Local tranquilo de rara beleza que vale bem a pena conhecer em detalhe. Descubra Granja do Tedo, uma aldeia com uma história sangrenta na sua origem.
Portugal Continental e os Arquipélagos da Ilha da Madeira e dos Açores fazem parte do território de um país repleto de destinos fascinantes. Há muito para conhecer em Portugal. Além das cidades mais populares, há vilas e aldeias repletas de atrações imperdíveis.
Muitos destes destinos mais rurais encontram-se integrados em cenários de grande beleza natural, além de apresentarem um património relevante, que ajuda a contar parte da sua história, da história do nosso país.
Granja do Tedo é uma dessas aldeias que vale a pena conhecer e explorar. Fique a conhecer os atributos e caraterísticas de um destino perfeito para uma escapadinha interessante.
Granja do Tedo: A aldeia com uma história sangrenta, na Região Norte
Localização
Esta encantadora aldeia encontra-se presente em Tabuaço. Granja do Tedo está perfeitamente integrada num contexto que revela grande beleza natural. Esta aldeia está situada numa encosta nas margens do rio, num cenário verdadeiramente deslumbrante.
A história sangrenta
Granja do Tedo é uma aldeia pitoresca. Visitando esta aldeia vive-se uma experiência maravilhosa. Por isso, dificilmente se acredita que este espaço territorial tão encantador possa ter uma história sangrenta na origem da terra.
O nome desta aldeia é incomum. Este nome deve-se ao cavaleiro D. Thedon Ramires. Foi este homem corajoso que conquistou diversos territórios aos mouros. Ramires terá fundado a sua casa aqui, provavelmente no século X, espaço com uma granja e um extenso olival.
Thedon Ramires terá seduzido a princesa Ardínia. O heróico cavaleiro conquistou a filha do rei mouro de Lamego. Ora, este rei naturalmente queria que a sua filha casasse com um mouro. Portanto, não ficou nada satisfeito quando percebeu que a sua filha se tinha apaixonado por Thedon Ramires.
A princesa estava tão apaixonada que acabou por se converter ao cristianismo, de forma a poder desposar Ramires, no entanto, o pai da princesa não hesitou e fez algo impensável… Ele matou a própria filha ao saber de tal sacrilégio da filha, contrário à sua religião.
O rei mouro lançou-se ainda numa perseguição feroz a Thedon Ramires. O pai da princesa acabou por encontrar o cavaleiro cristão. Ele encontrava-se junto a uma ribeira. O Rei mouro matou Ramires sem hesitar. Fê-lo demonstrando o seu ódio, de tal forma que a ribeira terá ficado manchada de sangue. A ribeira passou então a chamar-se ribeira do Tedo.
Desta forma sangrenta, surgiu a povoação de Granja do Tedo. Atualmente, a aldeia apresenta-se como um local tranquilo. A beleza rara desta aldeia torna-a num destino perfeito para uma escapadinha. Portanto, pode visitar este local que não encontrará nada que fique associado a este passado sangrenta, a não ser o nome da aldeia.
Principais atrações
Vale a pena conhecer Granja do Tedo em detalhe. Existem algumas atrações que deixarão todos os visitantes rendidos.
Pode começar a sua visita por um espaço deslumbrante. Passear pelo Jardim Histórico revela-se uma experiência maravilhosa e agradável. Neste local, encontram-se vários poemas que se encontram pintados em azulejos. Estas peças decorativas contam a antiga lenda da princesa moura Ardínia.
Posteriormente, pode seguir pelo núcleo duro da aldeia e ficar a conhecer o aglomerado onde vários edifícios de traça original se encontram, edifícios com varandas típicas de madeira. Entre os destaques locais está a Casa dos Oliveira Cardoso, uma construção datada do século XVIII.
A Igreja Matriz é uma construção religiosa presente neste local. Este templo é uma das atrações mais populares da aldeia. Outra atração presente nesta aldeia é o Forno Comunitário. Esta atração revela parte do que foi o quotidiano da aldeia Granja do Tedo.
Se fizer um passeio demorado pela aldeia Granja do Tedo, poderá também poderá ficar a conhecer outro templo que vale a pena descobrir, a Capela da Senhora do Socorro. Esta é outra construção religiosa encantadora.
Em Granja do Tedo, poderá ainda encontrar outros elementos que são muito estimados pela população local, além de serem bastante apreciados por quem visita a aldeia, como o Fontanário e o Pelourinho.
Os moinhos da terra são outra atração da aldeia. Estes moinhos são famosos em toda a região. Quem visita Granja do Tedo não deixa de querer conhecer melhor estes elementos arquitetónicos.
A associação local organiza vários percursos pedestres que proporcionam uma experiência bastante agradável a quem quer conhecer melhor a região. Estes percursos permitem-nos ficar a conhecer pormenorizadamente a povoação e os seus arredores verdejantes, que tanto deslumbram quem vive a experiência.
Por toda a aldeia, é possível constatar a presença de uma grande extensão de sabugueiros. Estes elementos conferem uma imagem única à aldeia Granja do Tedo.
Esta aldeia é também conhecida por celebrar a Festa dos Sabugueiros em Flor, evento que se realiza em maio e atrai diversas pessoas até à Granja do Tedo.
Como tivemos oportunidade de ver, os mouros estão ligados à fundação da terra. No entanto, são as tradições católicas que revelam mais influência nas festividades locais. Por exemplo, na Sexta-feira Santa realiza-se uma procissão noturna. Nessa noite, toda a aldeia Granja do Tedo é iluminada com lamparinas.
Nesta aldeia, há ainda espaço para outras celebrações religiosas. No dia 5 de agosto, realizam-se as celebrações criadas em honra de Nossa Senhora das Neves. No dia 15 de agosto, são realizadas celebrações em honra de Nossa Senhora do Socorro. Outra das celebrações religiosas da aldeia é realizada a 15 de fevereiro, momento em honra a São Faustino e São Jovita.
Nos meses de verão, as atenções vão para a praia fluvial. Nos dias de calor, todos aproveitam esta local para se banhar, vivendo momentos refrescantes nos dias mais abafados do ano.
Além disso, neste espaço, encontra-se ainda um parque de merendas. Por isso, pode-se trazer toda a família ou amigos para se passarem momentos bastante agradáveis.
Recomendação: como a cestaria em vime é um dos objetos mais típicos da região, revela-se uma excelente opção para levar consigo como recordação desta sua passagem por Granja do Tedo.
Leia também:
- A história fantástica da ‘terra onde Portugal se fez’, no Norte de Portugal
- A primeira vila a gritar libertação contra tropas de Napoleão, no Norte de Portugal
- 12 locais de visita obrigatória no Norte de Portugal
Onde ficar a dormir?
Pode-se ficar alojado na Casa da Maria Coroada, na Quinta de Silvares, que se encontra a meros 3 quilómetros de Granja do Tedo.
Casa da Maria Coroada, na Quinta de Silvares
Morada: Lugar da Lapinha, São Cosmado, 5110-590 Armamar
Localização GPS: N 41º 3′ 30.909” | W 7º 38′ 7.4142”
Contactos: 934 262 584 / [email protected]
Pode-se ficar alojado na Quinta da Moita. Trata-se de uma unidade de agroturismo presente a meros 2 km desta aldeia:
Quinta da Moita Agroturismo
Morada: 2 Rua da Torrinha, 5120-282 Tabuaço
Localização GPS: 41.084075, -7.608558
Contactos: +351 935 837 707 / +351 254 403 171 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Um fantástico artigo, escrito de uma forma simples e cativante. Muitos Parabéns! ☺️