7 palavras super difíceis da Língua Portuguesa
Palavras incomuns, complexas de escrever ou pronunciar e que guardam muitos significados. Conheça ou relembre 7 palavras super difíceis da Língua Portuguesa.
Comecemos pelo início: o que são, afinal, palavras difíceis? Certamente, que esta apreciação varia de pessoa para pessoa, tendo em conta o seu conhecimento da língua portuguesa.
Contudo, há palavras que podemos considerar transversalmente difíceis, tendo em conta que são pouco utilizadas, complexas de escrever ou pronunciar ou, ainda, possuidoras de diversos significados, dos quais muitas vezes apenas conhecemos um ou dois.
Para expandir o seu léxico e ficar a saber mais algumas curiosidades acerca da sua língua, espreite a lista seguinte e surpreenda os amigos com palavras difíceis e desconhecidas para muitos.
Beneplácito
Do latim beneplacitum, -i, este substantivo masculino é uma expressão de autorização ou consentimento. É sinónimo de anuência, aprazimento, aprovação ou aquiescência (outra palavra difícil e pouco usada).
Por exemplo, ela tomou aquela decisão com o beneplácito da família.
Cunctatório
Trata-se de um adjetivo de pronúncia completo e que qualifica algo vagaroso; que envolve delonga ou adiamento; contemporizador.
Por exemplo: Por norma, em Portugal, um processo na justiça é cunctatório.
Desasnado
Este é o particípio passado do verbo desasnar que quase funciona como uma espécie de trava línguas.
Como verbo transitivo pode significar dar instrução ou educação, ou seja, o mesmo que educar, ensinar, instruir; pode ainda referir-se ao ato de desenganar ou desiludir; corrigir erro de.
Já enquanto verbo pronominal, indica a aquisição de conhecimento, isto é, aprender, instruir-se.
Por exemplo: Após a explicação, ele ficou desasnado.
Filáucia
Este substantivo feminino tem origem no grego filautía. Refere-se ao respeito por si, amor-próprio; orgulho exagerado em si mesmo, presunção; caraterística de quem se gaba, bazófia.
Por exemplo: A filáucia daquele indivíduo não tem fim.
Odiento
Talvez não imaginasse que há um adjetivo para qualificar alguém cheio de ódio ou rancor. Odiento é essa palavra e, apesar de algo estranha, ela existe e pode ser utilizada sempre que se justificar.
Putrefacto
Este adjetivo advém do latim putrefactus, -a, -um e remete para o que está em estado de putrefação, decomposição. É um sinónimo, mais complexo e menos utilizado, de podre.
Quimera
Oriunda do grego Khímaira, -as, Quimera refere-se a um ser mitológico (khímaira, -as, cabra jovem). É um substantivo feminino difícil, pois guarda muitos significados.
Além de remeter para um ser mitológico, representado por um corpo híbrido entre leão, cabra e serpente ou dragão, indica muitas vezes algo que é imaginado; ilusão; fantasia; assim como pode querer dizer respeito a uma utopia.
Usa-se, também, este termo para falar de um conjunto heterogéneo que resulta da combinação de elementos diferentes, além de ser o nome de um peixe condropterígio.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
8 erros da Língua Portuguesa que arruínam a sua imagem
10 insultos da Língua Portuguesa para descomprimir
10 das línguas mais difíceis do mundo
_