Fique a conhecer os encantos da Lapa dos Dinheiros, a aldeia que impressionou o rei D. Dinis e que oferece diversas atrações imperdíveis.
Fazer uma escapadinha a uma aldeia tranquila é uma necessidade para muitas pessoas que procuram fugir à agitação das cidades, ao trânsito, aos stresses do trabalho, entre outras caraterísticas que tornam a vida citadina menos agradável.
Há em Portugal um conjunto de aldeias que revelam as condições ideais para assegurar o descanso que se deseja. Um exemplo de uma aldeia fantástica para uma escapadinha é Lapa dos Dinheiros.
Fique a conhecer os atributos de Lapa dos Dinheiros, uma aldeia com diversas atrações imperdíveis. Esta aldeia até chegou a encantar um monarca…
A aldeia que impressionou o rei D. Dinis
Localização
Lapa dos Dinheiros é uma aldeia encantadora que se encontra situada numa das encostas da Serra da Estrela. Esta aldeia está presente no concelho de Seia. Lapa dos Dinheiros encontra-se a mais de 700 metros de altitude.
O facto de se encontrar numa posição privilegiada permite que esta aldeia possa oferecer aos seus visitantes vistas surpreendentes. Nesta aldeia, há ainda um conjunto de atrações que torna a visita a Lapa dos Dinheiros bastante agradável.
Os números
A localidade tem apenas 7,84 Km² e nela encontram-se apenas 294 habitantes. No entanto, apesar de ser uma área limitada, esta é uma terra que revela ter um grande desenvolvimento.
O nome
Há duas razões para Lapa dos Dinheiros se chamar desta forma: Lapa dos Dinheiros.
“Lapa”
A origem do nome Lapa está associada a uma lenda. Reza a lenda que alguns homens construíam as suas casas na localidade de Porto do Boi. No entanto, passaram por lá uns caçadores que os aconselharam a construí-las numas lapas mais abaixo, uma vez que as casas aí ficavam mais abrigadas.
Por isso, os homens decidiram aproveitar a sugestão e assim fizeram. Foi desta forma que nasceu a aldeia da Lapa.
“Dos Dinheiros”
Segundo reza a história, o rei D. Dinis passou um dia nesta pequena aldeia. Os habitantes honrados com a sua presença serviram-lhe um farto jantar. Nesse momento, o rei perguntou aos habitantes qual era o nome da aldeia.
No imediato, os habitantes responderam-lhe que se chamava Lapa, porque se encontrava construída numas lapas. Curiosamente, o rei D. Dinis ficou impressionado com a aldeia e com a generosidade das pessoas, por isso perguntou aos habitantes como tinham conseguido servir-lhe um jantar tão rico e variado.
Os anfitriões responderam sem hesitar que foi com os seus dinheiros. Por essa razão, D. Dinis determinou que a aldeia passaria a chamar-se Lapa dos Dinheiros. A partir desse momento, o nome passou a ser este.
Principais atrações
Ponte da Caniça
Localização GPS: 40.385153, -7.697302
A ponte da Caniça encontra-se presente sobre a ribeira da Caniça. Esta ponte está situada numa área florestal verdejante, imediatamente a jusante da praia fluvial da Lapa dos Dinheiros.
A ponte é de carácter rústico e tem arco único de volta inteira. A data de construção desta ponte é desconhecida. Esta construção icónica para a região foi alvo de obras na década de 1990, obras que se traduziram no alargamento e elevação do tabuleiro e na colocação de guardas metálicas.
Igreja Matriz de Lapa dos Dinheiros / Igreja de Nossa Senhora do Amparo
A Igreja Matriz de Lapa dos Dinheiros é bastante estimada pelos habitantes da aldeia. Esta construção é também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Esta igreja está datada de 1967. Este templo tornou-se numa referência na aldeia.
- Morada: Largo da Igreja, 6270-651, Lapa dos Dinheiros
- Localização GPS: 40.3771716, -7.7122241
- Contactos: [email protected] / 238315888 / 967077667
Capela da Nossa Senhora do Amparo
Localização GPS: 40.377011, -7.708571
Esta capela está presente no centro da aldeia de Lapa dos Dinheiros. A capela de Nossa Senhora do Amparo chegou a ser igreja paroquial até ao momento da construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, que surgiu no século XX.
Este templo apresenta planta retangular e fachadas em granito. O edifício exibe na frontaria um portal e uma janela de lintéis retos. A fachada lateral esquerda desta capela apresenta uma janela e dois portais. Um dos portais apresenta a inscrição de “1754” no topo.
Há uma torre sineira adossada à direita da fachada. Ela surge rasgada nas quatro faces por olhais em arco e remate em coruchéu piramidal, encimado por um cata-vento. Também surge uma cruz em ferro que apresenta a gravação “ANQUE 1935”.
No interior desta capela, é possível visualizar o púlpito e o altar em talha dourada. Por aqui, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Amparo. No adro da capela de Nossa Senhora do Amparo, encontra-se ainda um cruzeiro evocativo da fundação da nacionalidade e dos 300 anos da restauração da independência.
Buraco da Moura
Localização GPS: 40.385556, -7.698611
Buraco da Moura consiste numa gruta. Esta gruta encontra-se no sopé da montanha. Buraco da Moura foi originada pela queda e aglomeração de blocos graníticos enormes. Desta forma, ao deslocarem-se, as rochas formaram um conjunto de salas e galerias que apresentam semelhanças a uma lapa.
Contudo, o risco de acidentes neste local faz-nos constatar que há algum perigo. Buraco da Moura é uma gruta com 150 metros, aproximadamente, sendo composta por diversas salas e galerias. Nestes locais, podem ver-se algumas formações ferrosas.
Buraco da Moura tem interesse geológico e relevância arqueológica. Foram encontrados alguns achados importantes no Buraco da Moura, como restos de cerâmica (da Idade do Bronze e da época medieval), duas moedas e uma fivela.
Assim, tendo em conta a simplicidade dos objetos encontrados, crê-se que o Buraco da Moura tenha sido ocupado por humanos. Provavelmente, pastores que usavam a gruta como abrigo.
Buraco do sumo
Localização GPS: 40.378056, -7.6875
No vale da Ribeira da Caniça, encontra-se o Buraco do Sumo. Ele encontra-se precisamente no local onde a ribeira corre subterrânea. O facto da ribeira não se avistar neste local deve-se à aglomeração de blocos de granito que, por ação da gravidade, deslizaram das encostas circundantes, provocando um atulhamento.
Este buraco apresenta uma abertura larga. A fenda começa ao nível da calçada romana que existe no local. A partir daqui, podem admirar-se as diversas cascatas existentes na Ribeira da Caniça.
Cornos do Diabo
Localização GPS: 40.378889, -7.688056
Os Cornos do Diabo consistem numa rocha de granito enorme, com 6 metros de altura, aproximadamente. O nome insólito deve-se à existência de duas pontas aguçadas que se encontram no cimo dessa rocha.
Elas foram formadas devido à erosão. O aspeto, semelhante a uns cornos, fez com que a rocha ficasse com esse nome. Neste local, foi construída uma pequena represa para recolher as águas da ribeira da Caniça até à Câmara de Carga da Ponte Jugais.
O misterioso rochedo destaca-se pela sua envolvência. A beleza natural das lagoas e cascatas é um dos muitos encantos da aldeia Lapa dos Dinheiros.
Para ir ao encontro desta rocha, poderá realizar a rota da Caniça (PR10 SEI). Ao longo do percurso, é acompanhado por um canal de água e pelo arvoredo verde de beleza arrebatadora.
Ficha Técnica:
- Tipo de percurso: pequena rota circular
- Distância: 6,96 km
- Duração aproximada: 2h45
- Grau de dificuldade: III – algo difícil
Saiba mais informações, aqui.
Folheto, aqui.
Souto da Lapa dos Dinheiros
Este é um espaço com 18,15 hectares. Trata-se de uma verdadeira reserva natural de castanheiros. Este souto constitui-se como um dos alicerces fundamentais da vida serrana nos últimos dois mil anos.
Praia Fluvial Lapa dos Dinheiros ou da Caniça
Localização GPS: 40.385139, -7.697111
A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros (também conhecida como Praia Fluvial da Caniça) é formada por rochas graníticas, sendo abastecida pelas águas da Ribeira da Caniça. O espelho de águas límpidas revela-se um elemento que se destaca num cenário encantadora.
A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros está presente entre as encostas íngremes da montanha. O facto de se encontrar rodeada de florestas torna-a ainda mais encantadora. A partir de um miradouro, é possível admirar as cascatas, formadas pelo relevo acidentado do vale. A ponte romana, conhecida como a ponte da Caniça, encontra-se junto à praia.
Características da Praia:
- Esta praia foi premiada com a Bandeira Azul.
- A Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros é uma Praia Acessível, com cadeira anfíbia.
- Esta praia é classificada com a qualidade de Ouro pela Quercus.
- Tem infraestruturas e equipamentos que asseguram uma experiência de praia perfeita, uma churrasqueira e parque de merendas
- Há nesta praia balneários, casas de banho, um posto de primeiros socorros, estacionamento e bar.
- A praia fica vigiada (das 10h30 às 18h30) na época balnear. Há sempre a presença de um nadador-salvador.
Quedas de Água da Caniça
Localização GPS: 40.385139, -7.698573
Nas proximidades da aldeia, também poderá vislumbrar quedas de água maravilhosas. Estas quedas de água formam belíssimas cascatas na ribeira da Caniça.
Romarias e Festas
A festa de São Sebastião celebra-se no segundo domingo de agosto. Esta festa é considerada um dos cartões de visita desta aldeia.
A Festa da Castanha tem um apreço especial, nesta Aldeia de Montanha. A castanha está presente nesta zona de forma abundante, sobretudo no extenso Souto da Lapa dos Dinheiros.
Informação Útil
Como chegar?
Uma vez em Seia, deve seguir pela EN231 até S. Romão. A partir desta vila, suba a localidade (são cerca de 5 km, sentido Loriga/Lapa, até ver a placa identificativa de Lapa dos Dinheiros, à esquerda).
Quer saber onde pode comer em Lapa dos Dinheiros?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante São Martinho
Morada: Quinta do Crestelo, Avenida dos Bombeiros Voluntários, 6270- 909 Seia.
Localização GPS: 40.40826409661872, -7.708583972691081
Contactos: (+351) 238 320 050 / 917 650 138 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Restaurante a Margarida
Morada: EM513 3 6270, 6270-277 São Romão.
Localização GPS: 40.39467844654212, -7.694359484044077
Contactos: (+351) 238 321 136 / (+351) 968 598 131 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Fim Do Mundo
Morada: Avenida dos Bombeiros Voluntários 60 64, Seia 6270-425 Portugal.
Contactos: (+351) +351 238 089 358
Joan’s Take Away
Morada: Av. Bombeiros Voluntários, lote 1, Seia 6270-425 Portugal.
Contactos: (+351) 238 390 236
Mais informações, aqui.
Pizzeria Osolemio
Morada: Urbanização Das Camélias, Lote 5, Loja B, Seia 6270-425 Portugal
Contactos: (+351) +351 919 610 307
Quer saber onde pode dormir em Lapa dos Dinheiros?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casas da Lapa
Morada: Rua da Eira de Costa, 10, 6270-651, Lapa dos Dinheiros
Localização GPS: 40.3770459504, -7.70766664465
Contactos: (+351) 238 321 160 / 934560401 [email protected]
Mais informações, aqui.
Casa do Beco
Localização GPS: 40.378974, -7.710642
Morada: Beco da Rua 18 de Dezembro, 5 6270-651 Lapa dos Dinheiros
Contactos: [email protected]
Mais informações, aqui.
Casas do Soito
Morada: Rua Eira do Costa, 10, 6270-424, Lapa dos Dinheiros
Localização GPS: 40.3764831, -7.7101292
Contactos: (+351) 935 550 500 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Lobos Village
Morada: Av. Dr. Afonso Costa, 6270-481 Seia
Localização GPS: 40.42490390739803, -7.705176332716373
Contactos: (+351) +351967628776
Mais informações, aqui.
Quinta do Crestelo
Morada: São Romão, EN 231, 6270-425, Seia
Localização GPS: 40.4082055129, -7.70868664465
Contactos: (+351) 238 320 050 / [email protected]
Mais informações, aqui.