São destinos perfeitos para uma escapadinha. São aldeias para visitar perto de Braga que proporcionam experiências memoráveis!
Existem pequenas vilas e aldeias no nosso país que se revelam destinos turísticos formidáveis. Estes são locais que permitem uma experiência relaxante. São destinos perfeitos para quem pretende fugir da agitação das grandes cidades.
A tranquilidade de algumas aldeias, aliada a algumas atrações presentes nelas e nas proximidades, tornam estes locais muito procurados para escapadinhas ou para férias mais sossegadas.
Reunimos um conjunto de aldeias que se encontra relativamente perto da bela cidade de Braga. Estar a uma curta distância de uma grande cidade revela-se uma característica que agrega valor a estas aldeias.
Fique a conhecer alguns destinos rurais que são considerados ideais para uma escapadinha. Estes locais são criteriosamente selecionados, pois proporcionam experiências memoráveis!
Braga
Esta cidade é fascinante. Apesar de ser uma das cidades mais antigas de Portugal, tem mais de 2000 anos de história, Braga é uma cidade virada para os jovens. O espírito vibrante torna esta cidade particularmente atrativa para os jovens que escolhem esta cidade para estudar e para trabalhar.
Braga também tem um espírito religioso. É conhecida como cidade dos arcebispos e é uma das cidades cristãs mais antigas do mundo! É uma cidade cheia de vida, cosmopolita e multicultural, existindo grande agitação no seu quotidiano.
Por isso, convém encontrar momentos para descansar, para fugir a essa agitação que lhe é característica. Existem algumas aldeias (e pequenas vilas) perto desta cidade que permitem os momentos relaxantes que o corpo exige.
Todos os destinos apresentados nesta lista encontram-se a menos de uma hora de viagem.
8 belas e pitorescas aldeias para visitar perto de Braga
- Moimenta, Cabeceiras de Basto
- Urjal, Amares
- Mós, Fafe
- Aboim da Nóbrega
- Mixões Da Serra, Vila Verde
- Cutelo, Terras de Bouro
- Aldeia do Pontido
- Busteliberne, Cabeceiras De Basto
1 – Moimenta, Cabeceiras de Basto
Esta aldeia encontra-se no sopé da Serra do Gerês. Moimenta está situada num vale protegido das intempéries e da dureza da serra da Cabreira. Esta aldeia é reconhecida pela sua beleza.
Este é um local onde se destacam os socalcos, que foram construídos nas vertentes da serra. As vinhas ocupam a quase totalidade desse espaço. A maioria dos habitantes desta aldeia trabalha no setor primário, na agropecuária.
2 – Urjal, Amares
Urjal é uma aldeia serrana encantadora. Nesta aldeia, vivem poucas pessoas. O desenvolvimento e a qualidade de vida nas cidades levou a que muitas pessoas abandonassem a aldeia. O mesmo aconteceu noutras aldeias de norte a sul do país.
Esta aldeia encontra-se encaixada nas encostas da serra de Santa Isabel e do monte da Abadia. Urjal integra a freguesia de Seramil, concelho de Amares.
A aldeia de Urjal possui um núcleo histórico encantador. Alguns espigueiros sobressaem, mas a grande atração vai para o seu conjunto de casas rústicas, típicas do Minho. Algumas das casas encontradas na aldeia foram renovadas e encontram-se devidamente adaptadas aos novos tempos, pois foram preparadas para turismo rural.
Os moinhos de água são uma das atrações que se podem encontrar nesta aldeia singular. Visitar Urjal é uma decisão sensata. A tranquilidade que assegura e o contacto com a Natureza que promove tornam a experiência memorável.
3 – Mós, Fafe
Esta aldeia encontra-se presente em Aboim, Fafe. Existem várias razões que justificam uma visita a esta aldeia. Trata-se de uma povoação tradicional que se integra num cenário verdadeiramente maravilhoso.
A aldeia de Mós está presente num espaço privilegiado. A paisagem local é arrebatadora, de cortar a respiração. Uma estadia em Mós implica uma experiência tranquila e bucólica. Passear pelas redondezas permite encontrar os encantos das serras que estão à sua volta.
Esta povoação está inserida num cenário onde os prados verdejantes e os bosques de carvalhos reivindicam protagonismo na paisagem. A Casa de Fora ou a Casa de Domingues são dois espaços de turismo rural que permitem que se possa usufruir de toda a tranquilidade de Mós.
4 – Aboim da Nóbrega
Esta bela aldeia encontra-se no concelho de Vila Verde. Aboim da Nóbrega é uma aldeia encantadora, com história. Esta aldeia reúne algumas características que a tornam num destino particularmente interessante para uma escapadinha.
O património natural revela a sua grande riqueza. O cenário é absolutamente deslumbrante. Os amantes da Natureza podem explorar o Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega. Este ‘Parque Verde’ apresenta infraestruturas de topo a nível regional e nacional.
Neste local, existe capacidade para albergar cerca de uma centena de tendas de campismo. Há ainda uma dezena de alvéolos para auto-caravanas, destacando-se também os 2 nichos/bungalows T2 e as áreas de apoio correspondentes: lavadouro, recepção, habitação e zona de recreio.
5 – Mixões Da Serra, Vila Verde
Esta aldeia genuína revela-se uma experiência inigualável e irrepetível. Santo António de Mixões da Serra está presente no concelho de Vila Verde, mais precisamente na freguesia de Valdreu.
A aldeia apresenta o casario típico minhoto, feito em granito, revelando ainda elementos ligados às atividades tradicionais agrícolas. O casario da aldeia foi alvo de restauro, estando agora mais apresentável, podendo responder às necessidades dos novos tempos.
Entre os destaques da aldeia, além do casario, estão o pelourinho e os espigueiros. Noutros tempos, os espigueiros foram utilizados para secar e armazenar os cereais. A Igreja de Santo António de Mixões da Serra é outra atração que merece ser conhecida, até pela sua história. Subir a escadaria desta igreja permite aceder a um miradouro religioso, onde se destaca a imagem de Santo António.
Neste local, é possível contemplar os campos verdejantes onde se destaca a presença dos animais no pastoreio. A visão dos cavalos selvagens livres e soltos é uma visão que encantará todos os que estão presos a uma vida citadina.
6 – Cutelo, Terras de Bouro
Cutelo é uma aldeia típica que se encontra presente na União de freguesias de Cibões e Brufe. Esta aldeia encantadora apresenta-se encaixada na vertente da serra Amarela. Cutelo integra as Aldeias de Portugal.
O ambiente sereno desta aldeia tipicamente serrana revela-se uma experiência fantástica. Cutelo assegura um quotidiano maravilhoso, com diversas atrações encantadoras. Todos os que desejem passar umas horas tranquilas num contexto que conjuga tranquilidade com beleza natural encontrará em Cutelo as condições perfeitas para descansar.
Neste espaço, existe uma ligação perfeita entre o Homem e a Natureza. As gentes da terra respeitam o local onde se encontram. Cutelo merece ser descoberta.
As paisagens naturais são deslumbrantes. Além das casas em granito, Cutelo tem como grandes atrações a Capela de São Domingos e vários exemplares da arquitetura popular. Entre os grandes destaques estão os espigueiros, as eiras, as sequeiras e os moinhos de água.
7 – Aldeia do Pontido
Durante muito tempo, esta aldeia encontrou-se sem qualquer habitante. Após três décadas da partida do último habitante, esta aldeia apresentou uma nova alma, mantendo o seu corpo.
A Aldeia do Pontido ganhou nova vida, após ter sido alvo de uma reconstrução. Esta aldeia turística proporciona uma experiência única. A Aldeia do Pontido está presente nas margens do rio Vizela.
Atualmente, a aldeia encontra-se perfeitamente preparada para receber diversas pessoas. A esplanada que se encontra junto à margem do rio revela-se um dos espaços mais agradáveis, encontrando-se logo ao lado da ponte antiga em granito.
Além das casas que mantêm as características físicas de outros tempos, com um conteúdo moderno, há um restaurante. O moinho e o pisão são atrações da Aldeia do Pontido. Estes espaços foram recuperados e atualmente até podem ser visitados.
8 – Busteliberne, Cabeceiras De Basto
A aldeia tem um nome estranho. Contudo, apresenta uma beleza singular. Busteliberne está presente em plena Serra da Cabreira, mais precisamente na parte da freguesia de Cabeceiras de Basto (São Nicolau).
Esta singela aldeia encontra-se erguida a cerca de 800 metros. A origem desta aldeia reside na sua utilidade. Ela terá começado por servir como abrigo. Busteliberne começou por ser um conjunto de tradicionais abrigos de pastores. Posteriormente, foi evoluindo progressivamente até ficar como o aglomerado rural que hoje se conhece.
Busteliberne é uma aldeia tipicamente serrana. As suas casas tradicionais e os seus moinhos presentes em socalcos chegam a confundir-se com rochas. São as atrações mais emblemáticas da aldeia. Entre os produtos mais típicos da gastronomia local estão o mel e os enchidos.
Posto de Turismo de Braga
Morada: Avenida da Liberdade, nº1, 4710 – 305 Braga.
Coordenadas GPS: 41.550ºN – 8.422ºW.
Contactos: 253 262 550 / [email protected].
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta: das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Sábado, Domingo e Feriados: das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.