A Foda, prato típico de Monção, regressa às mesas da região. Uma iguaria classificada como uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. O mês de outubro permite-nos saborear um petisco bastante saboroso. A “Foda à Monção” é um prato especial. Trata-se de uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.
Durante o mês de outubro, poderá deliciar-se com este prato típico, também conhecido como Cordeiro à Moda de Monção. Esta tentação gastronómica, que ficou nacionalmente famosa com a designação “Foda à Monção”, será confecionada em diversos espaços do concelho.
Nos dias 7, 8, 14 e 15 de outubro, poderá perceber o sucesso desta tentação gastronómica que será servida em 23 restaurantes.
A Foda à Monção regressa em outubro às mesas da região
Sempre que visitar um dos restaurantes que fazem parte deste evento irá receber um voucher. Há uma oferta de um pequeno alguidar de barro e a possibilidade de degustação do “Roscas de Monção”, doce típico do concelho.
O programa é bastante alargado. Nenhum visitante regressará insatisfeito, porque não faltam experiências enriquecedoras no evento. Haverá lugar para exposições, conferências, animação popular, visitas guiadas.
Neste mês, poderá ainda visitar ateliers de culinária e realizar atividades lúdicas. Portanto, não faltam propostas que são do agrado de todos os públicos. A conjugação de atividades complementares visam proporcionar uma experiência memorável a todos os que visitam o concelho de Monção.
Visitar este destino singular assegura a todos um dia feliz, inesquecível. Viaje até lá sozinho, em família, com a cara-metade ou entre amigos.
- O Museu Monção & Memórias recebe entre os dias 7 e 31 de outubro uma exposição especial chamada “Ciclo do Cordeiro”.
- Está prevista uma iniciativa imperdível para o dia 8. Pelas 10h30 desse domingo, poderá explorar o “Caminho da Ronda” e realizar uma experiência imperdível que consiste numa visita guiada pela fortaleza de Monção.
- No dia 14, sábado, celebra-se pelas 11h30 o V Capítulo da Entronização da Confraria da Foda de Pias, no Cine Teatro João Verde.
- Pelas 11h desse dia, também decorre o habitual desfile pelas ruas do centro histórico da vila raiana. Este momento caracteriza-se pelo colorido de boas-vindas aos novos elementos que vestem o traje da confraria pela primeira vez.
- No dia 15, domingo seguinte, realiza-se a mesa-redonda “Histórias do Cordeiro”, no Museu Alvarinho.
- Ao longo deste mês especial, as noites também serão preenchidas, destacando-se os seguintes eventos:
- No dia 7, sábado, pelas 21h30, concerto da Banda Musical de Monção no Cine Teatro João Verde.
- No dia 14, pelas 22h30, destaca-se ainda uma atuação do grupo “Sons do Minho” na Praça Deu-la-Deu Martins.
- No dia 14, sábado, pelas 16h00, realiza-se a Trilogia Aves/Ninho. Trata-se de um espetáculo para crianças, com idades entre os 3 meses e os 3 anos, que irá decorrer no Cine Teatro João Verde.
A Foda à moda de Monção tem um nome polémico. Certo é que ajudou a tornar o evento mais popular. Contudo, a experiência gastronómica deste prato único no Alto Minho merece por si só os méritos de tanto sucesso.
Quem já provou esta iguaria não hesita em fazer uma longa viagem para deliciar-se com um prato tradicional. Ele consiste num prato de cordeiro. A carne apresenta-se de forma rústica, sendo feita em fornos a lenha. O arroz feito no forno serve de acompanhamento, tornando a refeição mais completa. Este prato transformou-se numa referência da cozinha portuguesa, uma bandeira da gastronomia de Monção.
A lenda
Segundo reza a lenda local, a peculiar denominação deste evento teve origem nas feiras que se destinavam à compra de animais. Era bastante comum realizar-se feiras naquela zona do País.
Contudo, havia vendedores menos honestos que recorriam a artimanhas para vender da melhor forma o seu produto. Como estratégia, eles davam sal aos rebanhos para que estes animais bebessem o máximo de água.
Ora, o consumo excessivo de água fazia com que eles parecessem mais gordos. Ora, após a compra ser realizada, os compradores percebiam que a compra não foi a mais esclarecida. Tinham sido enganados.
Os compradores desiludidos expressavam os seus sentimentos com um… “Que grande foda!” Terá sido por causa disso que surgiu a Foda à Moda de Monção. Contudo, já não há dessas artimanhas. Não se vende gato por lebre por aqui. A Foda é agora certificada.
Neste espaço, poderá encontrar as melhores carnes de cordeiro, que consiste num petisco confecionado no forno a lenha e servido em alguidares de barro. Agora, até o cheiro engorda…
Castelo de Monção
Esta construção é o ex-libris de Monção. Existe uma história marcante neste edifício. Como acontece com qualquer castelo, este também teve um papel importante. A proximidade deste local com “nuestros hermanos” fez com que esta construção desempenhasse um papel fundamental durante vários séculos.
Espanha encontra-se do outro lado do rio Minho. Portanto, este espaço teve vários momentos delicados. O Castelo de Monção serviu de defesa do território português. A origem desta fortificação singular remonta aos alvores da nacionalidade portuguesa.
Contudo, a data precisa do início da construção do castelo permanece desconhecida. Sabe-se que houve notícias sobre o desenvolvimento de obras que visaram aumentar o castelo já no reinado de D. Dinis. Segundo os historiadores, a fortaleza abaluartada terá sido mandada edificar após a Declaração da Independência, em 1640.
Palácio da Brejoeira
Esta construção também merece rasgados elogios. O edifício é considerado um dos maiores destaques do concelho. Este palácio é uma construção fantástica. O edifício apresenta-se em estilo neoclássico e destaca-se pela sua beleza.
O Palácio da Brejoeira é uma construção datada do início do século XIX. A casa senhorial apresenta-se circundada por muros elevados. O frondoso parque de essências arbóreas incomuns revela-se outro destaque do palácio.
Qualquer indivíduo que visite a propriedade ficará deslumbrado com este conjunto notável. O jardim que se encontra neste espaço proporciona um momento agradável. Há outro elemento que se destaca nesta formidável propriedade. Os 18 hectares de vinha da popular casta Alvarinho.
É nestas vinhas que se encontra a base de um vinho de excelência, de eleição. O doce néctar apresentado neste espaço tem o nome Palácio da Brejoeira no seu rótulo.
Museu do Alvarinho
Existem diversas referências ao vinho Alvarinho por toda a região. Trata-se de um produto que tem uma importância tão evidente que parece omnipresente. Desta forma, todos compreendem que era uma necessidade a construção de um Museu do Alvarinho.
Este espaço está situado na Casa do Curro. Neste espaço encantador, poderá ficar a conhecer a casta riqueza deste produto. O Museu do Alvarinho é seguramente um lugar merecedor de uma visita.
Este espaço disponibiliza diversa informação interativa sobre a origem e desenvolvimento de empresas que se encontram associadas a este vinho. O Museu do Alvarinho dá-nos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as especificidades de uma casta única, de um vinho tão especial para a região. Ora, estando no museu, também se torna obrigatório comprar algumas das melhores garrafas de Alvarinho.
Quer saber onde pode comer cordeiro assado à moda de Monção em Monção?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Taberna da Travessa
Localização: Rua Sá da Bandeira Número 125 rés do chão direito, Monção 4950-509
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 925 656 390 – [email protected]
Mais informações, aqui.
Restaurante Sete a Sete
Localização: Rua Conselheiro João da Cunha, s/n, Monção
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 652 577 / +351 968 307 626 – [email protected]
Restaurante Recanto d’Avó
Localização: Estrada nacional 304 S/n, Monção, Portugal, 4950-310
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 966 713 810 / [email protected]
Restaurante O Rosal
Localização: R. Dom Pedro V 5, N°80, Monção 4950-497
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 656 372 / +351 966 487 085 – [email protected]
Restaurante Lagoa Verde
Localização: Lugar da Gandra, Monção 4950-850
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 648 285 / +351 961 852 708 – [email protected]
Fique a conhecer outras festas e romarias que valem a pena visitar:
- Feira da Foda 2023: cartaz e receita
- Podence: Provavelmente, a aldeia mais colorida de Portugal
- Vilar de Perdizes: Provavelmente, a aldeia mais mística de Trás-os-Montes
Quer saber onde pode dormir em Monção?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Fonte da Vila
Localização: Antiga Estrada De Melgaço Avenida Porta De São Bento nº891, Monção 4950-483
Localização GPS: 42.027618º N / 8.161468º W
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 640 050 / +351 933 437 012 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Rural Convento dos Capuchos
Localização: Qta. do Convento dos Capuchos, 4950-527 Monção
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 640 090 / +351 962 166 046 / [email protected]
Localização GPS: 42.077316, -8.477865
Hotel Termas de Monção
Localização: Avenida das Caldas, s/n, 4959-442 Monção
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) +351 251 030 092 / [email protected]
Hospedaria Muralhas
Localização: Endereço: Largo do Rosal 45, 4950-508 Monção
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 656 424
Solar de Serrade
Localização: Apt. 85 – Mazedo, 4950-280 Monção
Localização GPS – N 42.05774º W 8.47913º
Contactos (telefónico e/ou email): (+351) 251 654 008 / [email protected]