Quer saber por que tem de visitar Vieira do Minho? É um destino fantástico, com várias atrações, nomeadamente a igreja mais estranha de Portugal.
Viajar é das atividades mais enriquecedoras que se pode ter. Por muito que se invista, a recompensa surge sempre. É possível fazer diferentes tipos de viagens, existindo sempre um enriquecimento interior.
Viajar pelo estrangeiro é um tipo de experiência diferente, mas Portugal tem um património riquíssimo que é desconhecido pela grande maioria das pessoas. Há destinos portugueses que escondem atrações verdadeiramente fascinantes. Um desses destinos é Vieira do Minho, espaço geográfico onde se encontra uma construção religiosa bastante invulgar.
A igreja mais estranha de Portugal está em Vieira do Minho
Localização
Vieira do Minho é um concelho presente no distrito de Braga. Portanto, na Região Norte. Este concelho situa-se a sul do famoso Parque Nacional da Peneda-Gerês e a este-Nordeste da bela cidade de Braga.
Vieira do Minho é limitado a norte pelas Terras de Bouro, tem Póvoa do Lanhoso a oeste, Fafe a sul, Cabeceiras de Basto a sudeste e Montalegre, a este.
Beleza
A descrição da localização já ajuda a perceber que se está perante um destino onde a paisagem é deslumbrante, fruto da riqueza natural local. O Parque Nacional da Peneda-Gerês é reconhecido como um local absolutamente deslumbrante nesse aspeto. É uma região com muita história, com diversas histórias e lendas para contar.
Curiosidade: Capela Nossa Senhora da Lapa
Esta construção religiosa está situada no monte de Penamourinha, na freguesia de Soutelo. A Capela da Senhora da Lapa foi construída em 1694, a pedido de João Gonçalves e sua esposa Margarida da Silva. Esta é seguramente a construção religiosa mais estranha do país.
A Capela Nossa Senhora da Lapa tem um aspeto diferente, não deixando de ser um templo encantador. A capela prima pela originalidade. Encontra-se edificada no interior de um penedo, o que lhe dá uma aparência distinta, que faz com que seja muito diferente das tradicionais capelas.
A porta da entrada da capela é datada de 1898. No teto da capela estão várias inscrições gravadas. A história do santuário foi escrita pelo Padre José Maria Machado em 1851 e está presente no quadro encaixilhado.
Existem outras atrações nas proximidades, nomeadamente um coreto, diversas fontes, um miradouro e as instalações que dão apoio no momento da romaria anual (que ocorre no segundo domingo de julho).
Principais atrações
Castro de Vieira do Minho
O Castro-Castelo de Vieira serve de miradouro natural sobre a atual vila de Vieira do Minho. Este espaço foi ocupado desde a Idade do Ferro até à Idade Média, contexto histórico em que o castelo-sede da “Terra de Veeira” foi edificado. Esta construção serviu de baluarte protetor do mosteiro de São João de Vieira (Mosteiro).
Outros Castros locais são: Castro de Anissó; Castro de Atafona (Tabuaças); Castro de Rossas; Castro de Vale; Castro de Cova; Castro de São Mamede (Parada de Bouro).
Santuário de Nossa Senhora da Orada
Este Santuário de Nossa Senhora da Orada está presente na freguesia de Pinheiro. No interior do templo, é possível a quem entra ver sentada a rainha coroada com o Salvador suspenso no braço.
Ela aguarda com serenidade a chegada do peregrino que franqueia as portas do templo só para a contemplar. Este Santuário serviu como substituto de uma antiga ermida na qual se praticava o culto a Nossa Senhora de Guadalupe.
Existem outras construções religiosas. Entre as mais importantes estão a Capela de Nossa Senhora da Fé e a Capela de Nossa Senhora da Begonha. A primeira construção religiosa está localizada no meio da encosta sul da Serra de Cantelães, no Monte de Santa Cecília, espaço onde anteriormente existia uma ermida dedicada à Santa Cecília.
A segunda capela mencionada está presente em São João da Cova. A Capela da Nossa Senhora da Begonha é de 1801. A conclusão desta construção foi realizada em 1806. Esta é a única capela do país que se encontra dedicada a Nossa Senhora da Begonha.
No interior da capela, é possível ver uma imagem de Nossa Senhora da Begonha. A imagem é proveniente do Santuário de Biscaia de Bilbao.
Foi há mais de 200 anos que essa imagem chegou ao nosso país, trazida por Domingos Martins Gonçalves. O homem a quem se deve a construção deste templo.
Barragem Caniçada
Esta construção está presente nos concelhos de Terras de Bouro e de Vieira do Minho e situa-se na bacia hidrográfica do rio Cávado, no norte de Portugal. A construção da Barragem da Caniçada foi concluída em 1955. Esta Barragem reivindica protagonismo num cenário verdadeiramente encantador.
Ponte do Bôco
Esta é uma construção presente sobre o Rio Cávado, que está situada no lugar de Aldeia e que integra a freguesia de Parada de Bouro. A Ponte do Bôco foi construída em 1908.
A Ponte de Bôco é uma das mais velhas da Europa construída em betão armado. É a primeira ponte de género a ser erguida no Distrito de Braga.
A ponte foi projetada pelo Arquiteto M. Sebastião Lopes. A responsabilidade da sua construção coube à empresa dos engenheiros construtores Moreira de Sá & Malevez, concessionários em Portugal do sistema patenteado Hennebique de 1882.
Ponte de Rês
A Ponte de Rês, também conhecida como Ponte Velha ou Ponte de Ruivães, está situada sobre a Ribeira do Saltadouro. A ponte permite fazer a ligação entre Salamonde e Ruivães.
A Ponte de Rês e o Caminho de Ruivães foram classificados como conjunto de interesse público pelo “interesse como testemunho notável de vivências, valor estético e memória coletiva que reflete”. Esta ponte integrava o traçado da antiga via que ligava Braga-Chaves.
Cabanas de Pastor
Existe um núcleo arqueológico importante na imponente Serra da Cabreira, um património que atesta a presença e o papel do homem na região. Entre os grandes destaques estão as cabanas de pastor.
Estas construções servem de testemunho da atividade agro-pastoril em Vieira do Minho. As cabanas são edificações de planta circular, que serviam como abrigos e acolhiam os pastores num momento em que estes apascentavam o gado.
As cabanas de pastor datam do final do século XVI e inícios do século XVIII. Foram construídas recorrendo a blocos e a lajes de granito.
Armadilhas de caça
Os Fojos da Cabreira representam um conjunto de armadilhas de caça, presentes na linha de cumeada formada por Cortegacinhas, Alto do Seixo, Pau da Bela e Trovão.
O conjunto é composto por três construções independentes entre si, embora apresentem características morfológicas similares. Cada uma das armadilhas é formada por dois paredões que convergem para um poço, configurando uma planta em V.
Estas armadilhas remontam aos finais do século XVII. Os Fojos da Cabreira são armadilhas de caça defensiva, que visam caçar lobos. Após serem aprisionados, os lobos eram abatidos.
Ponte de Misarela
A Ponte da Misarela situa-se sobre o leito do rio Rabagão, a 15 metros. A vegetação densa faz parte da paisagem natural local, que é simplesmente de cortar a respiração. Esta construção foi edificada na Idade Média, apresentando-se em completa sintonia com a natureza que a envolve.
A Ponte da Misarela é uma construção mítica da região, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1958. A ponte está associada a várias crenças pagãs e lendas centenárias que foram passadas de geração em geração, o que permitiu que sobrevivessem até aos nossos dias.
A Praia fluvial do Ermal
Este que é um dos destinos possíveis para estar nos dias mais quentes do verão tornou-se num dos principais atrativos turísticos do concelho. Esta praia é frequentemente apelidada de “Ilha do Ermal”.
A praia está Inserida na Barragem do Ermal e tem todas as condições para dias de verão fantásticos. É um espaço que convida a um mergulho e que está presente num local calmo, por isso permite o descanso que se procura nestes dias de verão, além de permitir uma verdadeira fruição da Natureza.
Esta praia também é propícia à prática de desportos aquáticos. A Piscina Municipal de Vieira do Minho revela-se uma alternativa para quem procura locais onde possa ter momentos refrescantes, com mergulhos e descanso na toalha, a apanhar banhos de sol.
Baloiço da Serradela
A moda dos baloiços pegou. Agora existem destes exemplares em diferentes pontos do país. Este encontra-se em plena Serra da Cabreira. O facto de se encontrar a 815 metros de altitude, permite que este local sirva de miradouro da Serradela.
A localização privilegiada permite que se tenham vistas panorâmicas sobre o vale do Turio, frequentemente apelidado como o pulmão da Serra da Cabreira. Por isso, este local fará as delícias de todas as pessoas, miúdos e graúdos. A experiência de assistir ao pôr do sol é memorável!
Casa da Cultura – Casa de Lamas
Este espaço cultural está instalado num antigo solar, a Casa de Lamas. A Casa da Cultura é propriedade da Câmara Municipal e está situada no centro de Vieira do Minho. Esta Casa da Cultura apresenta-se num edifício de dois pisos, num local onde há uma capela e uma eira de assinaláveis dimensões.
Existe ainda um pátio interior, de planta triangular. Este espaço visa preservar a memória histórica (conta com o espólio da Casa de Lamas) e Artística de Vieira do Minho. Existem exposições temáticas na Casa da Cultura. As exposições locais estão direcionadas para a mostra e experimentação de exercícios artísticos de criadores.
Horários:
- De segunda a Sexta, este espaço abre das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30;
- Sábado, este espaço abre das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00;
- Ao domingo está encerrado.
Posto de Turismo
Praça Bombeiro Voluntário Apartado 42 4850-010 Vieira do Minho[ver no mapa]
- +351 253 649 240
- [email protected]
- Consultar website
- Segunda a Sexta 09h00 às 17h30 | Sábado, Domingo e Feriados 09h00 às 13h000 – 14h00 às 16h00
Confira o mapa turístico de Vieira do Minho, aqui.
Festas e romarias em Vieira do Minho
- Senhora da Conceição – 15 de agosto
- Feira da Ladra – 1º fim-de-semana e Segunda de outubro
- Feira Semanal – à Segunda
- Soutelo
- Senhora da Lapa – 2º Domingo de julho
- Sagrado Coração de Jesus – 8 de dezembro
Quer saber onde comer em Vieira do Minho?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Casa Pancada
Morada: Erminda Teixeira Salgueiros – Mosteiro 4850-245 Vieira do Minho
Contactos: (+351) 253 647 252
Restaurante Fonte dos Amores
Morada: Caniçada – Vieira do Minho Braga
Contactos: 253 645 065
1000 Gramas de Sabor
Morada: Avenida da Caniçada 4850 – 054 Vieira do Minho.
Contactos: (+351) 926 431 104
Restaurante Pousada da Caniçada
Morada: Caniçada, 4850-047 Vieira do Minho
Contactos: (+351) 210 407 650 / [email protected]
Pit Stop
Morada: Largo do Emigrante n. 23 4850 Vieira do Minho
Contactos: (+351) 253 091 587 / (+351) 960 490 365
Quer saber onde pode dormir em Vieira do Minho?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Quinta Brasão da Caniçada
Morada: Avenida de Cibrão, Nº 1356 4850-052 Vieira do Minho
Contactos: (+351) 967 770 378 / (+351) 253 645 160
Country House Gerês
Morada: Rua Rua Arão, nr. 66 4850-459 Ventosa Vieira do Minho
Contactos: (+351) 938 402 567
Cortegaça House
Morada: Rua de Cortegaça 261 Pinheiro – Vieira do Minho
Contactos: (+351) 961417639 / (+351) 916041822 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quinta da Nascente
Morada: Rua do Outeiro 443, 4850-403 Soutelo
Contactos: 927484842 / [email protected]
Recanto do Escalheiro
Morada: Av. do Escalheiro, 4850-383 Soengas, Vieira do Minho
Contactos: +351 919 582 325 / [email protected]