Fique a conhecer a incrível cidade chinesa de Yanjin, uma cidade que se destaca pelo seu aspeto invulgar tornando-a na cidade mais estreita do mundo.
O mundo tem diversos destinos que proporcionam experiências verdadeiramente memoráveis. Há destinos paradisíacos com praias de areia dourada e águas límpidas e cristalinas. Existem construções megalómanas que encantam pela sua monumentalidade.
No nosso planeta, existem ainda destinos que apresentam singularidades. São espaços únicos que primam pela originalidade. Na China, é possível encontrar uma cidade que nos faz duvidar do que vemos. Fique a conhecer os encantos da cidade chinesa de Yanjin, uma cidade que se destaca pelo aspeto invulgar.
A cidade mais estreita do mundo fica na China
Localização
A cidade chinesa de Yanjin ficou famosa por apresentar uma caraterística peculiar. Trata-se da cidade mais estreita do mundo. A peculiar distribuição geográfica tornou esta cidade num ponto com interesse turístico.
É uma cidade interessante para visitar, porque sendo uma cidade tão estreita, apresenta-se muito povoada. Esta cidade encontra-se localizada nas margens de um rio no meio das montanhas.
Em Zhaotong, no sudoeste da China, está presente o município de Yanjin, que se encontra nas margens do rio Nanxi. O condado está localizado no Nordeste de Yunnan (conhecida por abrigar diversas minorias étnicas. Yunnan conta com uma população de 48,3 milhões de pessoas!), a cerca de 5 horas de carro de Chongqing e a 6h30 de Kunming, a capital da província.
Características
Este município chinês está situado num local com grande beleza, beneficiando da presença das margens do rio Nanxi. A cidade chinesa de Yanjin está rodeada por montanhas e vegetação.
A cidade chinesa de Yanjin proporciona uma experiência incrível. Trata-se de uma cidade com cerca de 300 metros de largura. A cidade chinesa foi crescendo ao longo do tempo, estendendo-se em torno do leito do rio.
Esta cidade com mais de 300 mil habitantes é considerada “a cidade mais estreita do mundo”. De norte a sul, a cidade chinesa de Yanjin possui uma área total de 1,416 km².
Beleza
A cidade chinesa de Yanjin apresenta uma beleza verdadeiramente incomum. As imagens do local são tão inacreditáveis que nos fazem duvidar da veracidade das fotografias. No entanto, apesar de parecerem montagem, as fotografias são bem reais.
O documentário
Há um documentário publicado por Guizhou Li Jun, um youtuber, que apresenta a cidade de forma brilhante. O recurso a planos gravados com drones permite-nos ver o ponto mais estreito da localidade.
Esta ponte apresenta apenas 30 metros de largura. Já o ponto mais amplo desta cidade atinge os 300 metros. A população da cidade chinesa de Yanjin não parou de crescer. A criação constante de novos edifícios residenciais que foram colocados nas margens do Nanxi comprovam esse crescimento.
No entanto, por esta se encontrar à beira da água, o terreno revela-se um pouco pantanoso, por isso os prédios costumam ser construídos sobre palafitas de madeira, de forma a evitar inundações.
Os números
No documentário, é feita a indicação de que a população desta cidade é de 376.000 habitantes, aproximadamente. No entanto, existem outras fontes que apresentam outros dados, defendo que a população ultrapassa os 400.000 habitantes.
Qualidades
A cidade chinesa é bastante completa, proporciona um contacto mais próximo com a Natureza e apresenta todo o tipo de comércio, pois existem vários estabelecimentos. Esta cidade garante uma certa independência e consegue atrair diversos turistas, devido às suas caraterísticas. Nesta cidade, até há o trânsito típico do país.
Separação e união
A cidade chinesa de Yanjin encontra-se dividida em duas secções que estão separadas pelo rio. No entanto, as partes distintas da cidade estão unidas por diversas pontes. Por isso, as pessoas que se encontrem de um lado podem facilmente passar para o outro. Não faltam pontes para ligar ambas as margens.
Segurança
Esta cidade apresenta construções que se encontram nas margens, próximas das áreas escarpadas das montanhas. Por isso, para sobreviver a eventuais inundações decorrentes do processo de elevação do nível do rio, as casas estão dispostas sobre pilares feitos de madeira.
A distribuição dos prédios e a presença de ruas menos espaçadas resulta no esforço que a cidade tem evidenciado para perdurar ao longo dos anos. O aumento da população que é uma realidade na China também tende a ser uma realidade nesta cidade em específico.
Estratégia
Este modelo de construção revela-se particularmente útil durante o período das monções, época em que um volume imenso de chuvas atinge a Ásia, durante o verão. Ora, essa realidade leva ao surgimento de alagamentos que podem ser observados em vários países.
Leia também:
- A Ilha do Corvo é a mais isolada da Europa e foi refúgio de corsários
- Tristão da Cunha: a ilha remota que foi descoberta por um português
- Ilhas Selvagens, uma das maiores áreas protegidas do mundo fica na Madeira
O passado
O condado de Yanjin apresenta contrastes, existindo áreas mais precárias. Segundo o Youtuber Guizhou Li Jun, antigamente, a economia desta área estava dependente do negócio do sal, principalmente.
No entanto, atualmente, esta é uma das áreas mais pobres da China. Contudo, o Youtuber chinês defendeu que “a área é rica em recursos naturais, mas cercada por montanhas escarpadas em ambos os lados.”
Um modelo distinto de cidade
Yanjin foi fundada numa região que representa alguns desafios de locomoção. As habitações têm de lidar com a presença do Rio Nanxi e estão cercadas por montanhas.
Por isso, mesmo quem pretende visitar esta cidade tem de enfrentar um desafio: chegar lá, uma vez que o acesso à cidade não é nada fácil. Como foi referido, Yanjin apresenta 30 metros no seu ponto mais estreito e apresenta 300 metros nas áreas mais largas da cidade. Em algumas partes, apresenta um formato mais arredondado.
O vídeo
Existem na internet vários vídeos que permitem comprovar a beleza surreal desta cidade. Não podendo ver in loco os encantos desta cidade chinesa, resta-nos conferir a beleza da cidade através de fotos ou vídeos.
Os vídeos permitem-nos passear pelas ruas da cidade, sendo possível obter uma perspetiva do processo de construção das casas e edifícios de Yanjin, cidade que também conta com uma ferrovia.