Descubra os seus segredos históricos! Conheça a cidade-museu que é Património Mundial e deixe-se surpreender pelas lendas e mistérios de Évora.
Há quem chame Évora de cidade-museu por tudo aquilo de belo e de magnífico que pode visitar neste destino de sonho. A oferta cultural é ampla e interessante e também há vestígios pré-históricos que vão encantar os fãs de história.
Os encantos naturais também são mais que muitos e não faltam atividades para experimentar. Finalmente a culinária, que nunca desilude quem visita esta cidade alentejana.
A cidade-museu que é Património Mundial no Alentejo
Há quase 40 anos que Évora está classificada como Património Mundial pela UNESCO e uma das principais razões prende-se com o seu valor histórico e cultural. Das ruas aos monumentos, tudo em Évora parece estar conjugado e em perfeita harmonia.
Um dos atrativos desta cidade alentejana são as marcas da ocupação romana, os edifícios medievais, os palácios e os conventos que tanto ajudam a contar a história desta localidade e do próprio país em que ela se insere.
Como acontece um pouco por todo o país, a arquitetura religiosa tem um relevo muito especial nesta zona, estando brilhantemente representada por igrejas ou pelo Colégio do Espírito Santo, onde agora se encontra a Universidade de Évora.
Paralelamente, e ao passear pelas ruas, é possível admirar as belas casas caiadas de branco, onde é possível contactar com os habitantes simpáticos e acolhedores desta região.
Templo romano
O Templo Romano é um dos ex-líbris locais quer pela sua dimensão, quer pelo seu excelente estado de conservação. Para muitos, este é o Templo de Diana (embora este não seja o nome mais adequado) e há quem não vá a Évora sem o visitar, por se tratar de um monumento icónico da região e é fácil entender porquê.
Para Évora, este é um marco e um dos símbolos mais evidentes da presença romana na cidade. Este templo está datado do século I e está construído no estilo coríntio, bem localizado no centro da cidade, no Largo Conde de Vila Flor.
Catedral de Évora
A Sé Catedral de Évora tem um Museu de Arte Sacra. Ela foi edificada nos séculos XIII e XIV e é dedicada a Santa Maria, sob o patrocínio real de D. Afonso III e do bispo D. Durando Pais.
A sua arquitetura apresenta estilo românico e gótico, revelando diversos encantos. Entre os destaques está a capela-mor do século XVIII (de estilo barroco), de Frederico Ludovici, importante arquiteto alemão.
Capela dos Ossos
A Capela dos Ossos fica na Praça 1º de maio, junto à Igreja de São Francisco e é outro dos edifícios icónicos da região.
Ela foi construída no século XVII, por vontade de três frades franciscanos que queriam mostrar como a vida é transitória e frágil. Por isso, na entrada da capela, pode ler-se: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”.
Nesta zona, existia anteriormente o dormitório e a sala de reflexão dos frades. Atualmente, encontra-se esta capela, de três naves de 18,70 metros de comprimento e 11 metros de largura. Do lado esquerdo, há três pequenas aberturas de luz.
Não é de admirar que este seja também um dos sítios mais visitados da cidade!
Praça do Giraldo
Este é um dos locais mais centrais de Évora. Construída entre 1571 e 1573, esta praça pretende homenagear Geraldo Geraldes, o Sem Pavor, responsável por ter conquistado Évora aos mouros, em 1167. Por tal feito, ele foi mesmo nomeado por D. Afonso Henriques alcaide da cidade e fronteiro-mor do Alentejo. É, por isso, um herói local!
Uma das atrações desta praça é, sem dúvida, uma fonte em estilo barroco, feita em mármore e com 8 bicas, as quais estão ligadas às principais ruas da Praça do Giraldo. No cimo da fonte, é ainda possível admirar uma coroa. Conta-se que, em 1619, D. Filipe III de Espanha decidiu coroar a fonte e, daí, ali existir uma coroa.
Cultura
O património e a cultura de Évora estão de boa saúde e recomendam-se! Algumas provas disso mesmo são: o Colégio do Espírito Santo (atual Universidade de Évora), a Rota do Fresco e a rede de museus.
A agenda local está repleta de atividades com interesse como eventos de teatro, marionetas, gravuras, curtas-metragens… Muitos destes eventos têm lugar no Teatro Garcia de Resende ou no Conservatório Regional de Évora.
Os museus da cidade também têm uma oferta muito variada de coleções de arqueologia, arte,… Além do espólio dos conventos, há muitas exposições temporárias que pode visitar.
A este propósito, experimente ir até ao Centro de Arte e Cultura Eugénio de Almeida, da Fundação Eugénio de Almeida, ao Museu de Arte Sacra da Sé de Évora, ao Centro de Artes Tradicionais (antigo Museu do Artesanato), ao Museu de Carruagens, entre outros espaços culturais da cidade.
Gastronomia e vinhos
A gastronomia e os vinhos alentejanos nunca desiludem e são ricos em alimentos e ervas aromáticas típicas, como é o caso dos coentros, hortelã, poejos, orégãos, azeite, alho, cebola ou louro.
Se estiver por Évora, não pense na dieta e não hesite em degustar as principais iguarias locais, nomeadamente:
- Entradas: queijos curados, enchidos, azeitonas, presunto
- Sopas: toucinho, cação, beldroegas, tomate
- Pratos principais: ensopado de borrego, cabeça de xara, pezinhos de porco de coentrada, açorda à alentejana, gaspacho à alentejana, migas com carne de porco, sargalheta, pratos de caça
- Sobremesas: trouxas de ovos, pão de ló, queijadas de Évora, filhós enroladas, queijadas de requeijão, bolo de mel, queijinhos do céu de Mora, pastéis de toucinho de Arraiolos, pão de rala, sericaia e outros doces de ovos, amêndoa e chila
Confira lista de restaurantes tradicionais, aqui.
Além do pão – que é quase um produto omnipresente por estes lados -, há que regar tudo com os melhores vinhos das sub-regiões vitivinícolas do Alentejo, como Pêra Manca, Cartuxa e Monte dos Pinheiros, provenientes da Adega da Cartuxa. Desde que tenha a sigla V.Q.P.R.D. (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada), está seguro de que vai ter uma boa experiência no copo.
Monumentos megalíticos
É impossível falar de Évora e não falar nos seus monumentos megalíticos que fazem deste destino a Capital do Megalitismo Ibérico.
Os exemplares megalíticos são mais que muitos, como é o caso da Anta Grande do Zambujeiro, o Cromeleque dos Almendres e o Menir dos Almendres. Para conhecer melhor este património, faça o Circuito Megalítico de Évora ou visite o Centro Interpretativo Megalithica Ebora, no Convento dos Remédios e saiba mais sobre estes vestígios pré-históricos.
Aventura
Se é um fã confesso de adrenalina, não pense que Évora só se faz de visitas calmas e tranquilas ao melhor do seu património. São muitas e variadas as atividades radicais que pode experimentar neste destino. Eis algumas sugestões, para os mais corajosos:
- Paraquedismo no Aeródromo de Évora (cursos de paraquedismo, saltos de tandem ou saltos autónomos);
- Karting de Évora (aluguer de karts individuais ou provas de grupos);
- Percursos pedestres ou de BTT (visita pelos campos)
- Desportos náuticos (vela, canoagem, remo, natação, ski aquático, windsurf, jetski, andar de barco, pesca…).
Artesanato
Antes de ir embora, leve consigo um pouco do artesanato local que também é uma forma de testemunhar a cultura regional, daquela cidade e daquelas gentes.
Visite o Museu do Artesanato e do Design de Évora e veja o muito que é possivel encontrar nas lojas de artesanato das imediações, repletas de peças em barro, ferro, cortiça, couro, pele, louças, rendas, bordados e tapeçarias.
Natureza
O património natural de Évora também merece destaque, pois é incrível e muito rico. O cenário idílico é composto por campos de videiras, oliveiras, sobreiros e azinheiras a perder de vistas e todas as terras estão cultivadas com vegetais ou cereais.
Para apreciar da melhor forma estes atrativos naturais, atente nas próximas atividades propostas:
- Faça um passeio de balão;
- Observe as estrelas;
- Pratique birdwatching e veja patos, gansos, perdizes, codornizes, cegonhas, aves de rapina e muitas outras aves;
- Faça caminhadas ou BTT: os Percursos Ambientais de Évora permitem usufruir e descobrir o património natural da cidade;
- Passeie no Jardim Público: tome um café, faça um piquenique na mata e leve os miúdos à Ludoteca e ao Parque Infantil, aproveitando como é bom estar ao ar livre.
Diversão noturna
Sim, em Évora também pode sair à noite e usufruir do entretenimento que existe neste destino quando o céu já escureceu. Há bares, discotecas e, claro, esplanadas onde pode tirar partido das maravilhosas temperaturas alentejanas.
Leia também:
- A cidade onde se travaram batalhas pela nacionalidade e liberdade no Alentejo
- A cidade que fascinou a UNESCO no Alentejo
- A cidade que os Celtas fundaram no Alentejo
Onde dormir?
Se está a pensar pernoitar em Évora, há algumas sugestões que podemos partilhar consigo. Tome nota!
Hotéis e Resorts de 5 estrelas:
M’AR De AR Aqueduto
Morada: Rua Cândido Dos Reis, 72/78, 7000-582 Évora
Saiba mais informações, aqui.
Convento do Espinheiro, Historic Hotel & Spa
Morada: Canaviais, 7005-839 Évora
Saiba mais informações, aqui.
Pousada Convento de Évora
Morada: Largo Conde Vila Flor, 7000-804 Évora
Saiba mais informações, aqui.
Hotéis de 4 estrelas:
Albergaria Do Calvário
Morada: Travessa Dos Lagares, 3, 7000-565 Évora
Saiba mais informações, aqui.
Évora Olive Hotel
Morada: Rua de Eborim 18, 7000-659 Évora
Saiba mais informações, aqui.
Vitoria Stone Hotel
Morada: Rua Diana de Lis 5, 7005 – 413 Évora
Outros espaços recomendados:
Parque de Campismo e Caravanismo – Orbitur Évora
Morada: Estrada das Alcáçovas – Herdade da Esparragosa / Tel: 266 705 190
Informações úteis
Se tiver dúvidas ou precisar de alguma orientação mais específica, pode sempre recorrer ao auxílio do Posto de Turismo Local. Aqui, ficam os seus principais meios de contacto:
Posto de Turismo
Morada: Praça do Giraldo, nº 73
Contactos: postodeturis[email protected] / +351 266 777 071
Horário de inverno: de 1 novembro a 31 março, das 9h-18h.
Horário de verão: de 1 de abril a 31 de outubro, das 9h às 19h. Aberto todos os dias*
* Excepto fins-de-semana e feriados, exceto o 25 de abril, 1 de maio, 25 de dezembro e 1 de janeiro.