Fique a conhecer as diversas atrações de uma das aldeias mais altas do nosso país: Sabugueiro, a aldeia mais alta da Serra da Estrela.
Portugal tem destinos encantadores para uma escapadinha. Muitas pessoas procuram aproveitar cada momento livre na sua agenda para a realização de uma estadia breve, que assegure momentos relaxantes. A tranquilidade das aldeias proporciona esse sossego e paz que se procuram quando se quer descansar uns dias.
Há muitas aldeias que se encontram inseridas em locais de grande beleza natural e que ainda conseguem proporcionar um conjunto de atrações que as tornam em destinos perfeitos para uma escapadinha.
Há ainda aldeias que escondem momentos históricos ou curiosidades que as tornam especiais, como a aldeia de Sabugueiro. Fique a conhecer as diversas atrações de uma das aldeias mais altas do nosso país.
Sabugueiro: A aldeia mais alta da Serra da Estrela
Localização
Sabugueiro é uma aldeia serrana presente em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Esta aldeia está presente na freguesia de Sabugueiro e integra o município de Seia.
Sabugueiro está presente na província da Beira Alta, na região do Centro e na sub-região da Serra da Estrela. A aldeia de Sabugueiro encontra-se a 1050 metros de altitude, sendo que muitos defendem que é a aldeia mais alta de Portugal.
A origem
Os abrigos provisórios dos pastores originaram a fundação desta aldeia serrana. Os pastores encontraram neste local e nas suas proximidades boas pastagens para os seus rebanhos.
A zona onde a aldeia do Sabugueiro veio a ser fundada foi considerada especial, pois apresentava uma beleza rara, além de parecer abençoada pela Natureza.
Características
Esta aldeia apresenta diversos encantos, sendo o conjunto de habitações uma das suas atrações mais populares. O conjunto de casas rurais é encantador e apresenta caraterísticas muito típicas da região. São simples e graníticas. No entanto, apresentam-se de um modo que as torna particularmente belas.
Interesse
O Sabugueiro gera interesse, sendo visto como um destino especial. Esta aldeia revela-se o centro de turismo serrano. O Sabugueiro tornou-se numa referência imperdível.
Todos os visitantes que pretendem conhecer os encantos da imponente Serra da Estrela devem ver Sabugueiro como local de passagem e paragem.
O turismo
A Serra da Estrela é um destino bastante popular, seja para férias ou escapadinhas. O crescimento do turismo revela-se precioso para preservar locais como Sabugueiro. O interesse manifestado nestes destinos rurais permite impulsionar os encantos locais. Os visitantes ficam a conhecer melhor a qualidade dos produtos da região.
Produtos locais
O famoso queijo da serra serve apenas como mero exemplo. Há diversos produtos de qualidade, como presunto, enchidos e mel. Além de produtos alimentares, há na Serra da Estrela outro tipo de referências importantes, tais como os tapetes de lã de ovelha.
O cão da serra
Outro dos destaques da região é a criação dos famosos cães da serra. Curiosamente, é possível ver estes animais encantadores a passear tranquilamente pelas ruas do Sabugueiro. Esta aldeia é vista como um dos principais locais onde a criação desta raça canina é realizada.
O Sabugueiro
Esta é uma das maiores freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela. O Sabugueiro destaca-se pela sua elevada localização. No entanto, apresenta também outras qualidades.
Por exemplo, apresenta recursos naturais fascinantes. A vegetação de serra presente neste local é deslumbrante e a presença de quedas de água tornam o espaço imperdível.
Curiosidade
Esta aldeia é reconhecida por boa parte das pessoas como a “aldeia mais alta de Portugal”. Contudo, apesar da fama, o título de aldeia mais alta do país continua a ser disputado por outras localidades. Há outras localidades que também se encontram acima dos 1100 metros de altitude.
Os especialistas
A aldeia de Sendim encontra-se situada no concelho de Montalegre. Esta será, na verdade, a aldeia mais alta, pois atinge uma altitude de 1155 m. Mesmo a aldeia Pitões das Júnias atinge uma altitude superior, de 1140 m. A aldeia Gralheira apresenta uma altitude de 1130 m, enquanto a aldeia Panchorra tem uma altitude de 1120 m.
Ora, segundo a carta topográfica 1:25000 do CIGeoE (Centro de Informação Geospacial do Exército) e recorrendo como critério à cota altimétrica do edifício que se encontra situado na parte mais elevada do povoado. A aldeia do Sabugueiro atinge uma altitude máxima de “apenas” 1120 m.
A verdade
Por isso, tendo esta informação como verdadeira, não está correto afirmar que Sabugueiro é a aldeia mais alta de Portugal. No entanto, apesar desta questão de centímetros não lhe garantir esse título, Sabugueiro não deixa de ser uma aldeia menos especial.
Existem muitos atrativos em Sabugueiro que tornam este destino singular, imperdível!
Atrações imperdíveis
Central Hidroelétrica do Sabugueiro
Esta central integra o conjunto de aproveitamento hidroelétrico da Serra da Estrela. O Museu da Eletricidade encontra-se perto da Senhora do Desterro.
Forno Comunitário
Esta aldeia é um local repleto de história geracional. O Forno Comunitário tornou-se numa referência local. Este forno foi usado ao longo dos anos por quase todas as famílias da freguesia.
Foi neste forno que o famoso “Pão do Sabugueiro” se desenvolveu e se tornou num produto especial. O pão local tornou-se num elemento central da alimentação. Este alimento servia de sustento das famílias e tinha a vantagem de durar vários dias.
Atualmente, ainda é possível ver muitos habitantes desta aldeia serrana a apresentarem-se neste local com os tabuleiros à cabeça. Ainda usam este forno para cozer o saboroso pão.
O museu
Foi criado um museu etnográfico em Sabugueiro para preservar a tradição de Transumância que ainda permanece forte nestas paragens. Este espaço está presente junto ao forno comunitário e trata-se de um local inteiramente dedicado à transumância.
O museu etnográfico foi criado de forma a retratar os diversos aspetos rurais de Sabugueiro. Neste museu, poderá encontrar vários elementos e materiais ligados à pastorícia. Existe um especial destaque dado às sementeiras agrícolas.
Localização: 40.401556, -7.639778
Construções religiosas
Igreja Matriz
Localização GPS: 40.402333, -7.639639
Este templo é dedicado a Santa Clara. A Igreja terá sido erigida nos finais do século XVI. Esta construção religiosa revela-se um exemplar de arquitetura feita em granito. A Igreja Matriz apresenta uma fachada principal, onde se destaca um portal de verga reta e frontão rebaixado.
O relógio presente na parte superior do templo é outro dos seus destaques. Esta Igreja Matriz tem ainda a torre sineira que se encontra do seu lado direito. A nave única presente no interior do templo tem abóbada de volta perfeita e encontra-se coberta por quadros pintados encantadores.
Capela De Nossa Senhora de Fátima
Localização GPS: 40.4030984, -7.6464095
Este templo está presente num extremo da aldeia. Esta construção religiosa encontra-se à volta de um amplo largo que se revela propício a momentos de lazer. A Capela de Nª. Senhora de Fátima é uma referência local.
O povo venera Nª Senhora de Fátima. Nos dias 12 e 13 de maio, é realizada a procissão das velas.
Rua da Rua Beirinha, 6270-151, Sabugueiro.
Cascata da Fervença
Localização GPS: 40.399794, -7.627536
A espetacular cascata da Fervença é uma atração imperdível. A Cascata da Fervença apresenta as águas límpidas da Serra da Estrela que se estendem ao longo de todo o território. Esta cascata é uma das mais belas da região. É formada pelo rio que lhe dá nome.
Esta cascata cai sobre a serra numa altura de cerca de 20 metros. A cascata da Fervença encontra-se presente num local onde a paisagem natural é arrebatadora.
Lagoa Comprida
Localização GPS: 40.365167, -7.647556.
Esta atração foi construída a partir de uma lagoa natural que se situa 1600 metros de altitude. A Lagoa Comprida consiste no principal reservatório de água da Serra da Estrela.
Nas águas da Lagoa Comprida, desaguam dois canais. Um dos canais tem 2354 metros, sendo chamado de Covão do Meio.
Trata-se de um canal que permite desviar a água das encostas do Planalto da Torre. Já o outro canal é o Covão dos Conchos “apenas tem 1519 metros, este canal desvia as águas da Ribeira das Naves.”
Covão Dos Conchos
Localização GPS: 40.364, -7.610917.
Esta albufeira encontra-se integrada no Sistema Hidroelétrico da Serra da Estrela. O Covão dos Conchos é visto como uma das atrações mais emblemáticas da Serra da Estrela. Este é um local muito popular, sendo bastante procurado por turistas.
Este Covão encontra-se presente a 7,9 km da aldeia do Sabugueiro. Trata-se de um geossítio de âmbito glaciário e fluvioglaciário (GF4) do Estrela Geopark. O Covão dos Conchos resulta da existência de uma estrutura de drenagem de água que é muito parecida com um funil.
A estrutura criada permite o transvase da água. É deste espelho de água que a matéria líquida faz a sua passagem para a Lagoa Comprida. O Covão dos Conchos permite provar como a intervenção do Homem na Natureza pode criar coisas verdadeiramente espantosas, sem prejudicar a paisagem ao redor.
Para ver esta atração é necessário percorrer um trilho de de 4 km da Lagoa Comprida até ao Covão dos Conchos.
Covão Do Urso
Localização GPS: 40.39585, -7.637086.
Esta atração está presente na ribeira do Covão do Urso, a montante da aldeia do Sabugueiro. O Covão do Urso consiste numa ampla depressão de origem glaciária. Este covão tem uma forma caraterística: apresenta-se em “U”.
O Covão do Urso apresenta um conjunto importante de depósitos glaciários, com o nome de moreias. Na vertente norte, destaca-se uma moreia lateral com uma extensão de 3 km, aproximadamente. Este local é um geossítio de âmbito glaciário e fluvioglaciário ( GF3) do Estrela Geopark.
Praia Fluvial do Sabugueiro
Localização GPS: 40.400694, -7.640472.
O passadiço permite que se passe sobre as águas límpidas da ribeira da Fervença e as encantadoras margens relvadas que dão uma beleza singular a esta praia fluvial. Esta zona balnear tornou-se numa atração bastante popular nos dias de verão.
Esta praia é muito procurada pelos habitantes da aldeia e por visitantes que procuram um espaço refrescante para os dias mais quentes do ano.
Açude Do Poço Negro
Localização GPS: 40.401028, -7.656667.
O açude encontra-se no troço superior do Rio Alva, a jusante da Aldeia. O Açude Do Poço Negro é conhecido por ser o primeiro açude a ser construído (em 1909), com o propósito de alimentar os geradores da Central do Desterro I, onde se encontra o Museu Natural da Eletricidade.
Miradouro do Sabugueiro
Localização GPS: 40.405333, -7.651.
Este miradouro revela-se um local de passagem obrigatória, uma referência local. O Miradouro do Sabugueiro é uma atração imperdível, que nos permite ver um cenário mágico.
As vistas são deslumbrantes, dando o protagonismo à Aldeia e ao vale do Rio Alva, que se trata de um dos principais afluentes do Rio Mondego. O Covão do Urso é um dos seus maiores destaques.
Outras atrações
O Cruzeiro
Esta atração encontra-se presente junto à Igreja do Sabugueiro. O Largo do Cruzeiro é um espaço que, ao longo do ano, é utilizado para os mais diversos fins. A experiência de estar neste local é bastante agradável. Trata-se de um espaço de lazer, dotado de sombras, sendo um local seguro e acolhedor.
O Largo do Cruzeiro tornou-se num local emblemático em Sabugueiro, sendo comum servir de palco para as maiores festas da aldeia. Por exemplo, aqui são realizadas duas festas bastante acarinhadas pelo povo local: a festa do Santíssimo Sacramento e a festa realizada em honra de Nossa Senhora da Graça.
Ponte sobre o Rio Alva
Esta é uma ponte antiga feita de pedra. Além da história da construção, existe uma beleza no local que merece ser destacada. Os moinhos reivindicam protagonismo na paisagem.
Noutros tempos, era lá que se moía o centeio ceifado nas encostas da serra. Era desta forma que se ajudava a alimentar a população local que se encontrava dedicada ao campo e à pastorícia.
Fonte do Ferreiro
Reza a lenda que a esta é uma fonte especial. A Fonte do Ferreiro adapta-se à estação. Tem água fresca no verão e apresenta água morna no inverno.
Ao longo dos tempos, tornou-se num local de referência, uma espécie de ponto de peregrinação no qual os habitantes passavam para encherem jarros e garrafões para se abastecerem de água.
Este local também é usado como bebedouro para os animais. Logo ao lado da fonte, encontra-se um tanque comunitário.
Feiras e Festividades
Ao longo do ano, são realizados vários eventos culturais na aldeia e de lazer. A comunidade local e os turistas podem viver momentos incríveis, nomeadamente de várias festas e celebrações religiosas.
A Festa de Nossa Senhora da Graça (Padroeira) é uma das mais populares. Trata-se de um evento que encanta todas as pessoas. Esta Festa costuma decorrer no 3º fim de semana de setembro, sendo dedicada à padroeira do Sabugueiro.
Tradição
A Noite das Caçoilas
A aldeia mantém viva a tradição da Noite das Caçoilas. Esta iniciativa da aldeia de Sabugueiro merece os maiores elogios por visar recuperar uma tradição ancestral. Além disso, também permite dar a conhecer o melhor da gastronomia típica local.
A população da aldeia recorre ao seu forno comunitário para confecionar em conjunto algumas refeições típicas. Nesta noite especial, o forno é usado para a realização de refeições especiais, de cabrito, borrego e frango.
As refeições são sempre feitas em caçoilas de barro preto. A tradição da Noite das Caçoilas permanece viva na aldeia de Sabugueiro, realizando-se as deliciosas refeições num ambiente de festa.
Ponto de partida
A aldeia do Sabugueiro é frequentemente encarada como um dos melhores pontos de partida para conhecer a Serra da Estrela. Nas proximidades, existem aldeias bastante bonitas que merecem ser conhecidas. Eis algumas delas:
Vila de São Romão
Esta é a vila mais rica do município. São Romão apresenta grande riqueza em recursos naturais e em termos patrimoniais. Esta vila é conhecida pelas suas belas paisagens naturais. É nesta vila que nasce o rio Cobrão.
São Romão tem origens antigas. A ocupação deste território remonta ao Período Calcolítico, isto é, a cerca de 1.200 a.C.. Esta vila chegou a ser sede de concelho no século XVIII. No entanto, ao longo do tempo, foi perdendo importância administrativa.
As construções religiosas de São Romão são atrações imperdíveis, destacando-se a Igreja Matriz, o Santuário de Nossa Senhora do Desterro. A curiosa “Cabeça da Velha” e o Museu de Arte Sacra são outras referências locais.
Aldeia de Sandomil
Esta aldeia é banhada pelo cristalino Rio Alva. A paisagem rural da aldeia de Sandomil é o seu maior património. O cenário apresenta-nos diversas atrações, destacando-se a existência de moinhos de água, as azenhas e a praia fluvial. Este local de águas cintilantes é de paragem obrigatória no verão.
Nesta aldeia, reina a calma e o silêncio. Passear pelas ruas serranas de Sandomil é viver uma experiência singular. Existem alguns locais que merecem ser destacados, nomeadamente a Ponte Romana, uma construção com muita história.
O antigo edifício dos Paços do Concelho é outra referência local. Atualmente, é uma Casa Brasonada. Nesta aldeia, há também construções religiosas, como a Igreja Paroquial que apresenta uma Torre inclinada. Existem ainda capelas encantadores, como a granítica Capela de S. Sebastião e a Capela de S. João Baptista.
Informação útil
Posto de Turismo do Sabugueiro
Rua Nossa Senhora de Fátima, 6270-151 Sabugueiro
Tel.: (+351) 238 315 336 / 238314123
Leia também:
- 6 incríveis miradouros na Serra da Estrela a não perder
- 6 das aldeias mais bonitas da Serra da Estrela
- A aldeia na Serra da Estrela onde as ovelhas são tratadas como princesas
Quer saber onde comer em Sabugueiro?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Ribeira D’alva
Localização GPS: 40.40105768047287, -7.641546191548927
- Morada: EN 339, Avenida do Comércio, 7, 6270-151, Seia
- Contactos: [email protected] / 938701417
- Horários: Seg. (11h30-16h); Qua. a Sex. (11:30-16h) Sáb. a Dom. (11h-17h)
Mais informações, aqui.
Restaurante Miralva
Localização GPS: 40.402336732088095, -7.641552801169977
- Morada: EN 339, Avenida do Comércio, 27, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: 238311646
- Horários: Seg. a Dom. (12h-22h)
Mais informações, aqui.
Restaurante Chocalho
Localização GPS: 40.40431277151581, -7.644595760991677
- Morada: EN 339, Avenida do Comércio, 45, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: 238314878
- Horários: Seg. a Dom. (12h-21h)
Mais informações, aqui.
Restaurante O Nevão
Localização GPS: 40.40301538737389, -7.641262035297018
- Morada: Rua do Barreiro, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: 238311432
- Horários: Ter. a Dom. (12h-22h)
Mais informações, aqui.
Mirante Da Estrela
Localização GPS: 40.40538013673757, -7.649062856571278
- Morada: EN 339, Avenida do Comércio, 60, 6270-151, Seia
- Contactos: 238311431 / 969089750
- Horários: Seg. a Ter. (12h-16h); Qui. a Dom. (12h-16h)
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Sabugueiro?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hostel Criativo Do Sabugueiro
Localização GPS: 40.404202, -7.642376
- Morada: Rua do Bairro Cruz do Manco, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: [email protected] / 238314138 / 964862521
Mais informações, aqui.
Stone House Design
Localização GPS: 40.402202, -7.6402902
- Morada: Avenida da Igreja, 9, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: [email protected] / 918153346
Mais informações, aqui.
Abrigo Da Montanha Hotel Rural & Spa
Localização GPS: 40.404483, -7.645145
- Morada: Rua Fundo do Povo, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: [email protected] / 238315329 / 968369952
Mais informações, aqui.
Casas Do Cruzeiro
Localização GPS: 40.4022809504, -7.64019345709
- Morada: Rua da Igreja, 5, 6270-151 Sabugueiro
- Contactos: [email protected] / 968578919
Mais informações, aqui.
Casa Da Moreia
Localização GPS: 40.403162, -7.638642
- Morada: Travessa do Outeiro, 3, 6270-151, Sabugueiro
- Contactos: [email protected] / 961951167
Mais informações, aqui.
Aldeia mais alta de portugal em Castro-laboreiro portos 1170m e curral de Gonçalo 1165m