Há erros de condução que cometemos e que podem provocar avarias no carro. Existem alguns vícios que temos e que devíamos evitar ter no ato da condução.
É de conhecimento geral o que pode acontecer, por exemplo, se não trocarmos os pneus do carro, quando eles estão desgastados, mas sabe que pode estar a cometer erros na condução que podem danificar e provocar avarias no seu veículo?
Para as pessoas que já têm carta de condução há anos, o ato de conduzir já se tornou natural para o condutor. Contudo, existem pequenos vícios que vamos ganhando após muitos anos de condução que podem causar problemas e até avariar o automóvel. Se pretende alongar a vida do seu carro, esteja atento aos 8 equívocos que cometemos a conduzir que podem provocar avarias no veículo. Se comete algum dos erros que aqui vamos mencionar, tente evitá-los.
8 erros de condução que podem provocar avarias no veículo
1 – Desvalorizar as luzes do painel
Na realidade atual, os painéis de instrumentos dos carros têm luzes em abundância, que por vezes até podem parecer demais. Contudo, sempre que uma luz acende no painel de instrumentos, pode indicar que algo não está a funcionar devidamente, podendo até representar uma falha no motor.
Não desvalorize, nem ignore estes sinais. Este é um dos principais erros que normalmente cometemos e que provocam muitas vezes avarias nos carros. Estas luzes que se acendem no painel de instrumentos não devem ser desvalorizadas. Logo, nestes casos, deve visitar o seu mecânico o mais brevemente possível.
2 – Acelerar com o motor do carro a frio
Evite acelerar com o motor do seu carro a frio. A temperatura ideal para a circulação do veículo é de cerca de 90ºC. Por isso, nas manhãs mais frias, evite acelerações repentinas e profundas no motor do carro.
Quando as temperaturas ficam mais baixas, o óleo do carro fica mais denso e pegajoso, não tendo assim a mesma facilidade em chegar a todas as zonas do motor, podendo eventualmente provocar avarias no mesmo. As acelerações mais bruscas e repentinas com o motor do carro ainda frio podem provocar avarias no turbo do carro, no caso do seu carro ter este ‘item’. O turbo num carro é um dos elementos mais vulneráveis e merece toda a nossa atenção e cuidado.
3 – Sobrecarregar a mala do seu carro
Atualmente, as malas dos carros estão cada vez mais espaçosas. Contudo, isso não significa que possa sobrecarregar a mala do seu carro. Consulte o manual de instruções que veio com o veículo e verá qual a capacidade máxima de peso que o seu carro pode suportar na mala.
O sobrecarregamento do seu veículo pode ainda aumentar o consumo de combustível. Quanto maior for o peso da carga, maior será a força exercida, por exemplo, nos travões do carro, fazendo com que se desgastem mais rapidamente. Por último, temos que ter em consideração a suspensão do carro que se deteriora com cargas excessivas.
4 – Usar e abusar dos travões
Primeiramente, devemos indicar que os travões são dos componentes mais importantes num carro. Contudo, podemos ter a tendência de os usar em excesso. Por exemplo, numa descida íngreme, temos a tendência em usar os travões e manter a velocidade reduzida.
No entanto, o procedimento mais correto seria engrenar uma velocidade mais baixa e travar assim o andamento do carro apenas com o motor. Desta forma, impede que as pastilhas do travão se desgastem e sobreaqueçam e a velocidade continuará reduzida. Por isso, nestes casos, travar com o motor é mais eficaz e ainda poupa em alguns componentes do seu carro.
5 – Acelerar a fundo com rotações baixas
Atualmente, a maioria dos veículos contemporâneos tem indicações a sugerir-nos se a mudança em que estamos é ou não a mais indicada para aquilo que estamos a exigir ao motor.
Desta forma, ajuda o motor a ser mais eficiente, mas também o poupa. Para quem não tem uma versão de carro mais moderna que nos fornece estas indicações, deve evitar acelerar a fundo e a baixas rotações para que assim o motor do carro não seja obrigado a esforços maiores.
Estar na mudança ideal é particularmente importante quando se encontra em estradas que são mais exigentes e inconvenientes para o motor do seu carro, assim como quando transporta cargas em excesso.
6 – Manter o carro engrenado numa velocidade, enquanto está parado
Sempre que parar num semáforo, por exemplo, evite ficar com o carro engrenado e prefira deixá-lo em ponto neutro. Assim, evita um desgaste mais célere da embraiagem, o que eventualmente faz com que o veículo não faça tantos quilómetros, como aqueles que desejaria.
Sempre que pressiona o pedal da embraiagem, aciona consequentemente o disco, como se fosse mudar de velocidade. Sempre que o pedal da embraiagem está a ser pressionado, está também a desgastar o disco, fazendo deste erro um dos mais comuns e que causam avarias nos nossos veículos.
7 – Engrenar a marcha atrás, sem o carro estar totalmente imobilizado
Um dos erros de condução mais comuns que pode causar avarias no carro: engrenar a marcha atrás sem o carro estar totalmente imobilizado ou vice-versa. Isto provoca mais tensão e ‘stress’ na transmissão, pois requer que o motor faça um movimento forçado na direção oposta àquela em que está a circular.
Com o tempo, essa tensão e ‘stress’ na transmissão causam fadiga e desgaste nos componentes e o resultado pode ser uma visita a um mecânico e uma conta avultada. Este problema é mais notório e grave nos casos dos veículos com caixa automática, já que nestes carros não existe uma embraiagem para suavizar estas transições.
8 – Fazer da alavanca de velocidades um suporte para a mão
Evite fazer da alavanca de velocidades um suporte para a mão. Esta sugestão tornará a sua viagem mais segura e também beneficia a alavanca das velocidades.
Este vício é provavelmente o mais comum de se ver nas estradas portuguesas. A alavanca de velocidades, sempre que pressionada, entra em contacto com o seletor de velocidades, cuja função é engrenar uma mudança e para que uma mudança fique engrenada, precisamos evidentemente de pressionar a embraiagem (isto nos carros manuais).
Sucintamente, sempre que colocar a sua mão na alavanca de velocidades sem pressionar a embraiagem estará consequentemente a fazer com que a alavanca toque no seletor, o que eventualmente poderá provocar avarias na transmissão do seu carro.