Fique a conhecer os encantos de uma aldeia invulgar chamada de Fernão Joanes, a aldeia onde as ovelhas são tratadas como princesas.
Há diversas aldeias encantadoras no nosso país. Existem várias opções que servem como refúgio. Um dos destinos mais procurados pelos portugueses é a Serra da Estrela. Independentemente da estação do ano, há nesta zona do país uma magia especial. Além da beleza natural incrível, há também um conjunto de atrações que merece rasgados elogios.
Existem diversas Aldeias de Montanha que apresentam uma riqueza incrível e que proporcionam uma experiência imperdível. Uma dessas aldeias tem um nome incomum, Fernão Joanes. Fique a conhecer as qualidades de Fernão Joanes, uma aldeia invulgar, perfeita para uma escapadinha.
A aldeia na Serra da Estrela onde as ovelhas são tratadas como princesas
Localização
Fernão Joanes é uma aldeia beirã repleta de encantos. Esta pequena localidade situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a cerca de 30 minutos da Guarda. Fernão Joanes tem uma população residente de cerca de 250 habitantes. A sua população é maioritariamente adulta e envelhecida.
O nome
O nome da aldeia é invulgar: Fernão Joanes. Este nome terá surgido a partir de um pequeno núcleo de casas de uma quinta na tutela de um senhorio/povoador. Provavelmente, no fim do séc. XII/séc. XIII, este homem teria o nome Fernão Joanes ou Fernão João.
A vida
Esta é uma terra de pastores. Em Fernão Joanes, as ovelhas são tratadas como autênticas princesas, até vestem de gala em dias de festa. Nesta aldeia, é assim desde que há memória.
As pessoas de Fernão Joanes eram economicamente dependentes da pastorícia e da indústria dos lanifícios. Por isso, até houve um tempo em que existiam mais de 4000 ovelhas em Fernão Joanes.
Os habitantes desta aldeia levam a tarefa de cuidar dos seus rebanhos muito a sério. Por isso, em maio, os pastores conduzem os seus rebanhos (já em modo princesas, lavados e muito bem aperaltados, decorados com fitas e borlas de lã coloridas) até à capela de Nossa Senhora do Soito. Os pastores fazem-no para assegurar a bênção para mais um ano de trabalho.
O Trilho ou Rota das Canadas
Há uma experiência imperdível para os amantes de caminhadas e explorações. Trata-se do Trilho ou Rota das Canadas. Este é um percurso onde se pode usufruir dos vários encantos da região, podendo apreciar-se toda a beleza natural da zona.
O trilho inicia-se junto ao museu da tecelagem da aldeia de Meios. As pessoas que embarcarem nesta experiência não se arrependerão. Irão percorrer os trilhos usados antigamente pelos pastores, durante a transumância.
O percurso segue em direção às Eiras. Durante o percurso, as pessoas podem observar a paisagem e até várias espécies de aves (dependendo da altura do ano) e mamíferos.
Além disso, ao fazer este trilho encontra grande diversidade de flora e fauna. Há ainda a possibilidade de se conhecer o património natural local, como a Ribeira de Alvoco ou os Depósitos fluvioglaciários.
O Trilho ou Rota das Canadas também permite que se conheça o património histórico-cultural desta zona. Entre os seus destaques, está o Núcleo antigo de Alvoco da Serra, o Museu de Arte Sacra, uma Ponte Medieval, os Cortes e canadas, os Moinhos de Água e um forno comunitário, e, finalmente, a Eira.
Mais informações sobre o Trilho, aqui.
As “Eiras”
Apesar das pequenas dimensões de Fernão Joanes, há muito para se ver. Esta é a única aldeia no país exclusivamente destinada aos animais. Desde 2002 que a “Festa da Transumância” se realiza em Fernão Joanes. Trata-se de um evento dedicado aos pastores da freguesia. Em tempos, estas pessoas partiam com os seus rebanhos para zonas de melhor pasto.
Igreja Matriz de Fernão Joanes
40.486021, -7.3552618
A Igreja de São João Batista é uma das várias construções religiosas que se encontra por aqui. No interior desta igreja, há vários altares. No entanto, o altar das almas destaca-se com uma pintura magnífica.
Há ainda o altar da Srª do Rosário, Imaculada Conceição, Nª Srª de Fátima. No altar Mor, encontra-se ao centro São João Baptista, padroeiro da freguesia.
Morada: Rua da Igreja, 6300-105, Fernão Joanes
Contactos: 961129325 / [email protected]
Parque de Lazer de Nª Srª do Soito
Este parque situa-se na periferia da capela de Nª Srª do Soito. O Parque de Lazer de Nª Srª do Soito tem todas as condições para um dia bem passado. Neste Parque, podemos encontrar um grande parque de merendas. Existem nele várias zonas verdes.
Há ainda a destacar a presença de um polidesportivo e de um campo de futebol. Neste espaço, há balneários, camaratas com capacidade para 30 pessoas.
No Parque de Lazer de Nª Srª do Soito, pode realizar várias atividades, nomeadamente: slide, escalada, rappel… Neste lugar, tanto pode acampar, como pode simplesmente passar um dia agradável com a sua família e/ou amigos. A “Festa de Maio”, feita em honra de Nossa Srª do Soito, realiza-se no Parque de Lazer de Nª Srª do Soito.
A necrópole
Junto à Ermida de Nossa Senhora do Soito, encontra-se uma verdadeira Necrópole Medieval, presente na encosta de uma pequena elevação. É possível ver um conjunto de sepulturas que remonta aos séculos X – XII. Elas são testemunhas de um passado distante.
Gastronomia
Em Fernão Joanes, encontra-se uma gastronomia de qualidade. Há produtos que são bastante apreciados, como os enchidos, nomeadamente: a alheira, a farinheira, a chouriça, a bucheira e a morcela.
O presunto curado no sal e fumado também é bastante apreciado. Esta zona também recebe bem os apreciadores de queijo. Há requeijão, queijo fresco e o famoso Queijo da Serra da Estrela que é uma referência.
Entre as refeições principais, destacam-se o ensopado de borrego à pastor, o cabrito assado à moda da Serra e o caldo de castanha pilada, frequentemente designado como paparote.
A doçaria que se encontra em Fernão Joanes também merece elogios. Uma das melhores formas de adoçar a boca é com o arroz-doce com leite de ovelha. No entanto, há outras opções, como a bola doce, a Tapioca, o doce de abóbora com requeijão ou as Filhós.
Há outro destaque: os Biscoitos da Senhora do Soito. O nome destes biscoitos deve-se ao facto de eles serem feitos uma vez por ano, na Festa de Nª Sr.ª do Soito.
Motocross
A tradição desta aldeia no que diz respeito ao motocross já conta com cerca de duas décadas. Por aqui já se faziam provas de caráter amador desde esse tempo. Há uma etapa do Campeonato da Europa de Motocross e do Nacional de motocross que se realiza aqui desde 2014.
O Campeonato Europeu de Motocross serve de pretexto para a aldeia se associar a um momento de festa. Os elementos da aldeia voluntariam-se em peso para ajudar na organização. Há determinadas funções que são distribuídas para que todos contribuam. Por isso, o evento dá vida a Fernão Joanes.
Leia também:
- Um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela
- 8 encantadoras aldeias para ver neve na Serra da Estrela
- 10 atrações imperdíveis da Serra da Estrela
Onde comer?
Álvaro – O Peregrino
Localização GPS: 40.42520959850283, -7.145618287484417
Morada: EN 233, Bombas BP, Sabugal, 6300-155, Guarda
Contactos: 271698038 / 917374388
Mais informações, aqui.
Há outras opções onde pode desfrutar das principais iguarias da região. O restaurante Vallecula encontra-se a cerca de 20 minutos do centro da aldeia de Fernão Joanes. Há ainda o restaurante Belo Horizonte e, finalmente, o D’sigual CoffeeDrinks, que permite que se realize uma experiência mais requintada.
Onde dormir?
Casa do Cipreste
Localização GPS: 40.48614717859482, -7.355639323161652
Esta é uma habitação de turismo rural. A Casa do Cipreste está presente no centro da aldeia de montanha de Fernão Joanes.
Quando visitar a aldeia, seguramente que encontrará neste espaço as condições perfeitas para desfrutar de uma noite tranquila. Trata-se de uma habitação de turismo rural que apresenta uma decoração bastante típica da região.
Morada: 6300-230 Fernão Joanes
Contactos: [email protected]