O cão é o melhor amigo do homem, mas será que o homem é o melhor amigo do cão? Saiba 9 coisas que não deve fazer a um cão.
Por vezes, por ignorância ou desconhecimento, podemos acabar por fazer ao nosso animal de companhia coisas de que ele não gosta ou que não são mesmo boas para a sua saúde e bem-estar.
Para que trate do seu patudo da melhor maneira, fique já a conhecer 9 coisas que não se deve fazer a um cão.
9 coisas que não deve fazer a um cão
Bater
Apesar de poder parecer elementar, bater no cão é um tipo de corretivo muito usado no processo de educação do cachorro.
Acontece que se o cão fizer uma asneira de manhã e, à noite, o dono lhe der uma palmada por causa disso, ele não conseguirá estabelecer qualquer relação entre os dois acontecimentos, gerando apenas medo e ansiedade no animal.
Além disso, violência gera violência e esta atitude pode potenciar comportamentos agressivos por parte do animal.
Tratar o cão como um objeto
Os cães são animais que se adaptam muito bem à vida doméstica e em família e que, por norma, são bastante dóceis e afáveis.
Porém, eles necessitam de ser cães, ou seja, correr, gastar energias, cheirar cada canto da rua, e um sem número de outras rotinas essenciais para que um cão seja saudável e feliz.
Portanto, é fundamental levar o seu cão a passear e ter um espaço da casa que seja dele e onde ele possa ter os seus brinquedos para roer e o seu local para ser um cão de carne e osso.
Não ir ao veterinário
Tal como os humanos, os cães devem fazer consultas de rotina no veterinário, para conferir o seu estado de saúde, fazer as vacinas indicadas no plano e perceber se está tudo bem com o funcionamento do seu organismo.
Além disso, é importante não esquecer fazer a desparasitação e, em caso de dúvida, consultar o veterinário e não dar medicação ao animal, sem indicação médica prévia.
Descurar na saúde dentária
Se não for devidamente cuidada, a dentição dos cães pode ser uma fonte de problemas. Os dentes dos cães devem ser lavados e escovados com a mesma frequência que os dos humanos. Evitar doenças periodontais, pode prevenir várias doenças e, por isso, é mesmo algo que deve ser tido em consideração por quem tem cães.
Não passear corretamente
Pior do que não passear o cão, é não passear o cão corretamente. No primeiro passeio, o cão vai tentar perceber quem coordena essa saída. Se o dono não comandar, será comandado pelo animal, o que pode causar stress tanto ao dono, como ao cão. Assim, sugere-se convicção e determinação; o uso de coleiras mais curtas; e a definição clara do percurso a seguir, por parte do dono.
Deixar o cão no carro
Deixar o cão no carro, mesmo com um pouco da janela aberta, é sempre perigoso. O mecanismo de controlo de temperatura do cão não funciona da mesma forma que o dos humanos. Num dia muito quente, o cão corre o risco de asfixiar e, mesmo, morrer. Por isso, não convém arriscar.
Esquecer que o cão tem sentimentos
Um cão pode estar feliz, triste, irritado ou contente, tal como os humanos. Por essa razão, deve tratá-lo com atenção, delicadeza e sem esquecer as suas emoções.
Exagerar nos castigos
Um dos principais desafios na educação de um cão é ensiná-lo a fazer as suas necessidades fisiológicas sempre no mesmo local. Porém, até conseguir atingir esse objetivo, deve ser paciente e resiliente e não aplicar punições físicas ao animal. Existem produtos específicos que ajudam o animal a reconhecer o local onde pretende que ele faça xixi.
Dar alimentos prejudiciais
Existem alguns alimentos que são prejudiciais para a saúde do cão, podendo provocar reações alérgicas ou, mesmo, levá-lo a morte.
Chocolate, alho, produtos lácteos, cebola ou qualquer outra comida que não seja de cão devem ser evitadas, de modo a prevenir intoxicações.
Também deve ter cuidado com alimentos com ossos pequenos como os de galinha, pois podem perfurar algum órgão interno do animal.
NUNCA DÊ FRANGO OU AVES DE OSSATURA PEQUENA. Ao mastigar, o cão engole pedaços , até ossinhos inteiros. Sei de vários casos de morte ou ferimentos no sist. digestórios graves. Se quiser oferecer, é necessário dessosar à mão para evitar essas tristezas.