8 Azeites Portugueses conquistam medalhas de ouro em Nova Iorque. O azeite português e respetivos produtores estão de parabéns. Nova Iorque ficou rendida a este ouro líquido nacional, atribuindo aos produtos de origem portuguesa oito medalhas de ouro e oito medalhas de prata.
Além disso, estes azeites premiados passam a fazer parte do guia oficial das melhores marcas de azeite virgem extra do ano, em todo o mundo! Conheça os grandes vencedores e, se puder, não deixe de os provar.
8 Azeites Portugueses conquistam medalhas de ouro em Nova Iorque
Casa de Santo Amaro
A Casa de Santa Amaro foi premiada com ouro e prata. Os azeites Casa de Santo Amaro Premium e Grande Escolha receberam medalhas de ouro, enquanto o Casa de Santo Amaro Prestige ficou, e bem, pela medalha de prata.
Saiba mais sobre os azeites da Casa de Santo Amaro, aqui.
Monterosa
Os azeites algarvio de Moncarapacho também arrecadaram várias medalhas, a saber: duas de ouro, pelo Monterosa Picual e Monterosa Cobrança e duas de prata, pelo Monterosa Selection e Monterosa Maçanilha.
Saiba mais sobre os azeites da Monterosa, aqui.
Herdade do Esporão
Para o Alentejo, vieram três prémios, atribuídos ao Esporão Biológico Olival dos Arrifes, à Herdade do Esporão Cordovil e ao Herdade do Esporão Seleção.
Saiba mais sobre os azeites da Herdade do Esporão, aqui.
Bare Foods e Carm
Entre os distinguidos, estiveram ainda os azeites Bare Superior e o Carm Grande Escolha, ambos com medalhas de ouro.
Saiba mais sobre os azeites da Bare Foods e da Carm.
Merecem, igualmente referência os azeites Saloio, da Est Manuel da Silva Torrado & Cª; Vale da Arca Premium, da Herdade Vale da Arca; e Carm Premium, da Carm.
Os principais benefícios do azeite
Agora que já ficou a conhecer alguns dos melhores azeites portugueses e do mundo, tome nota dos principais benefícios deste ingrediente.
Contribui para o bem-estar
Estudos têm relacionado o consumo de azeite com o aumento da ligação do neurotransmissor serotonina aos recetores no cérebro. A serotonina contribui para o nosso bem-estar e estado de humor, prevenindo mesmo a depressão. Assim, o azeite pode ser um aliado importante, na nossa saúde física e mental.
Previne o Alzheimer
Desde 2013, que as investigações apontam para o facto de um consumo regular, mas moderado, de azeite poder ajudar a evitar esta doença, devido a propriedades suas que podem, com efeito, diminuir o risco de vir a sofrer desta patologia.
Evita o cancro da mama
Alguns compostos do azeite podem ajudar a estimular a morte celular tumoral e ainda proteger de danos no ADN.
Protege o coração e o sistema cardiovascular
A riqueza em antioxidantes faz do azeite uma gordura saudável e amiga do coração, se consumida cru e, preferencialmente virgem extra. Isto, porque este azeite tem compostos fenólicos concentrados que ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado o bom colesterol) e a reduzir os efeitos de oxidação dos lípidos e do colesterol LDL (considerado o mau colesterol).
Além disso, o azeite ainda baixa a tensão sanguínea e regula a expressão dos genes responsáveis pela aterosclerose.
Reduz o risco de AVC
Um estudo concluiu que os idosos que integravam azeite, de maneira regular e moderada, na sua dieta diária, conseguiam diminuir o risco de vir a sofrer de AVC (acidente vascular cerebral) em cerca de 41%!