Descubra os encantos de uma povoação que tem uma curiosidade fascinante e, por isso, diz-se que é a aldeia onde não se brinca com a sorte.
O nosso país tem várias aldeias que proporcionam experiências distintas. Todas as aldeias diferem, apresentando diferentes atributos que as tornam em povoações únicas. Em Portugal, há aldeias que se distinguem por serem um elemento importante numa paisagem deslumbrante, estando perfeitamente integradas num cenário de grande beleza natural.
Existem ainda aldeias que apresentam um património relevante, que contam parte importante de episódios da história de Portugal. Por vezes, até revelam informação preciosa que antecede a própria fundação do nosso país.
Há ainda aldeias que escondem pequenas preciosidades. Uma estória curiosa que lhes dá ainda mais charme, é o caso de Vide Entre Vinhas. Descubra os encantos de Vide Entre Vinhas, uma povoação que tem uma curiosidade fascinante.
Vide Entre Vinhas: A aldeia onde não se brinca com a sorte no Centro de Portugal
Localização
Vide Entre Vinhas é uma singela povoação presente em Celorico da Beira. Esta aldeia muito ligada à terra, à agricultura, está associada a um acontecimento trágico. No entanto, soube encontrar solução para um problema complicado.
Curiosidade
Em Vide Entre Vinhas, terá acontecido algo como é relatado na praga bíblica dos gafanhotos:
“O vento trouxe gafanhotos. Cobriram a terra duma ponta a outra, e era uma praga tal que nunca se viu coisa assim, nem depois se tornou a ver. Comeram a vegetação que ainda ficou da saraiva. Não se ficou a ver nem um pedaço de verde, nem de plantas, nem de árvores.”
A aldeia foi castigada com uma nuvem de insetos. Este acontecimento foi nefasto para a povoação. A praga dizimou os campos agrícolas. Vide Entre Vinhas teve um azar inexplicável. Esse fenómeno apenas afetou a aldeia, porque as povoações vizinhas resistiram ilesas à nuvem de gafanhotos.
Tendo em conta os efeitos que a praga causara nos campos agrícolas de Vide Entre Vinhas, a população local foi forçada a recomeçar… Não teve alternativa senão arregaçar mangas e trabalhar em dias melhores.
Fé
A povoação de Vide Entre Vinhas rezava para que tal praga de gafanhotos não se repetisse, porque seria a morte do artista… Os habitantes de Vide Entre Vinhas criaram uma festa em homenagem à Nossa Senhora dos Verdes.
Todos os anos o povo de Vide Entre Vinhas demonstrou ser devoto. Por isso, organizou este evento, que aconteceu sempre em fevereiro. Por isso, a população de Vide Entre Vinhas passou a viver sob proteção divina. Desta forma, os campos da povoação floresceram novamente e nunca mais foi invadida por uma praga de gafanhotos!…
Nova vida
Vide Entre Vinhas ganhou nova vida, reafirmou-se, reergueu-se, através de uma economia centrada na terra. Nesta terra, continua a produzir-se batata, feijão, cebola e o tradicional queijo de produção artesanal. O vinho é outro produto que é muito estimado pela população local.
Experiências imperdíveis
Realizar uma subida ao Penedo do Bico (ou então, ao Penedo Gordo) revela-se uma experiência incomum, bastante agradável, que nos permite observar os campos amanhados. Neste espaço, podemos admirar a encantadora paisagem. Há muitos encantos dispersos pelo território.
Leia também:
- Aqui D. Pedro jurou que Inês era sua legítima mulher, no Centro de Portugal
- A aldeia onde se pagava o imposto do vinho no Centro de Portugal
- A cidade do herói lusitano no Centro de Portugal
Principais atrações de Vide Entre Vinhas (e das proximidades)
Casa Agrícola dos Arais
Este espaço é perfeito para saborear queijos e requeijão Serra da Estrela DOP, feito com leite de ovelhas Bordaleira Serra da Estrela. Na Casa Agrícola dos Arais, pode conhecer a arte de fazer queijo. Este espaço só pode ser visitado após marcação prévia.
Morada: Lugar dos Arais n.º 37, Vide Entre Vinhas, 6360-200 Celorico da Beira
Localização GPS: 40.597944, -7.402806
Necrópole de São Gens
Esta é uma atração presente nas proximidades. Trata-se de um antigo cemitério. Neste espaço, encontram-se quatro espécies de túmulos, de diferentes formatos. Há túmulos em forma de banheira, há túmulos triangulares, existem túmulos antropomórficos e túmulos cavados em pedras móveis.
Localização GPS: 40.6542148, -7.3972208
Penedo do Sino
O Penedo do Sino encontra-se próximo destas sepulturas. Trata-se de um bloco pedunculado granítico, afeiçoado pelos agentes de meteorização. Este penedo, também designado como Pedra Sineira, é muito conhecido por se apresentar num estranho equilíbrio que revela grande beleza.
Este território foi ocupado entre os séculos I e II. Posteriormente, também teve povoação entre os séculos XII e XIII. Este é um geossítio do Estrela Geoparque (GW9).
Morada: Lavandeira, 6360-302, Celorico da Beira
Localização GPS: 40.6542148, -7.3972208
Pedra do Casamento
Em tempos, este foi um local de romaria das raparigas solteiras. Segundo a lenda, as moças solteiras deviam atirar uma pedra para o cimo do penedo para conhecer a sua sorte no amor.
Se a pedra caísse, elas sabiam que estariam condenadas a ficar solteiras para sempre… Não é só com pragas, há azares destinados… E em Vide Entre Vinhas não se pode brincar com a sorte…
Igreja Matriz de Vide Entre Vinhas
Este templo é uma atração imperdível. Esta construção religiosa é também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Anunciação.
Morada: Estrada Municipal 553, 6360-200 Vide Entre Vinhas
Localização GPS: 40.5972078, -7.4029481
Perto da aldeia onde nasci no centro de Portugal,entre a Aldeia do Gravêto e do Pinheiro havia águas férreas que no inverno saiam duma pequena ribeira, os mais antigos diziam que era o ferro das espadas dos militares franceses e ingleses que lutaram lá, e alguns lá ficaram, nunca foi descoberto isso tenho pena se vou morrer sem ninguém descobrir se isso foi verdade, nessa aldeia Pinheiro havia um muinho de fazer farinha de milho , tinha umas arcas onde as pessoas que lá viviam se salvaram nessa guerra por dar de comer aos cavalos farinha e milho, para poderem seguir. Isto pertence a Monte Redondo Leiria.esta minha estória fica escrita.