A percentagem de ruivos em Portugal é reduzida, mas na aldeia A-dos-Ruivos existiu uma realidade distinta, pois revelava ser particularmente rica em habitantes ruivos.
Existem muitas aldeias especiais em Portugal, muito faladas pela sua beleza, pelas suas paisagens, por serem encantadoras, reveladoras da vida de outros tempos. Aldeias históricas, bem preservadas, aldeias vinhateiras, com 1001 encantos.
No entanto, houve uma aldeia particularmente especial, pois destacou-se por ter uma característica particularmente invulgar… A cor de cabelo dos seus habitantes!
A-dos-Ruivos: a aldeia em Portugal onde ser ruivo é normal
Os ruivos no geral
Apenas 1% a 2% da população mundial é ruiva, o que equivale a dizer que só existem entre 70 e 140 milhões de pessoas que podem ser carinhosamente chamadas de “cenouras”.
Encontrar uma pessoa ruiva com olhos azuis é raríssimo, pois representam apenas 1% da população. Ser ruivo de olhos azuis revela-se uma das combinações mais improváveis.
Existem diversas curiosidades sobre os ruivos que se revelam bastante interessantes. É nos países do Norte da Europa que se encontram ruivos em maior proporção, sendo que 10% se encontram no Reino Unido. Na Escócia, encontram-se meio milhão de ruivos, sendo que o País de Gales, a Irlanda do Norte e a República da Irlanda (e os países escandinavos) também apresentam uma grande incidência de pessoas ruivas.
Os ruivos em Portugal…
No norte do país, existe uma maior herança pré-celta ou celta, sendo essa uma das razões avançadas para que seja essa a região de Portugal onde há mais pessoas ruivas. No entanto, em Portugal, há uma aldeia que se tornou num fenómeno nas redes sociais, por ter uma característica incomum: ter diversos habitantes ruivos.
Ora, se fosse na Irlanda, provavelmente esta aldeia não seria enaltecida, mas em Portugal é justo que seja alvo da nossa curiosidade, do nosso interesse. O nome da aldeia revela como ela se destaca de entre as demais.
A-dos-Ruivos é um nome para se identificar a Aldeia dos Ruivos. A aldeia encontra-se a sul, numa terra na Estremadura, a poucos quilómetros a norte de Lisboa. Esta “Terra dos Ruivos” encontra-se no distrito de Leiria, ficando perto do Bombarral.
A aldeia com história
A quantidade de habitantes ruivos era tão incomum que está na origem do nome da aldeia, mas há ainda que saber um pouco mais sobre a sua história. Durante a segunda metade do século XIII, na sequência da reconquista cristã, teve origem esta aldeia, devido à presença fixa de francos.
Nesta aldeia, vivia-se essencialmente da agricultura e da vinicultura, tendo sido uma aldeia devidamente composta, com lagares, com adegas, com currais e com palheiros, entre outros elementos que contribuíram para o quotidiano da aldeia.
No ano de 1527, já havia uma grande diversidade de profissões nesta aldeia, nomeadamente sapateiros, alfaiates, oleiros e vassalos. Na época, o número de pessoas ruivas era realmente bem mais expressivo do que é hoje.
Atualmente não há muitos habitantes, mas noutros tempos, havia bem mais habitantes ruivos por perto, por isso, era bem mais comum as pessoas se relacionarem com pessoas das proximidades que frequentemente também eram ruivas. Nos dias de hoje há poucos habitantes, mas também há outra facilidade de sair da aldeia, nomeadamente para procurar um futuro melhor noutro local.
Futuro construído
Se é uma pessoa que sente fascínio especial por pessoas com sardas, com pele clara e que apresentem um cabelo ruivo natural, pode sempre viajar até esta aldeia. Pode ser que encontre a sua alma gémea neste local, mas a probabilidade de a encontrar é bem inferior há que teria noutros tempos.
Assim, atualmente é mais difícil encontrar uma pessoa ruiva nessa aldeia, com poucos habitantes, tal como é no resto do país, por outros motivos. Se a encontrar, preserve-a, tente viver o resto da sua vida ao lado desta pessoa com cabelo cor de fogo.
Pode ser que assim até consiga ter um bebé cenourinha. Se não conseguir, alegre-se com a ideia de que o gene que dá ao cabelo a peculiar cor do fogo permanece ao longo de várias gerações de não-ruivos. Por isso, pode ser que na próxima geração aconteça o desejado cenourinha…
Ficção científica
Como a ciência avança muito rapidamente, no futuro, longínquo ou não, pode até vir a ser possível escolher a cor do cabelo ou dos olhos do bebé!… Se assim for, ser ruivo deixará de ser tão especial e, sobretudo, raro!
Mapa
Coordenadas GPS: 39.28017, -9.11796
NCultura
Se leu “A-dos-Ruivos: a aldeia em Portugal onde ser ruivo é normal” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário com a sua opinião ou sugestão para mais artigos deste género!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Histórias no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das Curiosidades e Pessoas, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!