Conheça os encantos de uma aldeia invulgar. Outrora, Porto Carvoeiro foi um importante entreposto comercial no Douro.
Fazer uma escapadinha pode ser algo indispensável. Muitas pessoas querem fugir à agitação das cidades, ao trânsito, aos stresses do trabalho. Sentem necessidade de passar uns dias tranquilos no sossego de uma aldeia. A vida citadina tem constantes solicitações. Por isso, passar uns dias num destino rural pode revelar-se bastante agradável e reparador.
Em Portugal, existe um conjunto de aldeias que proporciona todas as condições que permitem assegurar o descanso que se deseja nestes momentos.
Um exemplo de uma aldeia fantástica para uma escapadinha é Porto Carvoeiro. Fique a conhecer os atributos de uma aldeia invulgar. Porto Carvoeiro proporciona uma experiência única.
Porto Carvoeiro: A aldeia que foi um importante entreposto comercial no Douro
Localização
A Aldeia de Porto Carvoeiro encontra-se presente na margem esquerda do rio Douro. Porto Carvoeiro integra a freguesia de Canedo, que se encontra no concelho de Santa Maria da Feira.
Passado relevante
No passado, Porto Carvoeiro revelou-se um importante entreposto comercial do concelho. A esta aldeia chegava sal (proveniente do Sul), chegava carvão (proveniente do interior) e também chegavam passageiros e barcos que transportavam um produto bastante importante para a região, o Vinho do Porto.
De Porto Carvoeiro, saíam os barcos rabelos transportando diversos géneros (nomeadamente madeiras, lenhas e carvão) até ao Porto.
A pesca
Dada a proximidade da água, Porto de Carvoeiro também desenvolveu a pesca. Desde cedo que esta aldeia aproveitou a proximidade com a água. Atualmente, ainda se pesca por aqui: savelha, lampreia, sável, muge e barbo.
Beleza
A experiência da aldeia é encantadora, mas a paisagem que a circunda também deslumbra. Passear pelas margens de Porto Carvoeiro revela-se um verdadeiro deleite, uma vez que a aldeia se encontra enquadrada entre o rio e uma floresta densa (de eucaliptos e pinheiros).
Atividades na água
Quem é adepto de atividades na água pode sempre explorar a experiência de trilhar um dos percursos de canoagem. São feitos em pequenas embarcações que passam por este local encantador.
A aldeia
A melhor forma de conhecer a essência de Porto Carvoeiro é fazer um passeio pelas suas ruas. Caminhar nestas ruelas permite o contacto com a arquitetura única das duas casas de estilo senhorial, uma delas apresenta uma capela privada de beleza singular.
Quando visitar a aldeia?
Existem dois momentos que tornam a aldeia particularmente mais fascinante. Fazer uma visita a Porto Carvoeiro quando o Festival Internacional de Teatro de Rua Imaginarius está a decorrer revela-se uma decisão acertada. Porto Carvoeiro fica mais mágica quando este evento decorre.
Outro momento especial ocorre no primeiro fim de semana de agosto, durante as festividades dedicadas a São Lourenço. Por isso, visitar Porto Carvoeiro por esta altura permite-nos testemunhar a alegria dos seus habitantes com esta data especial.
Gastronomia
Além dos diversos peixes que vêm do rio, há muito para saborear por aqui. Na aldeia de porto Carvoeiro, encontram-se vários produtos para degustar. O mel é um dos produtos locais que apresenta grande qualidade.
Os habitantes de Porto Carvoeiro gostam de se perder nos sabores regionais. Existem petiscos imperdíveis nesta aldeia, como o assado misto de carne sobre leito de arroz de forno e batata assada com tomilho.
Para adoçar a boca, há sobremesas que são uma tentação, como a fogaça com doce de abóbora e nozes, ladeada de mel e acompanhada de vinho do Porto. Estas são boas opões. No entanto, há outras de igual valor, nomeadamente os almendrados, os amenteigados, os areados e os caladinhos.
O artesanato
Porto Carvoeiro é também um espaço onde se pode encontrar artesanato de qualidade. Será fácil para todos os que escolham visitar esta aldeia encontrarem coisas fantásticas. Por esta região, não faltam artefactos encantadores, elaborados em diferentes materiais, em cortiça, em mármores. Há objetos em ferro e latão, em cerâmica, rendilhados e ainda trabalhos em arame, rede, madeira e pele (peneiras, crivos, bombos e pandeiretas).
Por aqui, destacam-se ainda objetos comuns como as mantas (liteiros), as cangas e jugos, os cestos, os tamancos, as vassouras, as escovas e os rodos e, surpreendentemente, os violinos.
Leia também:
- A aldeia encantada que torna o Douro mágico
- Descubra 10 das aldeias mais bonitas de Portugal
- Uma das aldeias mais pequenas e preciosas do Norte de Portugal
Onde comer?
Café Entre Amigos
Morada: R. Prof. Sousa Alves 404
Contactos: 22 763 0923
Mais informações, aqui.
Onde dormir?
Quinta do Pomar Maior
Contactos: 00 351 96 31 62 137 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Excelente trabalho, merece seracopanhado.