É um verdadeiro navio-museu, a última fragata de guerra que navegou na Carreira da Índia e que oferece uma fascinante experiência a quem a visita! A origem da construção da Fragata D. Fernando II e Glória remonta ao ano de 1821. São mais de dois séculos de existência. A sua construção aconteceu após uma proposta do Almirante Garcez Palha feita a D. João VI, então Rei.
O monarca acabou por aprovar a sua construção três anos mais tarde. A sua construção deveu-se a financiamentos do tabaco e também devido a alguns subsídios do governo de Macau.
A 4ª fragata de guerra mais antiga do mundo é portuguesa
![A 4ª fragata de guerra mais antiga do mundo é portuguesa Faça uma viagem no tempo visitando a fragata D. Fernando II e Glória!](https://ncultura.pt/wp-content/uploads/2023/11/A-4a-fragata-de-guerra-mais-antiga-do-mundo-e-portuguesa-05.jpg)
A “Duquesa de Bragança” foi uma outra embarcação portuguesa que serviu de inspiração ao primeiro esboço da Fragata D. Fernando II e Glória. Essa embarcação era muito elogiada pela Marinha Imperial Britânica nesse época.
A Fragata D. Fernando II e Glória foi criada como homenagem à Rainha, Maria da Glória e ao marido da Rainha D. Maria II de Portugal, D. Fernando Saxe Coburgo-Gotha.
Foi nos estaleiros de Damão que a Fragata D. Fernando II e Glória foi construída. Tal aconteceu, porque neste local encontrava-se mão de obra qualificada mais barata.
Além disso, havia uma floresta extensa ali perto, no enclave Nagar Aveli, um local onde se podia aproveitar a madeira de teca. Por isso, este era um dos melhores locais para construir navios desta dimensão.
A Fragata D. Fernando II e Glória foi desenhada de forma estratégica, tendo sido construída com o propósito de equipar 50 peças de armamento, 28 na bateria e 22 no convés.
Esta fragata emparelha em galera que apresenta quatro mastros. Da proa para a popa, é possível observar o gurupés, o traquete, o grande e a mezena, neste caso a “gata”, por distender um pano redondo, como nos restantes mastros principais.
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No entanto, apesar dessa longevidade, o navio só em 1843 é que teve o seu primeiro contacto com a água. Encontrava-se no estaleiro de Damão, na Índia. A primeira viagem da fragata foi de Goa para Lisboa, o que aconteceu em 1845, tendo chegado ao Tejo, no dia 4 de julho.
A Fragata D. Fernando II e Glória nunca entrou em combate, durante toda a sua vida operacional. Como nunca andou armada como fragata, o armamento deste vaso é bastante inferior, tendo sido adaptado a cada missão.
A Fragata D. Fernando II e Glória é o último navio exclusivamente à vela da Marinha Portuguesa, sendo também a última “Nau” da “Carreira da Índia”.
Ao longo de mais de três séculos, a Fragata D. Fernando II e Glória fez a ligação entre Portugal e a antiga colónia no Índico. Além disso, também foi o último grande navio a ser construído na Índia, em Damão, tendo sido, posteriormente, rebocado para Goa para ser armado e aparelhado.
Fragata D. Fernando II e Glória é um dos mais antigos navios do mundo inteiro. A última viagem da Fraga ocorreu no ano de 1878. Entre 1865 e 1938, esteve fundeada no Tejo, onde funcionou como Escola de Artilharia Naval.
Fragata D. Fernando II e Glória passou a ser a sede de uma obra social em 1947, tendo sido transformada num espaço que acolhia adolescentes e jovens rapazes, principalmente órfãos de classes desfavorecidas.
Por aqui, os adolescentes e jovens aprendiam técnicas navais para mais tarde poderem trabalhar na Marinha de Guerra, de pesca ou mercante.
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No ano de 1963, grande parte desta fragata foi destruída por um enorme incêndio. Durante o incêndio de que foi vítima, a Bandeira Nacional da Fragata foi “salva” por 3 bombeiros e 2 mestres rebocadores. A fragata ficou meio submersa no Tejo até 1992, momento em que ficou decidida a recuperação e o restauro do navio para servir de navio museu.
Em 1998, num contexto em que se realizava a Expo 98, a embarcação foi entregue à Marinha como Unidade Auxiliar. Neste grande evento que marcou o país, a fragata foi aberta ao público.
A Fragata D. Fernando II e Glória apresenta uma longa história de vida. Os números da fragata são interessantes e impressionantes.
Ao longo de 33 anos, a Fragata navegou mais de 100.000 milhas náuticas, valor que representa dar 5 voltas ao mundo. A Fragata D. Fernando II e Glória realizava viagens, sem escala. Fazia viagens de 3 meses, com 650 pessoas a bordo, nomeadamente passageiros. Na sua 7ª viagem, a Fragata perdeu os seus mastros, devido a um violento temporal no canal de Moçambique.
A Fragata D. Fernando II e Glória tem grande importância, segundo o International Register of Historic Ships. Trata-se da 4ª Fragata Armada e do 8º navio de guerra à vela mais antigo do mundo.
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Visitar a Fragata D. Fernando II e Glória
Morada: Largo Alfredo Dinis (Almada)
Data: de terças a domingos
Horário: das 10h às 17h
Acessibilidade: não acessível para pessoas com mobilidade reduzida
Bilhetes:
- adultos por 5€;
- crianças dos 4 aos 12 anos e seniores +65 por 2.5€;
Pode encontrá-los à venda na Fever.