Passe um dia memorável nos mais bonitos passadiços do Norte de Portugal e apaixone-se pela beleza única que só eles têm! Quando o tempo está bom, as pessoas sentem maior interesse em realizar atividades ao ar livre. Sentimos a necessidade de sair de casa e respirar ar puro, ir para a praia ou para parques com sombra. No entanto, há outra opção que tem tido muitos adeptos. Os passadiços estão na moda. Há cada vez mais pessoas a manterem o corpo ativo, caminhando nestes lugares incríveis que mostram a Natureza no seu máximo esplendor, além de apresentarem algumas das melhores atrações locais.
Caminhar ou correr nestes lugares fantásticos revela-se uma experiência memorável. O norte do país é uma das regiões com passadiços imperdíveis. Alguns dos passadiços nortenhos encontram-se entre os mais belos do país.
A beleza natural que se encontra nestes espaços singulares é simplesmente deslumbrante. As paisagens são arrebatadoras. Assim, passear por aqui representa a realização de uma aventura única!
9 dos mais bonitos passadiços do Norte de Portugal
1 – Passadiços de Arcozelo (V.N. de Gaia)
Estes passadiços encontram-se em Vila Nova de Gaia. Realizar este percurso significa vivenciar algo maravilhoso. Este passadiço é perfeito para um passeio matinal, embora se possa visitar noutros horários.
Começar o percurso no Senhor da Pedra, em Miramar, é uma das melhores formas de conhecer esta zona, e fazer depois todo o percurso, até terminar nestes passadiços. O trajeto feito é de 5km, mas o esforço é devidamente recompensado pela experiência.
2 – Passadiços de Esmoriz (entre Ovar e Espinho)
A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos encontra-se presente entre os concelhos de Ovar e de Espinho. Neste espaço, pode visitar os passadiços de Esmoriz que nos apresentam um pedaço encantador do Norte.
Neste percurso, pode caminhar com total tranquilidade. A experiência é particularmente relaxante, porque se tem como banda sonora o som das ondas do mar… Desta forma, nem se repara nas energias que se gastam em fazer um percurso de cerca de 8km!
3 – Passadiços de Fiães (Santa Maria da Feira)
Este percurso revela-se uma verdadeira aventura. Estes passadiços estão situados junto do concelho de Santa Maria da Feira. Realizar um passeio neste local revela-se um plano perfeito para quem necessita de repor energias.
Enquanto se realiza um mergulho pelos encantos da Natureza local, a nossa mente liberta-se do stress do quotidiano, das burocracias, dos problemas.
4 – Passadiços do Gresso (Sever do Vouga)
O trajeto começa em Sanfins, que se situa na freguesia de Rocas de Vouga, acompanhando o percurso do rio Gresso, com nascente na serra do Arestal. Apesar deste passadiço circular ter apenas 1,5 quilómetros, vive-se uma experiência difícil de esquecer.
Ao longo do caminho, irá encontrar uma beleza natural deslumbrante, além de outras atrações. Por exemplo, as quatro pontes e algumas escadas em madeira.
Contudo, os amantes da Natureza ficam rendidos aos momentos que vivem com as diversas cascatas e quedas de água. A beleza destes monumentos naturais não deixa ninguém indiferente.
5 – Passadiços de Aveiro (Aveiro)
O trajeto permite ligar o Cais de São Roque, presente no centro da cidade, a Vilarinho, situado junto do rio Vouga. Estes passadiços estendem-se ao longo de 7,5 quilómetros. As
salinas e lodaçais são atrações locais.
Por aqui, poderá observar bem a flora e a fauna da Ria. Ao longo do percurso, poderá observar diversas espécies de aves. 20 mil espécies migratórias passam por aqui no inverno. O percurso é plano e faz-se bem, sem grandes dificuldades.
6 – Passadiços do Paiva (Arouca)
Estes passadiços são dos mais bonitos de Portugal. Por isso, têm lugar cativo em qualquer lista dos melhores passadiços do país. É no concelho de Arouca que se encontram. Ao longo de cerca de 8km, é possível ver diferentes atrações. As paisagens naturais verdadeiramente fascinantes e as cascatas tornam o cenário mágico e inesquecível.
7 – Passadiços do Sistelo (Arcos de Valdevez)
Estes passadiços merecem claramente estar nesta lista. Todos os que caminham por este trajeto vivem algo fantástico. A pequena aldeia revela-se um local peculiar, autêntico. Encontra-se em Arcos de Valdevez e seguramente que contribui para tornar este num dos passadiços mais incríveis de Portugal.
No cenário que se encontra ao longo do percurso, o protagonismo vai para os famosos socalcos.
Também poderá gostar de ler:
- 4 novos trilhos pedestres mostram o esplendor de Penafiel
- Percurso dos Sete Vales Suspensos, o trilho mais bonito do Algarve
- 5 trilhos para descobrir e explorar a Serra da Estrela
8 – Passadiços de Vila do Conde (Ecovia do Litoral Sul)
Estes passadiços também encantam que faz o percurso. No trajeto de cerca de 6km há várias atrações. O caminho permite-nos percorrer toda a costa a sul do Rio Ave. Ao longo do percurso, passamos por Labruge, Azurara, Mindelo ou Vila Chã
9 – Passadiços Marítimos de Gaia (Espinho)
Os Passadiços Marítimos que permitem ligar Vila Nova de Gaia a Espinho são imperdíveis. O percurso é extenso. Faz-se muito bem. Não tem qualquer tipo de desníveis. Estes passadiços são perfeitos para quem gosta de passear à beira-mar.
É na encantadora Praia da Afurada, que inicia o trajeto, mesmo às portas da Reserva Natural do Estuário do Douro. O caminho segue pelo cordão dunar, permitindo-nos chegar à Praia da Baía, que é igualmente deslumbrante e que se encontra situada mesmo em frente a uma atração popular.
O famoso Casino de Espinho atrai muita gente que sonha em tornar-se rico de um dia para o outro.