português, defende que definir o centro de Portugal é algo impossível de realizar com exatidão. Devido às especificidades e às características exigidas para a determinação do ponto exato central ninguém pode afirmar, perentoriamente, onde fica o Centro de Portugal.
O Centro de Portugal é Lisboa. O resto é paisagem!
Sem dúvida que é Lisboa o Centro dum Portugal infeliz, devido a quem o tem governado de há décadas para cá.
Ali se acomoda toda a espécie de interesses e oportunismos menos honestos, por quem sem vergonha enganam o Povo que neles acreditam, neles votam, e deles se acobardam. Até quando este Meco Geodésico da há mais de 200 anos, deixa de ter tanta importância, comparado com a AR?
Parecem-me dois comentários que nada têm a ver com o artigo, mas enfim cada um é livre de dizer, neste caso escrever, as bacoradas que entende desde que não ofenda ninguem.