E no meio da natureza, em pleno nada, só se vê uma casa. A casa mais isolada do mundo… Um lugar no meio do nada.
Uma ilha é normalmente um destino de sonho para o qual gostaríamos de ir passar umas merecidas férias, após dedicarmos as nossas energias a um ano de trabalho extenuante. Normalmente, quando pensamos numa ilha, imaginamos logo um cenário paradisíaco, uma toalha estendida, areia quente a aquecer os pés, uma bebida gelada na mão, o sol a aquecer-nos o corpo, antes de um mergulho refrescante em águas cristalinas… Que sonho!
Tal só poucas pessoas conseguem concretizar. Mas recordemos que nem todas as ilhas são iguais, nem todas são um paraíso e há algumas que se destacam por outras razões.
A Ilha de Elliðaey tem sido falada nos quatro cantos do mundo por ter (muito provavelmente) a casa mais isolada do mundo!… É uma casa perdida no meio do nada, a meio caminho entre nenhures e coisa alguma. Fica na Islândia e vamos dar-lha a conhecer.
Leia também: 20 casas incríveis espalhadas pelo mundo (1 é portuguesa)
A casa mais isolada do mundo… Um lugar no meio do nada
A Ilha
Esta Ilha de Elliðaey está localizada a sul da Islândia. A sua área total é de 110 acres e ela pertence ao arquipélago de Vestmannaeyjar (pode conferir a sua localização no mapa, aqui). Nesta ilha, há apenas uma única casa.
É, por isso, o espaço indicado para quem pretende isolar-se do mundo. Um espaço que muitos escritores não desdenhariam, certamente.
Fortaleza da solidão
Esta casa presente na Ilha de Elliðaey garante o isolamento a quem pretende afastar-se do mundo. Digamos que é quase a mítica Fortaleza da Solidão, local fictício que se tornou relevante no universo da DC Comics.
O Super-Homem acaba por ter a sua Fortaleza da Solidão nas montanhas geladas do Ártico. O herói necessitava desse espaço reservado e isolado para aceder a parte de Krypton, planeta de onde ele é originário.
Ao que consta, esta casa não é de um super herói, mas permite igual isolamento do mundo. Só que em vez das montanhas geladas do Ártico, há as planícies verdejantes da Ilha de Elliðaey.
Björk
A casa é também conhecida como a casa de Björk. Existem na internet diferentes referências que associam esta casa à casa da famosa cantora islandesa Björk.
A cantora terá mesmo recebido uma casa do género (localizada numa ilha) de presente, dada pelo governo islandês, mas não foi esta.
São aquelas especulações, que geram informações erradas que facilmente proliferam pela internet. Também associaram a casa a um bilionário excêntrico.
Fenómeno
Esta casa tem sido um verdadeiro sucesso na internet, pois as imagens de uma só casa perdida no verde das montanhas criam grande impacto. A ausência de qualquer árvore também ajuda a dar mais força a essas imagens.
Isolamento
Esta casa podia ser um destino interessante para um escritor ou para aquelas pessoas que estão tão fartas da vida das grandes cidades, que destinam sempre as suas férias para locais mais tranquilos e rurais.
Aqui há o som do vento e o canto dos pássaros a fazerem companhia no dia a dia. A beleza da ilha é outra vantagem deste local que só tem uma casa. A casa mais isolada do mundo…
A casa
A casa é, na verdade, um alojamento que é propriedade da “Associação de Caça da Islândia” (ACI), especializada na caça de papagaios-do-mar, uma prática muito comum no país.
Leia também: Bélgica: casas tão feias que se tornam míticas
Foi construída em 1953 e é o único edifício presente na ilha. É frequentemente usada para eventos recreativos. Anteriormente, na ilha, chegou a viver uma pequena comunidade (5 famílias) que se dedicava à coleta de ovos de aves, criação de gado, pesca e caça dos papagaios-do-mar. Contudo, as dificuldades de um contexto muito especial levaram ao completo abandono por parte desta comunidade.
Como não tem nada e está próxima de coisa nenhuma, facilmente reconhecerá que tornar o espaço habitável implica um grande esforço e não será para todos! Principalmente para alguém que esteja habituado ao estilo de vida das grandes cidades, em que com rapidez e celeridade se tem acesso a tudo o que se precisa, este isolamento pode ser assustador. Agora que ficou a conhecer esta casa, a questão é: será que gostaria de viver aqui?…
Triste o que acontece na Austrália.
Nunca iria passar uma noite sequer naquela casa tão isolada.