Mais uma curiosidade acerca do património nacional, sempre rico e pleno de diversidade. Conheça a história da porta Pega Gordo do Mosteiro de Alcobaça.
Certamente já ouviu falar ou até já terá visitado o Mosteiro de Alcobaça. Mas talvez não saiba que ele possui uma “porta dos gordos” ou “pega gordos” e que essa porta está envolvida numa curiosa lenda.
Entre o mito e a realidade, o certo é que o formato estreito desta porta tem feito multiplicar as histórias que explicam o seu uso, relacionando sempre este pormenor arquitetónico com uma forma de controlar a forma física dos monges que habitavam este mosteiro. Mas será que é mesmo assim? Fique a saber.
A curiosa história da porta Pega Gordo do Mosteiro de Alcobaça
Uma das versões conta que, como do outro lado da porta fica a cozinha do Mosteiro, a porta serviria como uma espécie de balança para avaliar a forma física dos monges. No fundo, eles apenas poderiam comer, se conseguissem atravessar aquela porta estreita.
É que para atravessar esta porta a barriga não podia ser muito saliente e, por isso, esta poderia ser uma forma bastante eficaz de manter os monges na “linha”. Mas será verdade ou apenas um mito?
Os factos
Contudo, como veremos, os factos desmentem a lenda, apesar de, efetivamente, do outro lado da porta existir uma cozinha. Além disso, apesar de estreita, a porta não é tão pequena como é divulgado pelos mitos urbanos, uma vez que mede cerca de 50 centímetros de largura.
Mas, afinal, por que é esta porta tão estreita?
A resposta a esta questão é bem simples e tem muito pouco de lenda ou mito. Na verdade, esta porta trata-se de um passe plat que, como o nome indica, servia para passar pratos e travessas da cozinha para o refeitório e do refeitório para a cozinha. Daí, ser uma porta pequena, estreita e discreta.
A cozinha em causa trata-se da cozinha primitiva do Mosteiro, a qual remonta aos tempos da Ordem de Cister. Estes monges tinham um regime alimentar bastante regrado, muito assente no jejum, pelo que o excesso de peso não era um problema destes monges.
Qual é a origem do mito?
A razão para a lenda em volta desta porta tem a ver com todo o imaginário que foi sendo criado em torno das ordens religiosas, mosteiros e monges.
O povo associava a vida destes homens a uma vida calma e de luxos, nomeadamente alimentares, muito por causa dos doces conventuais e de outras iguarias alimentares que saíram das mãos das ordens religiosas. Por isso, a ideia do monge de barriga saliente perpetuou-se na história.
Todavia, este não passa de um outro mito, sobretudo no que respeita aos monges da Ordem de Cister que se alimentavam essencialmente de peixe, legumes, fruta e pão.
O Mosteiro de Alcobaça
Mas o Mosteiro de Alcobaça possui muito mais do que a sua cozinha e refeitório e a mítica “porta dos gordos”. Aqui, é possível visitar a igreja, o claustro e os túmulos de D. Dinis, de D. Pedro e de D. Inês.
O Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça fica em Leiria e é considerado o primeiro monumento português completamente gótico. A sua edificação remonta ao século XII, mais concretamente a 1178.
Os monges de Cister habitaram o edifício até que se viram obrigados a abandoná-lo em 1834, por ocasião da extinção das ordens religiosas.
Como chegar ao Mosteiro de Alcobaça
Visitar o Mosteiro de Alcobaça é muito simples. Basta aceder ao Mosteiro de Alcobaça através da autoestrada a partir de Lisboa ou de Leiria, seguindo a A8 e selecionando a saída para Alcobaça/Nazaré/Valado dos Frades. Depois, é só percorrer a Estrada Nacional 8-5 até Alcobaça.
Quem parte do Norte, deve seguir pela A1 e, depois, sair para Leiria. Quem parte do Sul, deve também percorrer a A1, optando pela saída para Aveiras. Outra opção é ainda seguir pelo IC2.
Caso tenha GPS, pode ter como coordenadas de referência as seguintes: 39° 32′ 54″ N, 8° 58′ 48″ W
Horário
Para saber quando pode visitar este monumento, há que estar atento aos seus horários de funcionamento, os quais variam em função dos dias e dos meses do ano. Tome nota!
– Outubro a Março: Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)
– Abril a Setembro: Das 09h00 às 19h00 (última entrada 18h30)
Nota importante: A Bilheteira encerra 30 minutos antes do fecho do monumento
– Encerrado: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro.
Preço dos bilhetes
O preço normal do bilhete de adulto é de 6€. Contudo, há vários descontos de que pode usufruir se reunir certos requisitos, tais como:
– idade igual ou superior a 65 anos – 50%;
– cartão de Estudante – 50%;
– cartão Jovem – 50%;
– bilhete Família (2 adultos + mínimo 2 filhos, menores de 18 anos) – 50%
Há ainda situações em que a visita pode ser gratuita, como acontece:
– aos domingos e feriados para cidadãos residentes em território nacional;
– para crianças até aos 12 anos, inclusive;
– visitantes em situação de desemprego, residentes na União Europeia, e desde que devidamente comprovado através de documentação.
Para mais informações, visite o site oficial do Mosteiro de Alcobaça e fique a saber mais não só sobre este monumento, como sobre as formas de visitar e de usufruir das maravilhas deste edifício tão rico e incrível, cujo valor patrimonial é absolutamente incalculável.
Leia também:
- Mosteiro da Batalha: história e lendas de um monumento fascinante
- Os Escândalos do Mosteiro de Odivelas
NCultura
Se leu “A curiosa história da porta Pega Gordo do Mosteiro de Alcobaça” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…