Existem aldeias maravilhosas em Portugal. Reunimos 8 encantadoras aldeias portuguesas que merecem a sua visita. Conheça algumas das suas qualidades!
É frequente o desejo de descanso, não é verdade? São inúmeros os dias do ano em que desejamos fazer uma escapadinha que permita uns dias tranquilos. O nosso país tem diversos destinos maravilhosos. Há aldeias em Portugal que apresentam vários encantos e que reúnem um conjunto de atrações que as torna em locais imperdíveis.
Se deseja viver experiência incríveis, coloque na agenda uma visita a estas aldeias. Todas as aldeias presentes nesta lista apresentam qualidades distintas, mas são todas formidáveis.
Estes povoamentos encontram-se em cenários deslumbrantes, com paisagens arrebatadoras. As aldeias são destinos imperdíveis: têm uma história rica, boa gastronomia, pessoas encantadoras e diversas atrações (castelos, pontes, igrejas, conventos, torres, espigueiros, entre outras).
Além disso, as aldeias possuem outras virtudes que não se encontram nas grandes cidades, como é o caso do espaço, tranquilidade e silêncio. Elas proporcionam todas as virtudes de que se necessita para uma escapadinha de sonho.
8 encantadoras aldeias portuguesas de visita obrigatória
1 – Aldeia de Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo está presente no município de Figueira de Castelo Rodrigo, que integra o distrito da Guarda. A existência de vestígios que foram encontrados na região permite detetar uma forte presença Romana.
Esta é uma das 12 aldeias históricas de Portugal das quais tanto se fala. Castelo Rodrigo é uma aldeia fortificada que possui diversas atrações. Esta aldeia encantadora mantém a sua traça medieval.
As casas presentes na aldeia de Castelo Rodrigo apresentam uma mistura de traça manuelina e árabe. Por esta aldeia, passaram muitos peregrinos durante o seu caminho de peregrinação até Santiago de Compostela. Esta aldeia servia como ponto de passagem e os peregrinos recebiam todos os cuidados para Castelo Rodrigo.
Castelo Rodrigo foi vila e sede de concelho durante mais de 600 anos. Assim, há muita história para ser conhecida nesta aldeia. Entre o património local, estão as velhas muralhas e as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura. Existem alguns monumentos encantadores nesta aldeia, mas entre as grandes atrações de Castelo Rodrigo está a igreja matriz ou a cisterna medieval.
2 – Janeiro de Baixo
Esta aldeia é frequentemente designada como a aldeia dos 5 parques. São eles: parque de campismo, infantil, de lazer, de desporto e fluvial. Um ótimo lugar para uma escapadela em família!
A aldeia de Janeiro de Baixo está situada em Pampilhosa da Serra, encontrando-se abraçada pelo Zêzere. Esta Aldeia de Xisto tem neste rio um precioso aliado. Esta é uma das 27 aldeias de Xisto do Centro de Portugal, que integra o grupo Zêzere.
Janeiro de Baixo é uma aldeia tão encantadora que parece saída de um conto de fadas. Esta aldeia integra-se perfeitamente numa paisagem maravilhosa.
Está perfeitamente enquadrada num cenário memorável. Janeiro de Baixo está circundada por uma beleza natural deslumbrante. Tem montes e vales a dar cor, que contrastam com os rios e riachos que complementam o cenário digno de postal.
A praia Fluvial é uma das atrações desta aldeia. O respetivo areal é muito extenso e há sempre espaço para estender a tolha. Esta praia é uma razão para visitar a aldeia durante o verão, local onde se podem apanhar banhos de sol no verão. No entanto, a aldeia Janeiro de Baixo pode ser visitada durante todo o ano.
O património arquitetónico e religioso de Janeiro de Baixo é rico. Existem diversas atrações que farão as delícias de quem visita a aldeia. O Tronco é o ex-líbris da aldeia. Trata-se de um espaço que foi recentemente recuperado. Este local era o espaço onde antigamente se ferravam os animais.
Os fornos tradicionais são outros elementos importantes para a aldeia. Eles servem para o cozimento do pão e para a confeção de refeições.
3 – Castanheira da Serra
Esta aldeia está presente na Serra do Açor e parece perdida entre montanhas. Castanheira da Serra foi construída em Xisto e encontra-se muito isolada. A população é reduzida. A população mais jovem foi abandonando o local e a população é maioritariamente idosa.
A aldeia conhece mais alegria no verão, estação que traz o calor dos familiares que regressam à aldeia para recordar as histórias da terra onde nasceram.
Nos dias frios de inverno, pode surgir neve, aumentando a beleza desta aldeia encantadora. Esta aldeia pode ser o destino perfeito para uma escapadinha, para quem quer fugir da agitação que se encontra nas grandes cidades.
Castanheira da Serra assegura uns dias de sonho, tranquilos, onde se pode usufruir de muitos encantos. Os passeios tranquilos são embelezados por paisagens deslumbrantes, de onde se podem destacar castanheiros centenários.
As diversas fontes são outras atrações. A água é fresca, pura e cristalina. Quem visitar a aldeia na companhia da cara-metade deve procurar uma paragem estratégica. A “Fonte dos Namorados” é a opção ideal para uns momentos românticos.
4 – Aldeia de Safira
A aldeia de Safira encontra-se no meio de um vasto e encantador Alentejo. Está presente no concelho de Montemor-O-Novo. Safira consiste num pedaço de terra meio perdido e esquecido pela generalidade das pessoas.
Só os mais aventureiros e curiosos é que o conhecem. Fazem-se à aventura para explorar a riqueza desta aldeia de Safira que esteve desabitada desde 1930 e que ficou totalmente abandonada em 1965.
Contudo, apesar de se encontrar em ruínas, restam alguns destroços e permanecem vestígios que nos revelam como Safira foi quando chegou a ser um local próspero e cheio de vida.
A aldeia foi completamente abandonada e não tem qualquer habitante. No entanto, a aldeia ainda é visitada por apresentar algumas atrações. O abandono foi uma consequência natural do desenvolvimento, do progresso que foi conhecido noutras aldeias, vilas e cidades.
Na aldeia, havia estagnação e nos outros locais existiam melhores condições de vida, por isso os jovens saíram e foram à procura de oportunidades para a construção de um futuro mais risonho. Os mais velhos permaneceram, mas envelheceram e foram desaparecendo.
Esta realidade aconteceu em diversas aldeias, um pouco por todo o país. A grande atração de Safira é a sua igreja de Nossa Senhora da Natividade de Safira. Atualmente, apenas se pode ver a fachada e as paredes deste templo.
5 – Castelo Bom
Esta aldeia histórica pode ser encontrada no concelho de Almeida, que integra o distrito da Guarda. A Igreja de Nossa Senhora de Assunção é uma das melhores atrações desta aldeia.
Do castelo e cerca apenas permanece uma porta em arco quebrado e uma pequena torre em ruínas. Ambas foram classificadas como Monumento Nacional.
As duas casas quinhentistas que se encontram junto à fortificação e a que se encontra junto à igreja matriz são outras atrações de Castelo Bom. Outra atração que encanta os visitantes de Castelo Bom é o Pelourinho.
Esta aldeia tem muitos encantos. A sua longevidade é uma das suas qualidades. Conhecer esta aldeia permite que se aprenda muito sobre a história do nosso país. O Rio Côa que embeleza a paisagem local é um elemento importante para a aldeia.
6 – Aldeia da Carrapateira
Esta aldeia localiza-se na costa ocidental do Algarve. Carrapateira encontra-se no concelho de Aljezur. As casas térreas desta aldeia fazem parte do encanto da Carrapateira e tornam-na especial.
A vegetação abundante que circunda a Carrapateira contribui para a beleza deslumbrante da paisagem. O ex-libris da Carrapateira é uma construção religiosa, mais precisamente a Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz da aldeia.
Outra atração local é o Forte da Carrapateira. A fortaleza de Carrapateira está datado do século XVII. O moinho antigo que atualmente serve de moradia revela-se outra atração que merece a nossa atenção.
O Museu do Mar e da Terra da Carrapateira também merece uma visita. Esta aldeia está próxima da Praia da Bordeira, um local perfeito para passar uns dias de verão encantadores. Por isso, não faltam razões para visitar esta aldeia fantástico.
7 – Rio de Onor
Esta aldeia é encantadora. Rio de Onor está inserido no Parque Natural de Montesinho. Esta é uma aldeia fronteiriça que integra o concelho de Bragança. Rio de Onor é atravessado pela fronteira com Espanha. Rio de Onor está do lado português, enquanto do lado espanhol encontra-se a sua “irmã”, a aldeia espanhola que tem o nome de Rihonor de Castilla.
Por isso, sobre Rio de Onor é comum dizer-se “uma aldeia, dois países”! Existe até um dialeto próprio nesta aldeia, o rionorez. Esta aldeia é caracterizada por um forte espírito comunitário. Esse espírito é colocado em prática em diversas áreas da vida em sociedade.
A entreajuda na aldeia impera desde os tempos mais remotos.
Os fornos e os moinhos eram partilhados, assim como as tarefas agrícolas. As ruas empedradas de Rio Onor, a presença de várias pontes e as casas de Xisto são algumas das características que tornam esta aldeia num destino memorável.
Entre as grandes atrações de Rio Onor estão: a Casa do Touro, a Ponte Romana e a Igreja Matriz. No entanto, a beleza da Natureza que envolve a aldeia e a paz e a tranquilidade de Rio de Onor são outros atributos que merecem ser valorizados.
Em 2017, a aldeia foi eleita a sétima maravilha de Portugal.
8 – Soajo
Esta aldeia está presente no concelho de Arcos de Valdevez. A aldeia de Soajo está situada na margem norte do rio Lima. As casas tradicionais desta incrível aldeia são feitas em pedra e apresentam uma beleza deslumbrante.
Esta aldeia é rústica, charmosa e memorável, um destino perfeito para uma escapadinha de sonho. Realizar um passeio pelas ruelas de Soajo revela-se uma experiência particularmente agradável. Esta aldeia tem no seu conjunto de espigueiros comunitários uma das atrações mais icónicas.
No total, esta aldeia encantadora tem 24 espigueiros tradicionais que conferem ao cenário uma beleza singular. Os espigueiros foram construídos em pedra e estão assentes em cima de uma rocha granítica enorme. A originalidade destes espigueiros tornou Soajo famosa e embelezou o cenário de uma forma tão magnífica que tornou esta aldeia num dos locais mais fotogénicos do Gerês.
Existem outras atrações na aldeia, como o pelourinho do século XVI. As atrações naturais também se revelam imperdíveis. Entre os maiores destaques que se encontram perto da aldeia estão o Poço Negro do Soajo e o Poço Bento.
A piscina natural revela-se outra atração que encanta todas as pessoas que nela entram, um espaço onde se podem ver as cascatas do Soajo, as quais são pequenas, mas fantásticas.