A aldeia Tresminas apresenta um conjunto de curiosidades que a torna numa atração imperdível.
Portugal tem um conjunto vasto de atrações. Algumas delas apresentam singularidades que as tornam particularmente estimadas pelo povo português. Há atrações que se destacam pela sua antiguidade, outras que se distinguem devido à sua singularidade, outras que sobressaem pela sua beleza.
Há até atrações que reúnem um conjunto de caraterísticas que as torna únicas. A aldeia Tresminas apresenta um conjunto de curiosidades que a torna numa atração imperdível.
A aldeia das Minas de Ouro em Trás-os-Montes
Localização
A aldeia de Tresminas encontra-se presente em Vila Pouca de Aguiar. Este é um destino tão invulgar que se estiver por perto, tem de visitar esta aldeia. Acredite! Trata-se de uma oportunidade de ouro!…
O nome
A aldeia de Tresminas tem este nome por uma razão. Nesta terra, o minério dominou durante séculos. Anteriormente, os Romanos passaram por este território e exploraram as minas de ouro da aldeia. Estas minas eram consideradas das maiores da Europa!
Herança romana
Os romanos trabalharam neste território por muito tempo. Naturalmente, deixaram várias marcas no local no âmbito desta atividade, nomeadamente um complexo sistema de galerias subterrâneas. No entanto, existem evidências marcantes de tempos mais recentes que foram moldando a face da aldeia Tresminas.
A igreja medieval
Esta construção religiosa é uma das atrações que se pode encontrar nesta área. A igreja medieval está datada do século IX.
Esta igreja medieval é um monumento imperdível.
O casario
Numa visita a este local, também não pode perder o casario que se destaca no cenário. O casario da aldeia Tresminas segue a traça tradicional da região. Tratam-se de construções em xisto. O Casario é privado e não pode ser visitado interiormente, só exteriormente.
O Centro Interpretativo de Tresminas
No núcleo central da aldeia, está presente o Centro Interpretativo de Tresminas. Este núcleo museológico está presente no centro da aldeia de Tresminas, nas imediações da Igreja de São Miguel.
O Centro Interpretativo de Tresminas é composto por áreas expositivas interiores e exteriores. Este centro permite o enquadramento histórico-arqueológico e natural da área mineira.
A visita virtual ao Centro Interpretativo de Tresminas está disponível através deste link.
O Complexo Mineiro Romano de Tresminas
Este espaço representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Os séculos I e II d.C. revelaram-se de intensa atividade mineira, nomeadamente para exploração de ouro.
Destes trabalhos resultou um conjunto monumental formado pelas cortas de exploração ao ar livre e por um complexo interessante de poços e galerias subterrâneas. Este património mineiro permaneceu bem preservado ao longo de cerca de 18 séculos!
O Complexo Mineiro Romano de Tresminas teve a classificação como Imóvel de Interesse Público (1997). Mais recentemente, em 2012,alguns componentes do sistema de abastecimento de água foram Classificados como Monumento de Interesse Público.
Centro Interpretativo de Tresminas
Morada: Lugar do Cruzeiro s/n, 5450-296 Tresminas.
Contactos: (+351) 259 458 091 / [email protected]
Horário: Aberto de terça-feira a domingo a partir das 10h00m
Mais informações, aqui.
Riqueza natural
Neste espaço, também se pode usufruir da Natureza. A riqueza natural que circunda toda Tresminas também deve merecer uma atenção especial. O parque Arqueológico de Tresminas oferece grande riqueza natural, havendo fauna e flora abundantes, por via do enquadramento paisagístico da terra.
Curiosidade
Aureus era a moeda de ouro romana. Foi introduzida pelo primeiro imperador, Augusto (27a.C. – 14d.C.). Sabia que seria possível cunhar cerca de 2 500 000 moedas com os 20 000kg de ouro extraídos em Tresminas?
A Rota
A Rota das Minas de Ouro revela-se uma experiência imperdível. Esta rota percorre o Complexo Mineiro Romano de Tresminas.
O Trilho dos Miradouros
Este é um percurso fácil e de curta extensão. O Trilho dos Miradouros permite aceder a pontos estratégicos de visualização e interpretação da paisagem de Tresminas.
Os miradouros sobre as cortas mineiras romanas de Covas e Ribeirinha dão-nos a oportunidade de constatar o trabalho árduo levado a cabo na época romana para a extração de ouro.
- Extensão: 1050m
- Duração (aprox.): 45 min
- Grau de Dificuldade: Fácil
O Trilho da Corta da Ribeirinha
Nota: Este percurso exige o acompanhamento por um guia.
Este trilho permite conhecer a forma como a exploração do ouro era feita em Tresminas, a qual conciliou a exploração a céu aberto com a exploração subterrânea.
Este percurso do Trilho da Corta da Ribeirinha inclui a visita ao interior da Galeria dos Alargamentos. Ele permite que se desça até ao centro de uma corta de exploração mineira a céu aberto – a Corta da Ribeirinha.
No interior da corta, torna-se possível conhecer a dimensão e a exigência do trabalho humano empregue na exploração mineira. O percurso inicia-se no parque de estacionamento 1 (P1) e é concluído no parque de estacionamento 2 (P2).
- Extensão: 1475m
- Duração (aprox.): 80 min
- Grau de Dificuldade: Moderado
Leia também:
- Este trilho por carris abandonados no Douro é só para corajosos
- 10 dos melhores e mais bonitos trilhos e percursos pedestres de Portugal
- Minas de Regoufe: aliados e nazis na busca de volfrâmio em Arouca
Gostei
Bom dia Sara
Obrigado pela explicação, e solidificar a nossa visita ao complexo de Tresminas.
Somos um grupo de vespas, e vamos visitar a aldeia em abril.
Atentamente
Rui Rodrigues