Estes destinos são memoráveis com neve. Fique a conhecer aldeias para ver neve na Serra da Estrela que representam experiências mágicas.
A Serra da Estrela apresenta-nos uma paisagem magnífica, que se trata do ponto mais alto de Portugal continental. Embora a Serra da Estrela seja um destino muito popular em qualquer estação do ano, na estação mais fria do ano fica particularmente mais interessante.
Durante os meses de inverno, a Serra da Estrela apresenta temperaturas reduzidas, podendo mesmo ficar abaixo de zero graus Celsius. Por isso, a neve ocorre com frequência nesta região conhecida pela sua beleza natural.
Sendo um dos destinos preferidos dos portugueses ao longo de todo o ano, no inverno proporciona uma experiência distinta. Quando fica coberta de neve, a Serra da Estrela torna-se num local perfeito para uma escapadinha, encantando todos os elementos da família.
Nas encostas da Serra da Estrela, encontram-se algumas das aldeias portuguesas mais bonitas e pitorescas. Estes destinos são memoráveis com neve. Fique a conhecer aldeias que representam experiências mágicas, conjugando beleza natural, história, tradição e cultura!
8 encantadoras aldeias para ver neve na Serra da Estrela
1 – Sabugueiro
Sabugueiro tem uma localização que permite que se tenha vistas privilegiada sobre a serra e sobre a vegetação única desta região. Esta aldeia encontra-se presente a 1100 metros de altitude, sendo reconhecida como uma das aldeias mais altas do nosso país.
Sabugueiro é uma das aldeias mais antigas da Serra da Estrela, por isso trata-se de um espaço com história. A aldeia tem muitos encantos. Apresenta uma riqueza invulgar em recursos naturais, onde se destacam as quedas de água.
Sabugueiro é uma aldeia de pastores, da transumância e de tradições seculares. Os usos e costumes antigos desta aldeia ainda marcam a vivência do seu quotidiano. Contudo, atualmente, a aldeia vive muito do turismo e do comércio.
Um dos grandes destaques da aldeia está no seu museu etnográfico dedicado à memória e às tradições das gentes serranas. O acervo reunido neste espaço permite manter viva a história local.
A igreja matriz da aldeia é outra atração local. No entanto, a melhor experiência é passear pelas ruelas de Sabugueiro e apreciar a beleza singular das casas de granito da aldeia. Beber a água da Fonte do Ferreiro faz parte do ritual da visita da Igreja, tal como fazer uma visita ao forno comunitário, que ainda se encontra em funcionamento.
Além das atrações, há que provar os melhores produtos locais. Ter uma bela fatia de pão do Sabugueiro (feito com o centeio de lá) e colocar produtos de excelência da região, como um autêntico Queijo da Serra e juntá-lo a presunto ou enchidos locais, revela-se uma experiência memorável.
2 – Folgosinho
A aldeia de Folgosinho está presente no concelho de Gouveia. Esta aldeia encontra-se a uma altitude de 933 metros. A sua localização privilegiada permite que se tenham vistas deslumbrantes da serra e das povoações que a rodeiam.
A aldeia de Folgosinho encontra-se presente no coração da Serra da Estrela. O pequeno castelo é um dos melhores locais para admirar a paisagem.
Folgosinho é uma aldeia autêntica que teve nos seus habitantes pessoas que contribuíram decisivamente para que ela se mantivesse bem preservada no tempo. Nesta aldeia encantadora, ainda se vive o quotidiano típico da vida serrana.
Os pastores são vistos frequentemente no seu percurso habitual, a atravessar as ruas na companhia das suas cabras e ovelhas, seguindo em direção ao pasto. Nesta aldeia, também é comum ver os habitantes a irem buscar água às várias fontes que se encontram dispersas por Folgosinho.
Segundo a lenda local, foi nesta aldeia que nasceu Viriato, o mítico guerreiro lusitano que ficou para a história pelos seus feitos na arte da guerra. Apesar de ser impossível confirmar a veracidade dessa tese, é possível assegurar que visitar esta aldeia representa uma experiência memorável.
Além da casa de Viriato, que são uma das curiosidades da aldeia, há outras atrações que merecem a atenção de todos os que visitam a aldeia. A histórica igreja matriz é uma das mais populares. Há ainda o pelourinho e o ex-libris da aldeia, o castelo de Folgosinho.
3 – Loriga
Esta aldeia tem uma localização que permite aos seus visitantes (e habitantes) vistas memoráveis. Loriga encontra-se a cerca de 770 metros de altitude. As paisagens são deslumbrantes. O cenário é tão encantador que Loriga é frequentemente apelidada de “Suíça portuguesa”.
Loriga está presente no concelho de Seia. Tem um encanto único e incomparável. As suas paisagens são de cortar a respiração. Além da beleza natural circundante, Loriga também vale a pena visitar pelas suas atrações, nomeadamente pelo seu casario típico, branco.
Os telhados das habitações ficam particularmente encantadores quando ficam cobertos pelo manto branco da neve, que aparece anualmente nos dias mais frios do ano.
Loriga tem os socalcos como uma das imagens de marca. Aliás, esta é uma das caraterísticas mais marcantes da Serra da Estrela. Esta realidade foi importante. Ela permitiu que esta região se tornasse muito fértil ao longo de centenas de anos.
Esta encantadora aldeia encontra-se rodeada por montanhas imponentes, onde se destacam a Penha do Gato ou a Penha do Abutre.
As águas cristalinas da ribeira de Loriga correm no coração desta aldeia. A ribeira foi formada pelos cursos de água que descem da serra. Por isso, esta aldeia é bastante procurada no verão, uma vez que a praia fluvial local se tornou num dos ex-libris da Serra da Estrela.
Os adeptos das caminhadas poderão encontrar diversos percursos pedestres que proporcionam experiências memoráveis, há trilhos para todos os gostos. Em Loriga, não faltam alternativas, seja para os mais aventureiros, seja para os menos atléticos.
Há diversas atrações a conhecer, desde um vale glaciar, caminhos de pastores, covões, barragens e eiras. Esta aldeia encontra-se na base de um dos vales glaciares da Serra da Estrela que serve de cenário para o popular Trilho da Garganta de Loriga.
Uma vez em Loriga, há que aproveitar a oportunidade de provar as iguarias locais. Entre os práticos típicos estão tentações como: cabrito no forno e a feijoada de feijoca. Pode ainda provar e levar para casa o produto mais famoso, o tradicional Queijo Serra da Estrela.
Para adoçar a boca, também há muitas opões, tais como: o carolo, a botelha ou uma fatia de bolo negro de Loriga. Há ainda produto local que encanta: a aguardente de zimbro. Pode sempre levar para casa um exemplar desta bebida.
4 – Linhares da Beira
Linhares da Beira é seguramente uma das mais belas aldeias da Serra da Estrela. Esta é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal. O nome da aldeia, Linhares da Beira, deriva da cultura do linho que foi uma das mais importantes culturas da região em tempos idos.
A aldeia tem origem num castro lusitano. No passado, chegou a representar um papel importante não só para a região, como para o país.
Esta povoação medieval está presente no concelho de Celorico da Beira. Linhares da Beira recebeu o primeiro foral da mão do primeiro rei português, D. Afonso Henriques. Esse momento aconteceu em 1169.
Esta aldeia revela-se um verdadeiro museu ao ar livre. A experiência de percorrer as ruas e ruelas de Linhares da Beira representa viajar no tempo, equivale a passear por outros séculos.
Esta aldeia serrana proporciona a experiência de se conhecer a vida local em tempos medievais, quase desde a sua fundação. A paisagem não terá mudado muito. As habitações ajudam a perceber um modo de vida que é mantido e estimado pelos seus habitantes.
Linhares da Beira tem diversas atrações que captam a atenção de quem visita esta aldeia. O majestoso castelo é um dos espaços de visita obrigatória. Outras atrações locais são a antiga Hospedaria e a igreja matriz.
Em Linhares da Beira, há ainda atrações como a Fonte de Mergulho e a Casa do Judeu. A antiga Casa da Câmara e cadeia são espaços de visita obrigatória para quem visita Linhares da Beira.
O fórum medieval presente em Linhares da Beira é um exemplar único. Trata-se de uma rústica tribuna elevada sobre um banco em redor de uma mesa, feita em pedra. Neste espaço, as decisões comunitárias eram anunciadas à população. Por aqui, é possível ver as armas da antiga vila.
O pelourinho quinhentista em granito, uma construção bastante popular entre os locais, é rematado pela esfera armilar.
5 – Alvoco da Serra
Esta aldeia está presente no concelho de Seia. Esta é a povoação que está topograficamente mais próxima da famosa Torre da Serra da estrela, que é o ponto mais alto de Portugal Continental e que quase atinge os 2000 metros.
Contudo, Alvoco da Serra ergue-se a “apenas” 684 metros de altitude e está presente numa encosta soalheira. A altitude desta aldeia permite que se tenha acesso a vistas arrebatadoras. A paisagem local tem parte da ribeira de Alvoco. Durante o verão, este é um local particularmente procurado por visitantes e habitantes da aldeia.
Alvoco da Serra é uma aldeia que apresenta grande riqueza em tradições. Trata-se de um povoamento com origens muito antigas. As origens de Alvoco da Serra remontam ao período romano, pelo menos.
Esta aldeia está associada a outra curiosidade. Alvoco da Serra é uma das aldeias da Serra da Estrela onde a presença da comunidade judaica se fez sentir de forma determinante, sendo dos espaços mais antigos a contar com esta influência.
Esta aldeia coloca à disposição dos seus visitantes diversas possibilidades de percursos pedestres. Estes percursos podem fazer-nos partir à descoberta da serra pelo Vale Glaciário do Covão do Alvoco, um espaço onde as lendas e as histórias antigas são bastante valorizadas.
A Casa-Museu de Alvoco da Serra é uma das muitas atrações locais, destacando-se ainda a igreja matriz e as diversas capelas da freguesia, além de uma ponte romana.
6 – Cabeça
Cabeça é uma aldeia que pode ser encontrada em plena Serra da Estrela. Esta é uma aldeia com história. Cabeça está ligada aos cavaleiros das Esporas de Ouro. Cabeça foi tornada freguesia a 13 de janeiro de 1800.
Esta aldeia está presente no concelho de Seia. Cabeça é uma aldeia pitoresca. Um espaço mágico onde o xisto predomina. Este material está muito presente nas casas que compõem a paisagem. Estas habitações estão cercadas por elevações graníticas.
Cabeça apresenta-nos um património (cultural, arquitetónico e natural) riquíssimo. Esta aldeia tem várias atrações interessantes, onde se destaca a presença de duas igrejas que merecem uma visita nossa.
A igreja de São Romão e a Paroquial são atrações imperdíveis de Cabeça, havendo ainda duas capelas reconhecidas pela sua beleza: a capela Santo António e a capela Nossa Senhora da Nazaré, esta última datada de 1900.
A Aldeia Natal é outra atração que torna Cabeça num destino particularmente encantador. As ruas ficam particularmente belas durante estas festividades. São decoradas com materiais ecológicos e naturais (nomeadamente giestas, musgo, varas de videira). Além disso, as ruas ficam iluminadas com milhares de luzes leds.
Há até a curiosidade de Cabeça ter sido a primeira aldeia led de Portugal. A tradicional iluminação pública foi inteiramente substituída por luzes led.
7 – Lapa dos Dinheiros
Esta aldeia encontra-se presente num cabeço granítico. Está situada entre o rio Alva e a ribeira da Caniça. Lapa dos Dinheiros é uma aldeia com uma localização privilegiada que proporciona vistas deslumbrantes sobre o vale do Mondego. São vistas magníficas que se estendem pelo horizonte chegando até ao Caramulo e à Lousã.
A paisagem da Lapa dos Dinheiros é um motivo que justifica por si só uma visita. No entanto, há outras atrações. Todos os que visitam esta aldeia fazem questão de visitar o Buraco da Moura ou o Buraco do Sumo. Trata-se de uma zona onde a ribeira corre subterraneamente e passa por baixo de enormes blocos de granito. Entre as maiores atrações, também estão as pequenas cascatas da ribeira da Caniça.
No verão, são muitos os que passam os dias de calor na praia fluvial da Lapa dos Dinheiros, não conseguindo fugir da tentação do mergulho nas suas águas límpidas. No inverno, também não faltam razões para visitar esta aldeia.
A Rota das Caniças é reconhecida pelos peritos na matéria como uma das melhores experiências que se pode viver na região. Trata-se de um dos melhores trilhos da Serra da Estrela. O percurso matriz começa no largo da igreja local, seguindo o percurso na direção da ribeira da Caniça, passando ainda pelo Souto da Lapa. Neste local, poderá confirmar a beleza de um bosque de carvalhos e de castanheiros centenários.
Além disso, poderá encontrar diversas cascatas, com especial destaque para as quedas de água da Caniça. Além do Buraco do Sumo (já mencionado), há outra atração imperdível: a curiosa formação rochosa dos Cornos do Diabo…
8 – Videmonte
Videmonte é uma pequena aldeia de montanha situada no concelho da Guarda. Esta aldeia é a prova de que a Serra da Estrela continua a revelar pequenos recantos mágicos. Videmonte é uma aldeia quase secreta da Serra da Estrela. Um destino formidável, uma caixinha de surpresas. Esta é uma aldeia cheia de energia. Tem menos de 1000 habitantes. No entanto, as pessoas são acolhedoras. Videmonte é um destino repleto de tradição, com muitas atrações.
Há quem defenda que a melhor altura do ano para visitar esta aldeia é quando ocorre um evento anual que atrai muita gente a Videmonte, durante o Festival Pão Nosso. No entanto, qualquer data se revela boa, uma vez que há sempre muito para descobrir neste pequeno tesouro da Serra da Estrela. Videmonte é uma aldeia que encanta pelas suas tradições, pelos seus hábitos e pelos seus costumes.
Leia também:
- Como chegar ao Covão dos Conchos, o enigmático buraco na Serra da Estrela
- 14 estâncias de neve para ir de carro
- Nave da Mestra, um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela
Quer saber onde pode comer em Serra da Estrela?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Alkimya
Morada: Avenida Frei Heitor Pinto 1, Covilhã 6200-113 Portugal
Contactos: (+351) 275 334 174
Restaurante O Albertino
Morada: O Albertino Adro de Viriato 8, 6290-081 Folgosinho
Contactos: (+351) 238 745 266 / (+351) 962 674 201/ [email protected]
Mais informações, aqui.
Restaurante Margarida
Morada: Senhora do Desterro, São Romão, Portugal, 6270-277
Contactos: (+351) 238 321 136 / [email protected]
Lenda Viriato
Morada: Rua Santo Aleixo Nº 16 Rua Santo Aleixo 16, Detrás Da Igreja, Unhais da Serra 6215-696 Portugal
Contactos: (+351) 275 971 252
Restaurante Medieval
Morada: Estrada Nacional 339 – Penhas Da Saúde, Serra da Estrela 6200-073, Portugal
Contactos: (+351) 275 310 300
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Serra da Estrela?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels
Morada: Estrada Nacional 232 – Penhas Douradas, Manteigas, Portugal, 6260-200
Contactos: 275 249 730 / [email protected]
Hotel Madre De Água Hotel Rural
Morada: Estrada de Moimenta, Quinta da Caramuja – 6290 Gouveia
Localização GPS: 40°29’12.2″N, 7°36’44.4″W
Contactos: [email protected] / (+351) 238 493 113 | 966 240 264
Hotel Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
Morada: Quinta do Convento, 6230-045 Fundão
Contactos: (+351) 275 249 670 / [email protected]
Resort Aqua Village, Health Resort
Morada: Avenida Principal número 1, Caldas de São Paulo, 3400-521 Oliveira Do Hospital Coimbra Portugal
Contactos: +351 238 249 040 / [email protected]
Hotel Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels
Morada: Penhas Douradas, 6260-200, Manteigas, Portugal
Contactos: (+351) 275 981 045 / (+351) 963 384 026 / [email protected]