Gostaria de visitar locais invulgares que sempre despertam a nossa curiosidade? O Centro do nosso país reserva surpresas incríveis que só estão acessíveis aos mais atentos, aos mais aventureiros. Existem locais insólitos que surpreendem os visitantes. São atrações que encantam pela singularidade. Há um pouco de tudo em caminhos menos percorridos.
No presente artigo do NCultura, iremos dar a conhecer alguns tesouros escondidos, locais insólitos onde se vivem experiências memoráveis. Os roteiros populares dão a conhecer algo que muitos conhecem. No entanto, há mais a conhecer além dos sítios tradicionais, lugares pouco explorados que asseguram experiências únicas que ficam para sempre na nossa memória.
7 locais invulgares para visitar no Centro de Portugal
1 – Castelo do Rei Wamba
Este castelo ergue-se numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, apresentando-se imponente sobre as Portas de Ródão. O Castelo do Rei Wamba reivindica protagonismo num local de beleza fascinante e com grande importância estratégica.
A sua origem remontará ao tempo da ocupação muçulmana. Provavelmente, estará relacionada com a doação do território da Açafa à Ordem do Templo, algo feito por D. Sancho I, em 1199, embora uma origem anterior também seja admitida.
2 – Torre de Centum Cellas
No passado, esta torre chegou a ser chamada de Torre de São Cornélio. A Torre Centum Cellas está presente na freguesia do Colmeal da Torre, situada no belo concelho de Belmonte. A Torre Centum Cellas é bastante alta. Tem 12 metros de altura e três pisos (inicialmente eram dois). Esta construção impõe-se num cenário mágico, num vale próximo da junção de uma ribeira com o rio Zêzere. A torre consiste num edifício romano que noutros tempos terá integrado uma vila romana.
3 – Foz d’Égua
Esta atração incomum está situada perto de Piódão, a cerca de 4 km. Foz D’Égua é uma aldeia típica encantadora e pitoresca que está localizada na encosta do Açor.
As tradicionais casas de xisto são bem complementadas por uma paisagem absolutamente deslumbrante. Neste lugar singular, vive-se algo indescritível. A beleza do cenário é digna de filme de Hollywood.
4 – Buracas do Casmilo
As Buracas do Casmilo encontram-se presentes na Serra do Sicó, perto de Condeixa-a-Nova. O património natural deste local é único e a sua riqueza é clara.
Visitar este espaço proporciona uma experiência fantástica. Vive-se uma aventura memorável. Por aqui, realizam-se várias atividades boas para os amantes da adrenalina, nomeadamente: escaladas, montanhismo e caminhadas.
5 – Portas de Ródão
A imagem que uma pessoa encontra neste lugar é verdadeiramente impressionante. O sucesso da beleza local faz com que Portas de Ródão se encontre com facilidade nas redes sociais ou em sites da área.
A garganta parece abraçar o Tejo, após o rio entrar no nosso país. As ravinas imponentes conseguem atingir os 45 metros de altura. Por isso, naturalmente contribuem para a criação de um cenário épico.
Este é um espaço de fantasia e magia. No entanto, é muito real. Neste lugar insólito, entre a Vila Velha de Ródão e Nisa, serve como local onde os grifos encontram um habitat especial, presente no meio do silêncio tão caraterístico de um local pouco visitado.
A experiência de subir ao topo da porta norte permite contemplar o Castelo do Rei Wamba, que já foi abordado neste artigo.
6 – Termas Águas Radium
Esta atração está presente na Sortelha, na Guarda. As termas foram um local de sucesso. Noutros tempos, as termas foram criadas para ser um local moderno. O Hotel Serra da Pena / Hotel Águas de Radium era um espaço que tinha grande ambição.
A monumentalidade do edifício impressiona. Este hotel apostava em alta tecnologia. Por isso, visaria tornar-se numa referência na Europa. No entanto, este espaço tinha água que apresentava um grau de radioatividade muito elevado.
A sua água engarrafada foi exportada para a Europa. O que se pensava ser uma espécie de milagre da medicina, exibindo um estatuto de panaceia, era afinal um “veneno”. O que era vendido como um remédio para todos os males, com a virtude de curar todas as doenças, afinal causava doenças.
Atualmente, há um projeto que visa tornar o local num hotel de luxo.
Também poderá gostar de ler:
- A aldeia encantada que torna o Douro mágico
- Ilustres personalidades da nossa História ligadas ao Douro
- Os encantos dos Passadiços do Côa no Douro
- Uma das aldeias mais pequenas e preciosas do Norte de Portugal
7 – Castelo do Adriano
Adriano dos Santos é o nome de alguém que está na origem de uma atração turística encantadora. Este habitante construiu o seu castelo, o “Castelo de Adriano”. Este edifício está localizado numa freguesia de Sernancelhe, no distrito de Viseu.
Esta construção tornou-se numa autêntica atração da região. O processo de edificar um castelo com as próprias mãos foi conseguido com a ajuda dos dois filhos de Adriano. O edifício ainda não se encontra concluído, mas já encanta muita gente.