Descubra os diversos elogios que os espanhóis dedicaram à pequena cidade de Fátima, um destino religioso de grande sucesso internacional.
O nosso país tem sido elogiado internacionalmente em diversas revistas e plataformas internacionais. Há cidades, vilas e aldeias a merecer destaque em diversos pontos do globo.
Há diversos prémios e louvores que tornaram vários destinos portugueses em atrações. No entanto, desta vez foi destacado um espaço religioso que chama muitos estrangeiros ao nosso país.
Um site espanhol escreveu um artigo dedicado a Fátima. No artigo, La pequeña localidad que ha llegado a recibir nueve millones de peregrinos en un año (A pequena cidade que alcançou nove milhões de peregrinos num ano) são dedicadas palavras elogiosas a Fátima, um destino que se tornou num dos grandes centros de peregrinação do mundo em poucos anos.
Descubra os diversos elogios que os espanhóis dedicaram a Fátima, um destino religioso de grande sucesso internacional.
Fátima: A pequena cidade que recebeu 9 milhões de pessoas num ano em Portugal
A fonte
O artigo La pequeña localidad que ha llegado a recibir nueve millones de peregrinos en un año (A pequena cidade que alcançou nove milhões de peregrinos num ano) foi publicado na plataforma espanhola ABC, na secção Viajar.
O artigo dá a conhecer as paisagens naturais da região, explorando a beleza que se encontra fora do radar do turismo religioso.
A peregrinação
A forma mais antiga de turismo é a peregrinação a locais sagrados. Há mais de 1.200 anos que se realiza uma peregrinação a Shikoku, que se trata de uma espécie de Caminho de Santiago japonês.
Os antigos gregos também realizaram peregrinações, nomeadamente a Delfos. O mesmo foi realizado por outros povos, como os hindus (com uma peregrinação a Varanasi), os budistas (que realizaram uma peregrinação à montanha tibetana de Kailash), os muçulmanos (peregrinação a Meca).
Foram realizadas cruzadas católicas na época medieval. Nesse tempo, ocorreram aparições que deram lugar a peregrinações a determinados locais. Há diversos destinos que deram origem ao turismo religioso moderno, nomeadamente Lourdes, Guadalupe ou Fátima.
Números
Segundo um relatório recente da Associação Mundial de Viagens Religiosas, este tipo de turismo, religioso, consegue mobilizar por ano diversas pessoas. Anualmente, são cerca de 330 milhões de pessoas. Esta mobilização permite gerar cerca de 20.000 milhões de dólares por ano.
Fátima
É no centro de Portugal que podemos encontrar Fátima. Até 1930, a zona era praticamente desconhecida. Nesse ano, a hierarquia católica reconheceu que treze anos antes a Virgem tinha aparecido a três crianças, três pequenos pastores.
Transformação
Muito rapidamente, a Cova da Iria sofreria uma transformação. As terras despovoadas nas quais ocorreram cinco das seis aparições tornaram-se um espaço de peregrinação. Foram cada vez mais as pessoas a visitar o local, o que levou a um rápido desenvolvimento.
A pequena cidade começou a receber inúmeros peregrinos. Estima-se que Fátima receba uma média superior a 6 milhões de viajantes por ano. No ano de 2017, foram 9 milhões de pessoas.
Natureza
Ao longo do tempo, foram vários os peregrinos que mostram o seu fervor religioso, no entanto, também revelam uma curiosidade para conhecer atrações da zona envolvente a Fátima.
Uma das atrações locais é o Parque Natural das Serras de Aire e os Candeeiros. Este espaço tem quase 400 km² de montanhas calcárias. Neste parque, há diversos trilhos que encantam os amantes de caminhadas.
Ao longo do percurso, é possível admirar a incrível beleza natural do local. Há ainda a destacar a presença de 18 espécies de morcegos que se encontram presentes em diversas cavernas. Estes mamíferos voadores até serviram para se tornar no símbolo do parque.
Grutas de Mira de Aire
Estas grutas são fascinantes, uma atração imperdível. Estas grutas foram consideradas uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, o que diz bem do seu valor. Estas grutas são uma atração natural comparável a outras maravilhas naturais portuguesas, como a floresta Laurissilva (presente na Madeira), a Ria Formosa (presente no Algarve) ou à paisagem vulcânica da ilha do Pico (presente nos Açores).
As Grutas de Mira de Aire encantam todos os que as visitam. Há neste local mais de 1.500 cavernas. Estes espaços foram definidos como “autênticas catedrais subterrâneas”. As Grutas de Mira de Aire apresentam o maior conjunto de estalactites e estalagmites de Portugal.
Estas grutas foram descobertas em 1947. Elas encontram-se ligadas por uma série de túneis artificiais. Estes túneis formam um conjunto de mais de 4km. No entanto, apenas se podem visitar cerca de 600 metros, após descer 683 degraus.
Pegadas de dinossauros
A apenas 10 km de Fátima, na encosta oriental da Serra de Aire, encontra-se o maior e mais antigo campo de pegadas de dinossauros do planeta. Segundo os especialistas, enormes saurópodes andaram por aqui há 175 milhões de anos (Jurássico Médio).
Neste local, encontram-se pegadas que medem 95 centímetros de comprimento. Ora, estes dados permitem-nos concluir que se tratavam dos maiores animais que habitavam o nosso planeta.
Estas pegadas foram descobertas em 1994, por acaso. Encontravam-se numa antiga pedreira em Ourém, na Pedreira do Galinha. Atualmente, estes locais podem ser visitados. Existe ainda o imperdível Miradouro da Costa da Minde, que é bastante popular devido às suas amplas e panorâmicas vista sobre a vila da Minde e toda a zona.
Um parque especial
A Pia do Urso
Este é o primeiro parque português concebido especialmente para pessoas cegas. Este parque foi inaugurado no ano de 2016.
Este parque estende-se em torno de uma pequena aldeia que foi recuperada para a realização de várias atividades turísticas. Estas atividades visam estimular os sentidos, além da vista. É possível testar o cheiro, através de plantas aromáticas nativas (entre elas estão alecrim ou flores como narciso e peônia).
O som de uma roda gigante, que permite fornecer água a um moinho, permite testar os ouvidos. Outros estímulos são o uivo das corujas ou a águia das perdizes. Neste parque, também poderá explorar o toque, por exemplo, através da rugosidade dos troncos das árvores.
Ao longo do percurso, há cartazes em braille e modelos em relevo. Destaca-se ainda a presença de um parque infantil. Existe ainda uma área de piquenique neste parque.
Leia também:
- Pia do Urso (Batalha)
- Fórnea, um deslumbrante fenómeno geológico em Porto de Mós
- As 12 grutas mais bonitas de Portugal
Onde dormir
No artigo, é recomendado o hotel Mercure Fátima. Este espaço foi inaugurado em 2021. Este hotel é tido como uma das melhores opções de alojamento quando se realiza uma viagem a Fátima.
O hotel Mercure Fátima está situado a apenas 400 metros da basílica. Este hotel apresenta grande capacidade. Tem 72 quartos. Alguns destes quartos encontram-se devidamente equipados para famílias e hóspedes com mobilidade reduzida.
Este hotel integra o grupo Accor de quatro estrelas. Trata-se de um espaço bastante acolhedor e muito brilhante. A decoração do hotel Mercure Fátima é calorosa.
Hotel Mercure Fátima
Morada: R. Cónego Manuel Nunes Formigão 4, 2495-417 Fátima
Localização GPS: 39.627996, -8.67513
Contactos: 249 248 000
Mais informações, aqui.
O que há nas proximidades
- Museu de Cera de Fátima encontra-se a 500 m
- Eco Parque Sensorial da Pia do Urso encontra-se a 5 km
- Pavilhão Gimnodesportivo encontra-se a 9 km
- Mata Municipal encontra-se a 9 km
- Parque Linear encontra-se a 9 km
- Aeródromo de Pias Longas encontra-se a 10 km