Esta plantas para o quarto melhoram o seu descanso e podem melhorar significativamente a qualidade do seu sono. As plantas são uma forma de trazer a Natureza e a beleza para os nossos lares. As plantas podem ser meramente decorativas na sua casa, mais saiba que algumas das plantas que vamos abordar neste artigo ajudam a proporcionar e a melhorar a noite de sono.
As 9 plantas que lhe vamos indicar são perfeitas para um ambiente interior. Podem ser plantadas em vasos e são conhecidas por purificar o ar no local onde estão colocadas e até por diminuírem os níveis de ansiedade. Desfrute de um descanso mais retemperador, colocando no seu quarto algumas das plantas que estarão mais abaixo listadas, pois os seus efeitos podem ser relaxantes, purificadores e calmantes, ajudando assim uma pessoa a ter uma melhor qualidade de sono.
Apesar de existir uma ideia pré-concebida de que faz mal ter plantas no quarto, esta afirmação não é totalmente verdadeira, já que algumas plantas, além de serem ornamentais, também nos ajudam a dormir melhor. Toda a gente reconhece que uma boa noite de sono é fundamental para a nossa produtividade durante o dia, para o nosso bem-estar, para a nossa energia e até para o nosso humor.
Ainda assim, existe muita gente que resiste a ter estas plantas no quarto, porque teme que durante a fotossíntese as plantas emitam dióxido de carbono e consumam oxigénio durante a noite. Ainda que esta seja uma afirmação verdadeira, também é verdade que existem plantas que purificam o ar e eliminam toxinas, contribuindo assim para melhorar a sua noite de sono.
Para as pessoas curiosas e que queiram experimentar este método para dormir melhor, fique já a conhecer quais as plantas que deve colocar no seu quarto.
9 Plantas para o quarto que melhoram o seu descanso
1. Lírio da Paz
O lírio da paz, tal como o seu nome nos indica, traz paz, tranquilidade e harmonia ao local onde se encontra. Além de ser uma bela planta decorativa, também ajuda a eliminar micróbios que podem causar alergias, assim como equilibra os níveis de humidade no ar, eliminando toxinas e garantindo a purificação do ar.
Se a colocar no quarto, deixe-a num local agradável, onde tenha sombra e esteja longe do alcance de crianças ou dos animais domésticos e as suas noites passarão a ser mais tranquilas e com uma qualidade de sono melhor. Regue esta planta pelo menos uma vez por semana.
2. Valeriana
Haverá a possibilidade de conhecer já esta planta, muito usada para chás ou em medicamentos baseado nesta planta, já que a sua composição natural ajuda a dormir melhor.
Estudos recentes defendem que inalar o perfume da valeriana é suficiente para relaxar uma pessoa e combater as insónias.
3. Aloé Vera
Esta planta é famosa pelos seus benefícios. A Aloé Vera é a planta perfeita para ter em casa, nomeadamente no quarto. A Aloé Vera contribui para a purificação do ar e emite oxigénio à noite, fator que já contribui para melhorar a sua noite de sono.
Esta planta é fácil de plantar. Só requer atenção para ficar num local onde receba muita luz solar. Além de ser benéfica para nos proporcionar uma boa noite de sono, pode ainda usar o gel das suas folhas para tratar queimaduras, picadas de insetos ou pequenos cortes ou feridas.
4. Lavanda
A lavanda também exige bastante exposição ao sol, mas também pode ser cultivada no quarto. Além de ter um cheiro bastante agradável, as suas propriedades são saudáveis para os seres humanos.
Estas plantas estão associadas à cura e à tranquilidade, ajudam a diminuir o ‘stress’, a ansiedade e a diminuir o ritmo cardíaco, assim como melhoram a qualidade do sono. De destacar a lavanda francesa que sobrevive bastante bem dentro de casa.
5. Jasmim
O jasmim tem um aroma muito perfumado com características que ajudam a diminuir os níveis de ansiedade e de ‘stress’. O perfume que exala é benéfico para a qualidade do sono, assim como ajuda na sua produtividade diária.
O jasmim é mais uma planta que requer muita luz solar, devendo ficar num lugar onde haja bastante exposição ao sol. Se não tiver no seu quarto um local onde haja bastante luz, pode colocar esta planta, por exemplo, no seu jardim e à noite levar o vaso para o seu quarto.
6. Gardénia
A gardénia é um pouco mais complicada de cultivar do que as opções anteriores, por ser muito delicada, requerendo atenção no cultivo, sem luz solar direta, para evitar queimar as folhas.
Além disso, é uma planta bela que exala uma fragrância bastante agradável que alivia a ansiedade e melhora a qualidade do sono.
Esta flor é perfeita para a decoração do quarto, com as suas pétalas brancas e folhas reluzentes e com o seu aroma agradável a espalhar-se pelo quarto. Ainda assim, e de acordo com um estudo realizado na Universidade Heinrich Heine, em Düsseldorf, em 2010, o aroma das gardénias tem mesmo um efeito sedativo que alivia o ‘stress’ e melhora o sono.
7. Hera
A hera é uma planta bastante usada nos exteriores por motivos ornamentais. Contudo, esta planta é das melhores para quem tem problemas respiratórios. A hera absorve toxinas perigosas que podem estar no ar como o formaldeído e o benzeno e ainda purificam o ambiente, ajudando a minimizar alergias e irritações pulmonares.
No entanto, deve colocar fora do alcance das crianças e animais domésticos, porque se ingerida também pode ser tóxica.
8. Espadas de São Jorge
As Espadas de São Jorge, também conhecida como espada de Santa Bárbara, rabo-de-lagarto, entre outros nomes, é uma planta que também filtra as toxinas, liberta e aumenta os níveis de oxigénio e absorve o dióxido de carbono, ajudando assim a termos uma boa noite de sono.
Não requer muitos cuidados e é ótima para ambientes internos. Alguns estudos ainda indicam que esta planta pode prevenir irritações nos olhos e dores de cabeça, além de ajudar a aliviar problemas respiratórios.
9. Gerbera
As gerberas são muito populares e muito utilizadas como plantas decorativas por serem bastante belas e coloridas.
Podem ser brancas, cor-de-rosa, vermelhas e laranjas. Podem embelezar o seu quarto, mas também ajudam a melhorar as noites de sono, já que libertam oxigénio durante a noite e ajudam a melhorar a nossa respiração, sendo particularmente indicadas para as pessoas que sofram de alergias e de apneia.
De salientar que estas plantas necessitam de mais atenção e cuidados que as anteriores, já que são muito propensas a pragas.