Descubra quais foram as coisas que William e Harry herdaram da mãe! Esta era conhecida por Lady Di e fascinou o planeta pela sua generosidade, pela sua elegância e pelo seu trabalho solidário.
A princesa foi uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo. Uma mulher que se tornou num ícone, criando uma obra solidária que a levou a ser considerada a Princesa do Povo.
Além do legado enquanto humanitária, a Princesa que faleceu num trágico e polémico acidente também deixou uma importante herança aos seus filhos. Conheça algumas das coisas herdadas pelos príncipes.
Ver esta publicação no Instagram
7 coisas que William e Harry herdaram da mãe
1 – Relógio cartier
Tanto Harry, como William, tiveram a permissão de escolher uma “lembrança” entre as que se encontravam no Palácio de Kensington. Ora, o príncipe William optou pelo relógio Cartier Tank Francaise de ouro, objeto que o pai da princesa lhe oferecera.
Diana foi frequentemente fotografada com este relógio, depois do seu divórcio com o príncipe Carlos. Por isso, William pretendia algo que a sua mãe gostava que ele tivesse.
2 – Vestido de noiva
O vestido de noiva usado por Diana no seu casamento foi desenhado por David e Elizabeth Emanuel, sendo parte da propriedade que ficou em posse de William e Harry.
Este vestido, cuja cauda é a mais longa da história dos casamentos reais britânicos, foi passado aos seus filhos como parte do seu testamento. Contudo, tal só aconteceu após ambos completarem 30 anos de idade.
3 – Fundo Discricionário
Diana estabeleceu um “Fundo Discricionário” no seu testamento, fundo que beneficiaria ambos os filhos e as suas futuras famílias. O fundo contava com cem mil libras, além dos juros acumulados e da receita dos ativos do fundo.
Primeiro, estando o Príncipe William e o Príncipe Harry casados, tanto Kate Middleton, como Meghan Markle, podem aceitar e usar o dinheiro presente neste fundo.
4 – Joias e outros bens materiais
Lady Di redigiu um documento adicional, logo no dia seguinte à assinatura do seu testamento original. Nesse documento (denominado Carta de Desejos), Lady Di definia o que pretendia que fosse feito com as suas joias e outros bens materiais.
Ela solicitava na carta que 75% dos seus objetos pessoais, denominados como “bens móveis”, fossem distribuídos igualmente entre William e Harry. Ela declarou especificamente na carta que desejava que as esposas de ambos os filhos pudessem usar as suas joias. Contudo, os restantes 25% dos bens foram distribuídos pelos seus vários afilhados.
5 – Propriedade residencial
Diana solicitou que os seus bens restantes fossem divididos entre os seus filhos. Essa parte é definida como “propriedade residuary”. Contudo, a visão que Diana tinha para a sua herança não foi inteiramente respeitada, pois não se tornou realidade, tal como ela tinha imaginado.
A sua mãe e irmã procuraram e promulgaram uma variação do testamento original, poucos meses após a morte de Diana. Esse momento, que deu origem ao que ficou conhecido como “O Acordo”, culminou numa ordem de variação que levou ao adiar da data em que Harry e William herdariam a sua parte da propriedade.
Assim, eles só herdariam a soma total depois de completarem 30 anos de idade (embora ambos pudessem receber juros do fundo logo depois de completarem 25 anos). O Acordo também permitiu alterar a quantidade de bens que os 17 afilhados de Diana receberiam.
6 – Parte do seu património líquido
Estima-se que Diana, a Princesa de Gales, teria um património líquido de 21 milhões de libras, em agosto de 1997, à época da sua morte. O património líquido foi distribuído entre várias pessoas, tendo até o seu mordomo, Paul Burrell, recebido uma parte (tal como os seus diversos afilhados).
7 – Anel de noivado
Harry escolheu a deslumbrante safira azul de 12 quilates e o anel de diamante que o seu pai ofereceu a Diana, em 1981. Os irmãos concordaram que o primeiro a ficar noivo oferecia o anel à respetiva noiva.
Por isso, quando William pretendeu fazer o pedido a Kate Middleton, Harry deu o anel a William. Harry também prestou homenagem à sua mãe quando desenhou o anel de Meghan, pois os dois diamantes que se encontram na peça, vieram da coleção pessoal de Diana.
Descubra ainda 9 factos da Princesa Diana que provavelmente desconhece
1 – Desistência da escola
Tinha apenas 16 anos quando abandonou a escola. Depois de reprovar de nível por duas vezes, a jovem Diana desistiu da escola. Ainda longe de imaginar que seria princesa, Diana não resistiu à frustração sentida, às dificuldades vividas na escola e acabou por abandonar o colégio interno onde se encontrava.
Mais tarde, chegou a fazer a matrícula numa escola na Suíça, mas conheceu o príncipe Charles pouco depois e acabou por desistir de dar seguimento aos seus estudos.
2 – A sua irmã mais velha namorou primeiro com o Príncipe Charles
Pode parecer inacreditável, mas Sarah Spencer, irmã mais velha de Diana, namorou com Charles, antes do príncipe e a princesa Diana se conhecerem. A irmã apresentou-os, sendo que quando Diana conheceu Charles tinha apenas 16 anos, já Charles se encontrava perto dos 30 anos.
Charles, numa entrevista ao The Telegraph (em 1981), recordou o momento: “Lembro-me de pensar que Diana era uma jovem de 16 anos muito alegre, divertida e atraente”, tendo aprofundado, “Quero dizer, revelava-se muito divertida e animada, cheia de vida e tudo.”
3 – Diana encontrou-se com Charles apenas 13 vezes antes de se casar
A diferença de idades entre o príncipe Charles e Diana era grande (quase 13 anos). Mas o processo de namoro foi bem rápido. Entre os encontros, houve diversas conversas por telefone, que permitiram aproximar o casal, numa relação que protagonizou o “casamento do século”.
Leia também:
- Perceba por que Carlos não casou com Camila em primeiro lugar
- Entenda o que Meghan Markle mudou no príncipe Harry
- 20 Curiosidades do Príncipe William, o futuro rei
- Carlos e o romance com Barbra Streisand
4 – Diana tinha 20 anos quando se casou com Charles
Diana revelou-se bastante apaixonada por Charles, desde o início, revelando o seu encanto pelo príncipe, como muitas vezes é retratado nos contos infantis.
No documentário, Diana: Em Suas Próprias Palavras, aparece a reação da Princesa, revelando ter alguns receios: “No dia em que anunciámos o nosso noivado, tivemos uma entrevista horrível”. Depois, aprofundou: “E o ridículo [jornalista] disse: Está apaixonada?’
Eu pensei: ‘Que pergunta indelicada!’ Então, eu respondi: ‘Sim, claro que sim’, e Charles virou-se para ele e disse: ‘Tudo o que amor significa.’ Algo que me surpreendeu completamente. Pois pensei, ‘Que resposta estranha. Aquilo traumatizou-me.”
5 – O preço do anel
Foi através de um catálogo que Diana escolheu o seu anel de noivado. A obra escolhida foi um anel de safira e diamante que tinha sido desenhado pelo joalheiro Garrard, ou seja, a Princesa escolheu um anel que estaria acessível a todos, algo que ia contra a perspetiva da família real, habituada aos luxos exclusivos da realeza.
O anel foi estimado como tendo o valor de US $36.000. Contudo, hoje é uma obra de valor incalculável.
6 – O preço do vestido
O vestido de noiva da princesa Diana foi desenhado por David e Elizabeth Emanuel. Este casal, marido e mulher, fez um vestido icónico, com lantejoulas, com rendas, com 10.000 pérolas e, ainda, com uma encantadora cauda de 7,6 metros. O valor do vestido é de US$ 115.000.
7 – O apreço pelo nome dos filhos
No livro de Andrew Morton, “Diana: Her True Story”, a Princesa Diana revelou que foi ela quem escolheu os nomes dos filhos, William (Charles pretendia o nome de Arthur) e Henry (sim, o nome real de “Harry” é Henry e Charles pretendia que ele se chamasse Albert).
No entanto, os nomes escolhidos por Charles acabaram por ser usados, pois o nome completo do Príncipe William é William Arthur Philip Louis e o nome completo de Harry é Henry Charles Albert David.
8 – A batalha contra a depressão e a bulimia
Na mesma obra que foi aflorada anteriormente, no livro “Diana: Her True Story” (de Andrew Morton), a Princesa de Gales falou ainda sobre problemas delicados, a sua saúde mental e a sua luta contra a bulimia, problemas que surgiram como resultado de um casamento tóxico e do complicado relacionamento que mantinha com a imprensa.
9 – A localização do túmulo
O túmulo da princesa Diana encontra-se numa pequena ilha. A princesa do povo foi sepultada na Althorp House em Northampton, que se encontra na posse da família Spencer há mais de 500 anos.
O seu memorial encontra-se numa pequena e tranquila ilha, num espaço encantador onde os visitantes podem prestar as suas homenagens à “Princesa do Povo”.